Avatar do usuário
Por lelemoraes20
Tempo de Registro Quantidade de postagens
#103154
O filósofo brasileiro Raimundo Teixeira Mendes, em 1889, adaptou o tema positivista "Ordem e Progresso" não só para a Bandeira Nacional, mas também para a nação que, no contexto hodierno, enfrenta significativos estorvos para o seu desenvolvimento. Lamentavelmente, entre eles, A violência contra o idoso representa uma antítese à máxima do símbolo pátrio, uma vez que tal postura resulta na desordem e no retrocesso do desenvolvimento social. Esse lastimável panorama é calcado na inoperância estatal e tem como consequência crimes de intolerância contra tais pessoas.
De início, há de se constatar a débil ação do Poder Público enquanto mantenedora da problemática. acerca disso, o filósofo inglês Thomas Hobbes, em seu livro "Leviatã", defende a incumbência do Estado em proporcionar meios que auxiliem o progresso da coletividade. As autoridades, contudo, vão de encontro com a ideia de Hobbes, uma vez que possuem um papel inerte em relação à assistência aos idosos. Esse cenário decorre do fato de que, assim como pontuou o economista norte-americano Murray Rothbard, uma parcela dos representantes governamentais, ao se orientar por um viés individualista e visar a um retorno imediato de capital político, negligencia a conservação de direitos sociais indispensáveis, como o auxílio aos mais velhos para realização de funções básicas. Logo, é notório que a omissão do Estado perpetua a violência e exploração dos senis no Brasil.
Por conseguinte, engendra-se a intolerância expressa maus tratos, abandono e violências física e psicológica. Posto isso, de acordo com o IBGE, o problema citado leva mais de 10 mil idosos a óbito por ano. Diante de tal exposto, é evidente que a vulnerabilidade de tais indivíduos acarreta em diversos tipos de exploração, como a de bens financeiros, e não só isso, pois segundo os dados analisados, podem ter consequências drásticas. Portanto, é inadmissível que esse cenário continue a perdurar.
Depreende-se, portanto, que é mister a atuação governamental na erradicação da violência contra idosos. Assim, a fim de garantir que seus direitos sejam exercidos, cabe ao Poder Executivo Federal, mais especificamente ao Ministério da mulher, da família e dos direitos humanos, ampliar a fiscalização de lares e disponibilizar assistência a esses com carência de recursos. Tal ação deverá ocorrer por meio da movimentação dos órgãos de defesa e conscientização das famílias. Somente assim, com a conjuntura de tais ações, os brasileiros verão o progresso referido na Bandeira Nacional Brasileira como uma realidade.
Competência 1

Demonstrar domínio da norma da língua escrita.

Sua nota nessa competência foi: Redação ainda não pontuada

Competência 2

Compreender a proposta de redação e aplicar conceitos das várias áreas de conhecimento para desenvolver o tema, dentro dos limites estruturais do texto dissertativo-argumentativo.

Sua nota nessa competência foi: Redação ainda não pontuada

Competência 3

Selecionar, relacionar, organizar e interpretar informações, fatos, opiniões e argumentos em defesa de um ponto de vista.

Sua nota nessa competência foi: Redação ainda não pontuada

Competência 4

Demonstrar conhecimento dos mecanismos linguísticos necessários para a construção da argumentação.

Sua nota nessa competência foi: Redação ainda não pontuada

Competência 5

Elaborar proposta de intervenção para o problema abordado, respeitando os direitos humanos.

Sua nota nessa competência foi: Redação ainda não pontuada

Similar Topics
Tópicos Estatísticas Última mensagem
0 Respostas 
90 Exibições
por Steffresende
0 Respostas 
97 Exibições
por Veniciux
0 Respostas 
129 Exibições
por OXS
2 Respostas 
364 Exibições
por Mylike
3 Respostas 
169 Exibições
por Kethyllyn
0 Respostas 
62 Exibições
por Junia41
0 Respostas 
63 Exibições
por JoseGomes
0 Respostas 
67 Exibições
por alicepires
1 Respostas 
75 Exibições
por AnaGrasiele
1 Respostas 
75 Exibições
por Clara5431

@Triny206 @Amandx193 @Flicker2307 @Felipe082 Eaiii[…]

Bancos na era digital

na atualidade o setor bancário, tem passado[…]

Conforme o estatuto da pessoa com deficiênci[…]

Corrija seu texto agora mesmo, é de GRAÇA!

Novo aplicativo de correção gratuita para redação ENEM