Avatar do usuário
Por Jos123
Tempo de Registro Quantidade de postagens
#101082
No 2 º artigo do Estatuto do Idoso, documento mais importante na garantia de prerrogativas a pessoas acima de 60 anos, prevê, primeiramente, a asseguração dos direitos inalienáveis à pessoa humana aos idosos, como também ratifica a garantia da integridade física e psicológica dos mesmos. Contudo, tal prerrogativa não tem se reverberado com ênfase na conjuntura brasileira contemporânea, já que inúmeros idosos são vítimas de abusos recorrentes tanto psicológicos quanto físicos. Nesse viés, cabe destacar as principais causas desse revés sendo: o receio de denunciar e a impunidade.

Dessa forma, em primeira instância, é fulcral pontuar que o temor à denúncia corrobora para o agravamento da problemática em questão. Sob essa lógica, o imperativo categórico, de Kant, preconiza que o indivíduo deve agir apenas segundo a máxima que gostaria de ver transformada em lei universal. Contudo, no que tange à questão da denúncia casos de violência contra idosos há uma lacuna no dever moral quanto ao exercício da denúncia, uma vez que vizinhos, amigos e parentes próximos são omissos quanto a esse dever basilar. Nesse contexto, verifica-se como principal causa dessa indiligência, o desinteresse em se envolver na situação e ter sua identidade revelada ao agressor, gerando implicações ao próprio delator. Por conseguinte, os idosos permanecem sofrendo abusos físicos e psicológicos se encontrando em situação de vulnerabilidade. Assim, faz-se necessária a adoção da prática da denúncia, concordante aos princípios de Kant.

Outrossim, a impunidade ajuda a tonificar o óbice em questão. Nessa perspectiva, Martin Luther King afirma que “ a injustiça num lugar qualquer é uma ameaça à justiça em todo o lugar “. Desse modo, tem-se como consequência a generalização da injustiça e a prevalência do sentimento de insegurança coletiva no que tange ao abuso contra os idosos. Desse modo, a ausência de medidas punitivas mais severas acaba por estimular a prática do crime, visto que os criminosos não se sentem ameaçados pelas sanções que estarão submetidos e levados por essa leniência punitiva cometem diversas dessas agressões. Os idosos, então, se tornam vítimas fáceis e recorrentes das agressões. Logo, é imprescindível a ação do Governo para a dissolução dessa injustiça e a adequação ao pensamento célebre do célebre ativista social.

Dessarte, é imperiosa a ação do Estado para amenizar os efeitos desse problema. Para esse fim, é necessário que o Ministério da Justiça e o Ministério da Saúde, juntos, realizem duplamente ações de punição e de atendimento psicológico aos agressores e às vítimas. Enquanto este se daria em postos de saúde por meio de acompanhamento de um profissional em pós trauma, aquele aconteceria por meio da agilização de processos já abertos, a fim de reverter o cenário de impunidade observado quanto a violência contra idosos no Brasil. Feito tais medidas, o baluarte da garantia dos direitos civis a pessoa idosa: o estatuto do idoso, poderá ser cumprido com primazia.
Competência 1

Demonstrar domínio da norma da língua escrita.

Sua nota nessa competência foi: Redação ainda não pontuada

Competência 2

Compreender a proposta de redação e aplicar conceitos das várias áreas de conhecimento para desenvolver o tema, dentro dos limites estruturais do texto dissertativo-argumentativo.

Sua nota nessa competência foi: Redação ainda não pontuada

Competência 3

Selecionar, relacionar, organizar e interpretar informações, fatos, opiniões e argumentos em defesa de um ponto de vista.

Sua nota nessa competência foi: Redação ainda não pontuada

Competência 4

Demonstrar conhecimento dos mecanismos linguísticos necessários para a construção da argumentação.

Sua nota nessa competência foi: Redação ainda não pontuada

Competência 5

Elaborar proposta de intervenção para o problema abordado, respeitando os direitos humanos.

Sua nota nessa competência foi: Redação ainda não pontuada

Similar Topics
Tópicos Estatísticas Última mensagem
7 Respostas 
309 Exibições
por EllenAdNaCo
0 Respostas 
62 Exibições
por skuvusgsfs
0 Respostas 
115 Exibições
por josebarros
0 Respostas 
267 Exibições
por liriell
1 Respostas 
91 Exibições
por anaclaraca04
3 Respostas 
161 Exibições
por Luanmoon17
4 Respostas 
144 Exibições
por Lari987
1 Respostas 
125 Exibições
por gabrielwyc
0 Respostas 
53 Exibições
por Victor014
4 Respostas 
226 Exibições
por remy25

O filme Pequena Miss Sunshine levanta uma critica […]

"O saber fornece meios para alterar o pan[…]

JoaoPedro72 Wesley529 Ana20rosa isas522 […]

A declaração Universal dos direitos […]

Corrija seu texto agora mesmo, é de GRAÇA!

Novo aplicativo de correção gratuita para redação ENEM