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Por Weliton
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#101388
Na obra "O espírito das Leis", Montesquieu enfatizou ser preciso analisar as relações sociais existentes em um povo para, assim, aplicar as leis e abonar o progresso coletivo. No entanto, ao observar a violência contra a pessoa idosa no Brasil, certifica-se de que a teoria do filósofo diverge da realidade contemporânea, haja vista a persistência do grande número de pessoas não reconhecida pelo o Estado. Desse modo, para mediar a problemática, o fator grupal e o quesito estatal serão discutidos.
Diante desse cenário, é importante considerar, antes de tudo, o fator grupal. De acordo com o pensador Jurgen Habermas, a razão comunicativa - ou seja, o diálogo - constitui etapa fundamental do desenvolvimento social. Nesse ínterim, a falta de estímulo ao debate a respeito do grande índice de idosos sendo violentados, tanto fisicamente quanto psicologicamente é crucial, todavia, coíbe o poder transformador da deliberação e, consequentemente, ocasiona a falta de pensamento crítico no cidadão, que por esse motivo não consegue enxergar as consequências da violência e aceita o ato porque considera algo impossível de ser revertido. Dessarte, discorrer criticamente sobre a problemática, pois, é o primeiro passo para a consolidação do progresso sociocultural habermaseano.
Além disso, merece destaque o quesito estatal. Essa conjuntura, de acordo com as ideias do contratualista John Locke, configura-se uma violação do “contrato social”, já que o Estado não cumpre sua função de garantir que tais cidadãos gozem de direitos imprescindíveis (como direito à segurança de qualidade) para a manutenção da igualdade entre os membros da sociedade, o que expõe os idosos a uma condição de ainda maior exclusão e desrespeito. Dessa forma, autoridades competentes devem tomar atitudes com o fito de dirimir o revés.
Portanto, entende-se a temática como sendo um obstáculo intrínseco de raízes culturais e legislativas. Para isso, é preciso que o Estado brasileiro promova melhorias no Ministério Público. Nessa óptica, a sociedade civil precisa organizar manifestações coletivas e públicas contra à violência que os idosos sofrem de seus próprios familiares. Essa ação pode ser realizada com a divulgação das pautas do movimento e a indicação do horário e dos locais de concentração, tudo publicado e compartilhado em redes sociais, pois, são plataformas de amplo alcance nacional. Desse modo, com a deliberação de Habermas e a justiça de Rousseau, a sociedade terá seu papel social concretizado, como enfatizou Montesquieu.
Competência 1

Demonstrar domínio da norma da língua escrita.

Sua nota nessa competência foi: 160

Você atingiu aproximadamente 80% da pontuação prevista para a Competência 1, atendendo aos critérios definidos a seguir. O participante demonstra bom domínio da modalidade escrita formal da língua portuguesa e de escolha de registro, com poucos desvios gramaticais e de convenções da escrita, ou seja, apresenta um texto com boa estrutura sintática, com poucos desvios de pontuação, de grafia e de emprego do registro exigido.

Competência 2

Compreender a proposta de redação e aplicar conceitos das várias áreas de conhecimento para desenvolver o tema, dentro dos limites estruturais do texto dissertativo-argumentativo.

Sua nota nessa competência foi: 200

Você atingiu aproximadamente 100% da pontuação prevista para a Competência 2, atendendo aos critérios definidos a seguir. O participante desenvolve o tema por meio de argumentação consistente, a partir de um repertório sociocultural produtivo e apresenta excelente domínio do texto dissertativo-argumentativo, ou seja, em seu texto, o tema é desenvolvido de modo consistente e autoral, por meio do acesso a outras áreas do conhecimento, com progressão fluente e articulada ao projeto do texto.

Competência 3

Selecionar, relacionar, organizar e interpretar informações, fatos, opiniões e argumentos em defesa de um ponto de vista.

Sua nota nessa competência foi: 160

Você atingiu aproximadamente 80% da pontuação prevista para a Competência 3, atendendo aos critérios definidos a seguir. Em defesa de um ponto de vista, o texto apresenta informações, fatos e opiniões relacionados ao tema, de forma organizada, com indícios de autoria, ou seja, os argumentos, embora ainda possam ser previsíveis, estão organizados e relacionados de forma consistente ao ponto de vista defendido e ao tema proposto, e há indícios de autoria.

Competência 4

Demonstrar conhecimento dos mecanismos linguísticos necessários para a construção da argumentação.

Sua nota nessa competência foi: 200

Você atingiu aproximadamente 100% da pontuação prevista para a Competência 4, atendendo aos critérios definidos a seguir. O participante articula bem as ideias, os argumentos, as partes do texto e apresenta repertório diversificado de recursos coesivos, sem inadequações.

Competência 5

Elaborar proposta de intervenção para o problema abordado, respeitando os direitos humanos.

Sua nota nessa competência foi: 200

Você atingiu aproximadamente 100% da pontuação prevista para a Competência 5, atendendo aos critérios definidos a seguir. O participante elabora excelente proposta de intervenção, detalhada, relacionada ao tema e articulada à discussão desenvolvida no texto. Trata-se de redação cuja proposta de intervenção seja muito bem elaborada, relacionada ao tema, decorrente da discussão desenvolvida no texto, abrangente e bem detalhada.

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Por Weliton
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#101389
@Iguinho17 poderia corrigir e especificar aonde devo melhorar ou acrescentar, por favor? Desde já, agradeço! 💙
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