Avatar do usuário
Por jeanl
Tempo de Registro Quantidade de postagens
#99629
A sociedade contemporânea brasileira apresenta nos dias de hoje uma dinâmica populacional crescente, principalmente em relação ao topo de sua pirâmide etária no qual estão presentes os idosos. Esses vivenciam a maior parte da sociedade brasileira ajudando a contribuir com a produtividade dessa, porém, essas pessoas mais debilitadas vêm sofrendo com casos de violência nos quais causam malefícios para esta porção de cidadãos que ajudam a colaborar com a dinâmica populacional brasileira.
Atualmente, o Brasil representa uma grande taxa de cidadãos idosos em sua estrutura etária ocasionando uma população que passa por um grande processo de envelhecimento devido a uma maior expectativa de vida. Com esse intenso crescimento, o país ainda não apresenta políticas públicas para promover amparo para essa população específica, o que gera grandes malefícios para esse indivíduos mais necessitados. Abandono, violência psicológica, abuso financeiro, violência física, maus-tratos e negligência são alguns dos crimes cometidos contra o idoso nos dias atuais.
Segundo o Ministério da Mulher da família e dos direitos humanos, durante a pandemia do coronavirus(Covid-19), as denúncias de violência contra idosos quintuplicaram neste período nos quais a negligência, ou seja, omissão de cuidados devidos e necessários aos indivíduos mais necessitados por parte dos responsáveis familiares, foi o principal tipo de crime mais comum nesse período. Em conformidade com isso, em que está população específica deveria ser cuidada e protegida devido a infestação do novo vírus pelo mundo, pertencendo ainda ao grupo de risco dessa pandemia, passaram esse tempo em suas casas sofrendo violência corporal e psicológica por seus familiares.
Portanto, para que este obstáculo seja reduzido e finalizado de uma vez por todas, é imprescindível que o Ministério da Cidadania com o apoio do Estatuto do Idoso promova ações que fortaleça a importância de cuidar dos idosos e respeitá-los, através de propagandas e folhetos além de conscientizar as pessoas idosas a denunciar quaisquer tipo de violência e ameaça sofrida. Só assim serão criadas políticas públicas para promoverem amparo e segurança para esses indivíduos que necessitam de uma maior oferta de saúde estando em um grupo com grande expectativa de vida.
Competência 1

Demonstrar domínio da norma da língua escrita.

Sua nota nessa competência foi: 120

Você atingiu aproximadamente 60% da pontuação prevista para a Competência 1, atendendo aos critérios definidos a seguir. O participante demonstra domínio mediano da modalidade escrita formal da língua portuguesa e de escolha de registro, com alguns desvios gramaticais e de convenções da escrita, ou seja, apresenta um texto com estrutura sintática mediana para o grau de escolaridade exigido, porém com alguns desvios morfossintáticos, de pontuação, de grafia ou de emprego do registro adequado ao tipo textual.

Competência 2

Compreender a proposta de redação e aplicar conceitos das várias áreas de conhecimento para desenvolver o tema, dentro dos limites estruturais do texto dissertativo-argumentativo.

Sua nota nessa competência foi: 120

Você atingiu aproximadamente 60% da pontuação prevista para a Competência 2, atendendo aos critérios definidos a seguir. O participante desenvolve o tema por meio de argumentação previsível e apresenta domínio mediano do texto dissertativo-argumentativo, com proposição, argumentação e conclusão. Com essa pontuação, ou o tema da redação é desenvolvido adequadamente, porém de forma previsível, com pouco avanço em relação ao senso comum ou, embora o texto demonstre domínio adequado do tipo textual exigido, a progressão textual apresenta algum problema.

Competência 3

Selecionar, relacionar, organizar e interpretar informações, fatos, opiniões e argumentos em defesa de um ponto de vista.

Sua nota nessa competência foi: 120

Você atingiu aproximadamente 60% da pontuação prevista para a Competência 3, atendendo aos critérios definidos a seguir. Em defesa de um ponto de vista, o texto apresenta informações, fatos e opiniões relacionados ao tema, mas limitados aos argumentos dos textos motivadores e pouco organizados, ou seja, os argumentos estão pouco articulados, além de relacionados de forma pouco consistente ao ponto de vista defendido.

