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Por bacaxinas
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Segundo a Organização Mundial da Saúde, cerca de 15% da população idosa sofre algum tipo de violência. Na conjectura desses dados, entra em evidência a existência de um desmazelo geral em relação ao idoso, fruto da visão capitalista sobre o corpo social, que, junto com a vulnerabilidade da pessoa idosa, constrói um cenário propício para diversos tipos de abuso.

Primeiramente, é indubitável dizer que o modelo econômico capitalista impacta grandiosamente em como o idoso é visto pela sociedade. Sob este viés, é fato que tal sistema é fundado nas relações de trabalho, visando gerar renda para o Estado, e o acúmulo de capital. Dessa maneira, o indivíduo de mais idade, destituído dos dotes físicos e mentais que antes possuía — o caracterizando como gerador de lucro —, é desumanizado e classificado como inútil por não poder mais construbuir para com a máquina impiedosa do capitalismo.

Ademais, é necessário salientar como a vulnerabilidade do idoso é usada contra ele mesmo. Sob esta ótica, no filme "Eu me importo" da Netflix, Marla é uma golpista guardiã legal de idosos que, com o auxílio de uma enfermeira mercenária, um advogado ignorante e uma parceira tão fria quanto ela, é capaz de redigir falsos diagnósticos de demência e outras doenças mentais aos idosos em sua tutela para, assim, explorar mais livremente seus bens. Desse modo, evidencia-se a fragilidade desse grupo de pessoas que, ou pela presença legítima de doença mental ou pelo desconhecimento de seus direitos, tornam-se mais suscetíveis a abusos.

Destarte, visando criar um cenário nacional mais seguro para a pessoa idosa, cabe ao Governo, por meio da Secretaria Nacional de Promoção e Defesa dos Direitos da Pessoa Idosa (SNDPI), promover o apoio da Família aos seus parentes de idades. Tal promoção deve ser feita por meio de propagandas em TV aberta — encorajando a Família a tomar as devidas providências para o cuidado apropriado do idoso —, e maior fiscalização das leis do Estatuto do Idoso.
Competência 1

Demonstrar domínio da norma da língua escrita.

Sua nota nessa competência foi: 120

Você atingiu aproximadamente 60% da pontuação prevista para a Competência 1, atendendo aos critérios definidos a seguir. O participante demonstra domínio mediano da modalidade escrita formal da língua portuguesa e de escolha de registro, com alguns desvios gramaticais e de convenções da escrita, ou seja, apresenta um texto com estrutura sintática mediana para o grau de escolaridade exigido, porém com alguns desvios morfossintáticos, de pontuação, de grafia ou de emprego do registro adequado ao tipo textual.

Competência 2

Compreender a proposta de redação e aplicar conceitos das várias áreas de conhecimento para desenvolver o tema, dentro dos limites estruturais do texto dissertativo-argumentativo.

Sua nota nessa competência foi: 120

Você atingiu aproximadamente 60% da pontuação prevista para a Competência 2, atendendo aos critérios definidos a seguir. O participante desenvolve o tema por meio de argumentação previsível e apresenta domínio mediano do texto dissertativo-argumentativo, com proposição, argumentação e conclusão. Com essa pontuação, ou o tema da redação é desenvolvido adequadamente, porém de forma previsível, com pouco avanço em relação ao senso comum ou, embora o texto demonstre domínio adequado do tipo textual exigido, a progressão textual apresenta algum problema.

Competência 3

Selecionar, relacionar, organizar e interpretar informações, fatos, opiniões e argumentos em defesa de um ponto de vista.

Sua nota nessa competência foi: 160

Você atingiu aproximadamente 80% da pontuação prevista para a Competência 3, atendendo aos critérios definidos a seguir. Em defesa de um ponto de vista, o texto apresenta informações, fatos e opiniões relacionados ao tema, de forma organizada, com indícios de autoria, ou seja, os argumentos, embora ainda possam ser previsíveis, estão organizados e relacionados de forma consistente ao ponto de vista defendido e ao tema proposto, e há indícios de autoria.

Competência 4

Demonstrar conhecimento dos mecanismos linguísticos necessários para a construção da argumentação.

Sua nota nessa competência foi: 160

Você atingiu aproximadamente 80% da pontuação prevista para a Competência 4, atendendo aos critérios definidos a seguir. O participante articula as partes do texto com poucas inadequações e apresenta repertório diversificado de recursos coesivos.

Competência 5

Elaborar proposta de intervenção para o problema abordado, respeitando os direitos humanos.

Sua nota nessa competência foi: 200

Você atingiu aproximadamente 100% da pontuação prevista para a Competência 5, atendendo aos critérios definidos a seguir. O participante elabora excelente proposta de intervenção, detalhada, relacionada ao tema e articulada à discussão desenvolvida no texto. Trata-se de redação cuja proposta de intervenção seja muito bem elaborada, relacionada ao tema, decorrente da discussão desenvolvida no texto, abrangente e bem detalhada.

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