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Por juliacamilly
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#101507
Em 2022, uma idosa de 71 anos foi agredida pelo próprio filho, em poço de caldas. A vítima contou que tinha uma medida protetiva contra ele, porém, isso não impediu as ameaças e agressões. Nesse contexto, é notório o aumento de casos de violência contra as pessoas idosas no Brasil. Sob esse viés, é importante analisar a impunidade do agressor perante a fragilidade da vítima e como a falta de políticas públicas pode agravar essa situação.

Em primeira análise, é importante entender que a violência contra a pessoa idosa não se trata apenas de agressão física, nesse contexto temos os abusos sexuais, abandono, negligência, autonegligência, inclusive o abuso psicológico, que é o tipo de violência mais frequente. De acordo com o IBGE, a população idosa irá compor cerca de 29% de toda a população, um número muito elevado em comparação com a pouca assistência que é dada para essas pessoas.

Em segundo lugar, ressalta-se que, no Brasil, há um grande índice de impunidade perante os crimes cometidos, já que a lei pode ser benevolente em alguns casos, o que acaba se tornando uma problemática para as vítimas. Além disso, entre os anos de 2019 e 2020, houve um aumento significante de chamadas para denunciar algum tipo de violência ou maus tratos, e até o primeiro semestre de 2021 foram registradas mais de 31 mil denúncias, onde a maioria deles ficaram impunes. Assim, os idosos tem a sua vida dificultada devido a falta de cumprimentos dos seus direitos e a impunidade dos agressores.

Em suma, urge a necessidade de medidas que visem minimizar essa problemática. É papel do Governo Federal em consonância com o poder legislativo, para que haja a criação de leis mais severas aos agressores, com mais tempo recluso e afastados das vítimas e da sociedade, e que os idosos tenham mais auxílio e assistência dos órgãos federais. Assim pode-se observar uma minimização dessa problemática possivelmente. Dessa forma, casos como o da idosa de Poço de Caldas, não possam se repitam no cotidiano da sociedade brasileira.
Competência 1

Demonstrar domínio da norma da língua escrita.

Sua nota nessa competência foi: 160

Você atingiu aproximadamente 80% da pontuação prevista para a Competência 1, atendendo aos critérios definidos a seguir. O participante demonstra bom domínio da modalidade escrita formal da língua portuguesa e de escolha de registro, com poucos desvios gramaticais e de convenções da escrita, ou seja, apresenta um texto com boa estrutura sintática, com poucos desvios de pontuação, de grafia e de emprego do registro exigido.

Competência 2

Compreender a proposta de redação e aplicar conceitos das várias áreas de conhecimento para desenvolver o tema, dentro dos limites estruturais do texto dissertativo-argumentativo.

Sua nota nessa competência foi: 160

Você atingiu aproximadamente 80% da pontuação prevista para a Competência 2, atendendo aos critérios definidos a seguir. O participante desenvolve o tema por meio de argumentação consistente e apresenta bom domínio do texto dissertativo-argumentativo, com proposição, argumentação e conclusão. Embora ainda possa apresentar alguns problemas no desenvolvimento das ideias, o tema, em seu texto, é bem desenvolvido, com indícios de autoria e certa distância do senso comum demonstrando bom domínio do tipo textual exigido.

Competência 3

Selecionar, relacionar, organizar e interpretar informações, fatos, opiniões e argumentos em defesa de um ponto de vista.

Sua nota nessa competência foi: 120

Você atingiu aproximadamente 60% da pontuação prevista para a Competência 3, atendendo aos critérios definidos a seguir. Em defesa de um ponto de vista, o texto apresenta informações, fatos e opiniões relacionados ao tema, mas limitados aos argumentos dos textos motivadores e pouco organizados, ou seja, os argumentos estão pouco articulados, além de relacionados de forma pouco consistente ao ponto de vista defendido.

Competência 4

Demonstrar conhecimento dos mecanismos linguísticos necessários para a construção da argumentação.

Sua nota nessa competência foi: 120

Você atingiu aproximadamente 60% da pontuação prevista para a Competência 4, atendendo aos critérios definidos a seguir. O participante articula de forma mediana as partes do texto com inadequações ou alguns desvios e apresenta repertório pouco diversificado de recursos coesivos.

Competência 5

Elaborar proposta de intervenção para o problema abordado, respeitando os direitos humanos.

Sua nota nessa competência foi: 120

Você atingiu aproximadamente 60% da pontuação prevista para a Competência 5, atendendo aos critérios definidos a seguir. O participante elabora, de forma mediana, pouco consistente, proposta de intervenção relacionada ao tema e articulada à discussão desenvolvida no texto.

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Por juliacamilly
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#101584
@lhersilvaas boa tarde, tudo bom?
Você poderia corrigir minha redação, e se puder me indicar os erros?
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Por lhersilvaas
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#101610
Os desenvolvimentos estão bons, porém ainda precisam ser melhorados, você pode fazer isso apontando algumas consequências que o problema traz.
A conclusão tem uma boa proposta para solução mas ficou um pouco vaga, você pode melhorar colocando de onde os órgãos responsáveis irão tirar verbas e como vão atuar para mitigar o problema.
E a escrita só alguns pequenos erros que ao refazer, você percebe.
0
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Por juliacamilly
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#101615
@lhersilvaas, muito obrigado pelo retorno e pelas dicas, com certeza vou usar nas próximas redações, muito obrigado mesmo💖
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Por lhersilvaas
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#101623
Acho bom você tentar uma correção com outras pessoas, pra você ir aprimorando cada vez mais. Lembrando que corrigi de acordo com minhas experiências, então não sou um profissional em correções mas tento ajudar.
Fico feliz em ter te ajudado 👏👏👏
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