Competência 4

Demonstrar conhecimento dos mecanismos linguísticos necessários para a construção da argumentação.

Sua nota nessa competência foi: 40

Você atingiu aproximadamente 20% da pontuação prevista para a Competência 4, atendendo aos critérios definidos a seguir. O participante não articula as partes do texto ou as articula de forma precária e/ou inadequada, apresentando graves e frequentes desvios de coesão textual. Na redação enquadrada neste nível, há sérios problemas na articulação das ideias e na utilização de recursos coesivos: frases fragmentadas; frase sem oração principal; períodos muito longos sem o emprego dos conectores adequados; repetição desnecessária de palavras; não utilização de elementos que se refiram a termos que apareceram anteriormente no texto.

Competência 5

Elaborar proposta de intervenção para o problema abordado, respeitando os direitos humanos.

Sua nota nessa competência foi: 200

Você atingiu aproximadamente 100% da pontuação prevista para a Competência 5, atendendo aos critérios definidos a seguir. O participante elabora excelente proposta de intervenção, detalhada, relacionada ao tema e articulada à discussão desenvolvida no texto. Trata-se de redação cuja proposta de intervenção seja muito bem elaborada, relacionada ao tema, decorrente da discussão desenvolvida no texto, abrangente e bem detalhada.

Avatar do usuário
Por jeanl
Tempo de Registro Quantidade de postagens
#99630
@Wesley529 se puder me ajudar com a correção.. Muito obrigado desde já!!
0
Avatar do usuário
Por abiaacs
Tempo de Registro Quantidade de postagens
#99881
boa noite, @jeanl,

li seu texto e minhas observações estarão a seguir.

[] - erros;
() - correções;
{} - observações.

A sociedade contemporânea brasileira apresenta [nos dias de hoje] uma dinâmica populacional crescente, principalmente em relação ao topo de sua pirâmide etária(,) no qual estão presentes os idosos. {ausência de conectivo} Esses vivenciam a maior parte da sociedade brasileira ajudando a contribuir com a produtividade dessa, porém, essas pessoas mais debilitadas vêm sofrendo com casos de violência nos quais causam malefícios para esta porção de cidadãos que ajudam a colaborar com a dinâmica populacional brasileira.

obs, Intro:
- A função da introdução é deixar claro qual posicionamento você irá discutir em seus desenvolvimentos e aqui você não deixou claro. Por exemplo, como você citou no d1, deixe claro na introdução que há a ausência de políticas públicas para auxiliar no envelhecimento da população, como causa da problemática e logo depois falar que se continuar assim, consequências negativas serão inevitáveis para esse grupo, o que será discutido no d2. Farei um exemplo, se espelhe nas próximas redação.

A sociedade contemporânea brasileira apresenta uma dinâmica populacional crescente, principalmente em relação ao topo de sua pirâmide etária, no qual estão presentes os idosos. Entretanto, apesar dos avanços na medicina, o qual possibilitou o envelhecimento da população, muitos são os desafios que essa parcela tem de enfrentar no país. Entre elas, há a ausência de políticas públicas específicas em garantir uma melhor qualidade de vida aos idosos, fazendo com que surja consequências negativas, como a violência, entre esse grupo no Brasil.

- Veja que acrescentei um conectivo, depois falei parte da minha tese, congruente ao meu conectivo e após isso deixei claro o que será discutido nos desenvolvimentos seguintes.


{1- Atualmente, o Brasil representa uma grande taxa de cidadãos idosos em sua estrutura etária ocasionando uma população que passa por um grande processo de envelhecimento devido a uma maior expectativa de vida}. {ausência de conectivo} Com esse intenso crescimento, o país ainda não apresenta políticas públicas para promover amparo para essa população específica, o que gera grandes malefícios para esse indivíduos mais necessitados. {ausência de conectivo} {2- Abandono, violência psicológica, abuso financeiro, violência física, maus-tratos e negligência são alguns dos crimes cometidos contra o idoso nos dias atuais.}

obs, d1:
- {1}: como pode comprovar isso? cite um dado.
- {2}: ao invés de deixar as consequências aqui, procure discuti-las no d2. Dê prioridade em discutir as causas desse problema aqui, no d1.
- Após cada ponto de continuação, procure deixar um conectivo.
- Ausência do tópico frasal de iniciação, comprovação e de finalização.

