Avatar do usuário
Por Pedro1306
Tempo de Registro Quantidade de postagens
#102921
A constituição Federal de 1988 assegura aos cidadão o respeito àqueles direitos individuais e coletivos mais importantes, com a saúde, segurança, moradia e alimentação. Entretanto, apesar disso, muitos idosos brasileiros e brasileiras se veem privados de tais seguranças pelas circunstâncias do meio em que vivem, em especial, à mercê de um tratamento inadequado por parte dos familiares e demais convivas. Logo, a seguinte problemática se reforça pela ausência de conhecimento para tratar da pessoa anciã e ineficiência das politicas públicas de segurança.

Em primeira análise, é necessário ver que a sociedade capitalista com a propagação do utilitarismo nas relações humanas fomenta o abandono e propicia situações de agressão aos mais vulneráveis. Acerta de tal perspectiva, o Papa Francisco, no seu livro Laudato Sí, traz à tona a cultura do descarte como consequência do pensar o contato entre pessoas a partir de noções de comércio: aquelas pessoas que não produzem ou são tidas como incapazes para tal, devem ser descartadas e mantidas na marginalização social. Dessa maneira, semelhante ideologia se concretiza nas formas como os familiares se posicionam no cuidado com os longevos, sem a preocupação de lhes garantir ambientes, alimentação e tratamento adequado pelo fato de os enxergarem como um estorvo na convivência.

Em uma segunda análise, há a ineficiência do aparato governamental e jurídico para a execução de ações que visibilizem a atenuação das situações de violência contra os vetustos cidadãos. Nesse sentido, o Filósofo Aristóteles afirma que a ética e a politica são as maiores ciências dentro em uma Pólis, pois, ambas se destinam ao bem estar dos habitantes e a execução da justiça. No entanto, apesar do Estatuto do Idoso prever autuações com relação às praticas hostis, em muitos casos, as penalizações não ultrapassam a mera verbalização ou, ainda, os agredidos se veem recolocados sob o mesmo teto que os agressores.

Portanto, depreende-se que medidas precisam ser tomadas para a atenuação de tal complexidade. É necessário que o Governo Federal, por meio do ministério da Justiça, amplie a fiscalização para o cumprimento das leis referentes à defesa dos Idosos, bem como deem maior visibilidade, por meio de campanhas publicitária, aos órgãos de denúncia para a violência anciã. Outrossim, se faz preciso que as instituições sociais trabalhem a perspectiva do cuidado para o bem viver dos senhores e senhoras, a fim de que, a cultura do Descarte que o Papa Francisco denuncia seja enfraquecida e, consequentemente, superada.
Competência 1

Demonstrar domínio da norma da língua escrita.

Sua nota nessa competência foi: Redação ainda não pontuada

Competência 2

Compreender a proposta de redação e aplicar conceitos das várias áreas de conhecimento para desenvolver o tema, dentro dos limites estruturais do texto dissertativo-argumentativo.

Sua nota nessa competência foi: Redação ainda não pontuada

Competência 3

Selecionar, relacionar, organizar e interpretar informações, fatos, opiniões e argumentos em defesa de um ponto de vista.

Sua nota nessa competência foi: Redação ainda não pontuada

Competência 4

Demonstrar conhecimento dos mecanismos linguísticos necessários para a construção da argumentação.

Sua nota nessa competência foi: Redação ainda não pontuada

Competência 5

Elaborar proposta de intervenção para o problema abordado, respeitando os direitos humanos.

Sua nota nessa competência foi: Redação ainda não pontuada

Similar Topics
Tópicos Estatísticas Última mensagem
0 Respostas 
97 Exibições
por Veniciux
0 Respostas 
129 Exibições
por OXS
2 Respostas 
364 Exibições
por Mylike
3 Respostas 
169 Exibições
por Kethyllyn
0 Respostas 
62 Exibições
por Junia41
0 Respostas 
63 Exibições
por JoseGomes
0 Respostas 
67 Exibições
por alicepires
1 Respostas 
76 Exibições
por AnaGrasiele
1 Respostas 
75 Exibições
por Clara5431
0 Respostas 
32 Exibições
por Jlevis

Segundo o Art.205 da Constituição Fe[…]

Zenebra vc poderia corrigir minha redaç&[…]

:D Olá, poderia de fazer um sugestã[…]

Segundo a Constituição Federal do Br[…]

Corrija seu texto agora mesmo, é de GRAÇA!

Novo aplicativo de correção gratuita para redação ENEM