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Por luasantos
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A violência contra a pessoa idosa no Brasil

João Paulo II diz que “A violência destrói o que ela pretende defender: a dignidade da vida, a liberdade do ser humano”. No entanto, não é possível verificar uma reação interventiva na violência contra os idosos, que é recorrente no Brasil. Então, deve-se traçar estratégias a partir de atuação nas causas do problema: a má influência midiática e o receio de denunciar.
Dessa forma, em primeira análise, a má influência midiática é um dos desafios presentes no problema. Afrânio Peixoto defende que “A injustiça é a mãe da violência”. Tal perspectiva aponta para a responsabilidade individual de mudar o pensamento coletivo sobre a violência contra os mais velhos, visto que isto ocorre em todos os lugares, seja na mídia em novelas ou filmes, seja em sua própria casa.
Além disso, o receio de denunciar é um entrave no que tange ao problema. Muitas pessoas sabem sobre situações de desrespeito e violência contra pessoas idosas, no entanto, o receio de denunciar está fixo na cabeça da sociedade, que prefere ser omissa.
Portanto, é indispensável intervir sobre o problema. Para isso, a mídia de massa deve criar um programa, por meio de entrevistas com especialistas em idosos, a fim de atualizar a influência midiática sobre a violência contra os mais velhos. Tal ação pode, ainda, ser divulgada por grandes perfis no Instagram para atingir mais pessoas. Paralelamente, é preciso intervir sobre o receio de denunciar. Dessa forma, será possível lidar da melhor maneira com essas situações e os idosos poderão ter dignidade e liberdade como defende Papa João Paulo II.
Competência 1

Demonstrar domínio da norma da língua escrita.

Sua nota nessa competência foi: Redação ainda não pontuada

Competência 2

Compreender a proposta de redação e aplicar conceitos das várias áreas de conhecimento para desenvolver o tema, dentro dos limites estruturais do texto dissertativo-argumentativo.

Sua nota nessa competência foi: Redação ainda não pontuada

Competência 3

Selecionar, relacionar, organizar e interpretar informações, fatos, opiniões e argumentos em defesa de um ponto de vista.

Sua nota nessa competência foi: Redação ainda não pontuada

Competência 4

Demonstrar conhecimento dos mecanismos linguísticos necessários para a construção da argumentação.

Sua nota nessa competência foi: Redação ainda não pontuada

Competência 5

Elaborar proposta de intervenção para o problema abordado, respeitando os direitos humanos.

Sua nota nessa competência foi: Redação ainda não pontuada

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