Segundo (pesquisas realizadas pel)o Ministério da Mulher da f(F)amília e dos d(D)ireitos h(H)umanos, durante a pandemia do coronavirus (Covid-19), as denúncias de violência contra idosos quintuplicaram neste período nos quais a negligência, ou seja, omissão de cuidados devidos e necessários aos indivíduos mais necessitados por parte dos responsáveis familiares, foi o principal tipo de crime mais comum nesse período. Em conformidade com isso, [em que está] (esta) população específica deveria ser cuidada e protegida [devido] (com relação) a infestação do novo vírus pelo mundo, [pertencendo ainda] (os quais pertencem) ao grupo de risco [dessa pandemia], (infelizmente) {3- passaram esse tempo em suas casas sofrendo violência corporal e psicológica por seus familiares.}

obs, d2:
- Ausência do tópico frasal de iniciação e de finalização.
- {3}: novamente, procure adentrar mais nas problemáticas. Do parágrafo inteiro, somente nessas linhas é que você discutiu sobre as consequências.

Portanto, para que este obstáculo seja reduzido e finalizado de uma vez por todas, é imprescindível que o Ministério da Cidadania(,) com o apoio do Estatuto do Idoso(,) promova ações que fortaleça a importância de cuidar dos idosos e respeitá-los, [através] (por meio) de propagandas e folhetos(,) além de conscientizar as pessoas idosas a denunciar quaisquer tipo de violência e ameaça sofrida. {4- Só assim serão criadas políticas públicas para promoverem amparo e segurança para esses indivíduos que necessitam de uma maior oferta de saúde estando em um grupo com grande expectativa de vida.}

obs, conclusão:
- {4}: reformule sua finalização.
- Proposta completa. Porém, procure escrever "por meio de", caso contrário seu corretor pode considerar OU NÃO que há um meio na sua conclusão.

Observações gerais:
- C1: existem alguns desvios na ortografia. 120;
- C2: não apresentou nenhum dado ou exemplo, que comprovasse o argumento no d1 e há pouco caráter argumentativo na estrutura. 120;
- C3: há pouca organização ao longo da estrutura textual. Os desenvolvimentos não possuem alguns dos tópicos frasais, sendo que o Enem exige que em cada parágrafo tenha o de iniciação, comprovação, argumentação e de finalização. 120;
- C4: Há pouquíssimos conectivos. 40;
- C5: Proposta completa, mas a finalização ficou confusa. 200;
- Estarei deixando alguns vídeos para que você venha a entender como organizar suas ideias, a estrutura que é exigida pela banca e como deixar sua redação com caráter mais argumentativo. Espero ter ajudado, em breve quero ver uma redação sua aqui. Abraços!


COMO FAZER UM ESQUELETO E ORGANIZAR SUAS IDEIAS:



COMO MELHORAR OS ARGUMENTOS:



INTRODUÇÃO:



DESENVOLVIMENTO:

Se você acha que eu contribuí com seu aprendizado e que minha correção vale o preço de um café, meu pix é [email protected].
Além disso, fiquem a vontade de me mandar mensagem caso surjam dúvidas. ❤
0
Similar Topics
Tópicos Estatísticas Última mensagem
2 Respostas 
377 Exibições
por Mylike
3 Respostas 
170 Exibições
por Kethyllyn
0 Respostas 
65 Exibições
por Junia41
0 Respostas 
69 Exibições
por JoseGomes
0 Respostas 
69 Exibições
por alicepires
1 Respostas 
77 Exibições
por AnaGrasiele
1 Respostas 
80 Exibições
por Clara5431
0 Respostas 
36 Exibições
por Jlevis
0 Respostas 
41 Exibições
por leticia13
4 Respostas 
122 Exibições
por Evely190301

O romance filosófico "Utopia&q[…]

A sociedade brasileira, ao longo dos último[…]

Caiunao Felipe082 Poderiam da uma olhada por […]

Corrija seu texto agora mesmo, é de GRAÇA!

Novo aplicativo de correção gratuita para redação ENEM