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Por Weliton
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#101336
Na obra "O espírito das Leis", Montesquieu enfatizou ser preciso analisar as relações sociais existentes em um povo para, assim, aplicar as leis e abonar o progresso coletivo. No entanto, ao observar a violência contra a pessoa idosa no Brasil, certifica-se de que a teoria do filósofo diverge da realidade contemporânea, haja vista a persistência do grande número de pessoas não reconhecida pelo o Estado. Desse modo, para mediar a problemática, o fator grupal e o quesito estatal serão discutidos.
Diante desse cenário, é importante considerar, antes de tudo, o fator grupal. De acordo com o pensador Jurgen Habermas, a razão comunicativa - ou seja, o diálogo - constitui etapa fundamental do desenvolvimento social. Nesse ínterim, a falta de estímulo ao debate a respeito do grande índice de idosos sendo violentados, tanto fisicamente quanto psicologicamente é crucial, todavia, coíbe o poder transformador da deliberação e, consequentemente, ocasiona a falta de pensamento crítico no cidadão, que por esse motivo não consegue enxergar as consequências da violência e aceita o ato porque considera algo impossível de ser revertido. Dessarte, discorrer criticamente sobre a problemática, pois, é o primeiro passo para a consolidação do progresso sociocultural habermaseano.
Além disso, merece destaque o quesito estatal. De acordo com John Locke, por meio do Contrato Social, o Estado deve garantir o bem-estar grupal. Além disso, a violência contra a pessoa idosa no Brasil contrasta a concepção na medida em que embora o Governo forneça o acesso às diretrizes da Constituição Federal, o que se observa na prática é que esse entrave continua a perdurar, tanto pela falta de auxílio quanto pela viabilização de anúncios direcionados ao grande aumento de denúncias de idosos por sofrer violência de seus próprios familiares. Dessa forma, autoridades competentes devem tomar atitudes com o fito de dirimir o revés.
Portanto, entende-se a temática como sendo um obstáculo intrínseco de raízes culturais e legislativas. Para isso, é preciso que o Estado brasileiro promova melhorias no Ministério Público. Nessa óptica, a sociedade civil precisa organizar manifestações coletivas e públicas contra à violência que os idosos sofrem de seus próprios familiares. Essa ação pode ser realizada com a divulgação das pautas do movimento e a indicação do horário e dos locais de concentração, tudo publicado e compartilhado em redes sociais, pois, são plataformas de amplo alcance nacional. Desse modo, com a deliberação de Habermas e a justiça de Rousseau, a sociedade terá seu papel social concretizado, como enfatizou Montesquieu.
Competência 1

Demonstrar domínio da norma da língua escrita.

Sua nota nessa competência foi: 160

Você atingiu aproximadamente 80% da pontuação prevista para a Competência 1, atendendo aos critérios definidos a seguir. O participante demonstra bom domínio da modalidade escrita formal da língua portuguesa e de escolha de registro, com poucos desvios gramaticais e de convenções da escrita, ou seja, apresenta um texto com boa estrutura sintática, com poucos desvios de pontuação, de grafia e de emprego do registro exigido.

Competência 2

Compreender a proposta de redação e aplicar conceitos das várias áreas de conhecimento para desenvolver o tema, dentro dos limites estruturais do texto dissertativo-argumentativo.

Sua nota nessa competência foi: 200

Você atingiu aproximadamente 100% da pontuação prevista para a Competência 2, atendendo aos critérios definidos a seguir. O participante desenvolve o tema por meio de argumentação consistente, a partir de um repertório sociocultural produtivo e apresenta excelente domínio do texto dissertativo-argumentativo, ou seja, em seu texto, o tema é desenvolvido de modo consistente e autoral, por meio do acesso a outras áreas do conhecimento, com progressão fluente e articulada ao projeto do texto.

Competência 3

Selecionar, relacionar, organizar e interpretar informações, fatos, opiniões e argumentos em defesa de um ponto de vista.

Sua nota nessa competência foi: 160

Você atingiu aproximadamente 80% da pontuação prevista para a Competência 3, atendendo aos critérios definidos a seguir. Em defesa de um ponto de vista, o texto apresenta informações, fatos e opiniões relacionados ao tema, de forma organizada, com indícios de autoria, ou seja, os argumentos, embora ainda possam ser previsíveis, estão organizados e relacionados de forma consistente ao ponto de vista defendido e ao tema proposto, e há indícios de autoria.

Competência 4

Demonstrar conhecimento dos mecanismos linguísticos necessários para a construção da argumentação.

Sua nota nessa competência foi: 200

Você atingiu aproximadamente 100% da pontuação prevista para a Competência 4, atendendo aos critérios definidos a seguir. O participante articula bem as ideias, os argumentos, as partes do texto e apresenta repertório diversificado de recursos coesivos, sem inadequações.

Competência 5

Elaborar proposta de intervenção para o problema abordado, respeitando os direitos humanos.

Sua nota nessa competência foi: 200

Você atingiu aproximadamente 100% da pontuação prevista para a Competência 5, atendendo aos critérios definidos a seguir. O participante elabora excelente proposta de intervenção, detalhada, relacionada ao tema e articulada à discussão desenvolvida no texto. Trata-se de redação cuja proposta de intervenção seja muito bem elaborada, relacionada ao tema, decorrente da discussão desenvolvida no texto, abrangente e bem detalhada.

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Por Iguinho17
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#101345
C1. Bom domínio linguístico. Poucos desvios 180
C2. 200
C3. Você seleciona e debate as ideias, traz muitos filósofos, mas a sua argumentação ainda é superficial 160
C4. 200
C5. 200

Nota 940

Dicas. No desenvolvimento tente aprofundar no tema.
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