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Por SelenaC17
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Segundo o artigo 10 da Constituição Federal, é obrigação do estado e da sociedade assegurar à pessoa idosa a liberdade, o respeito e a dignidade, como pessoa humana e sujeito de direito civis, políticos, individuais e sociais. Entretanto, o que se percebe na sociedade brasileira vigente é o oposto que o artigo prega, dado que atualmente a população idosa vem sendo negligenciada e desvalorizada. Logo, faz-se necessário medidas a fim de amenizar e consequentemente extinguir tal adversidade, que dentre as principais causas estão o abandono dessa faixa etária em asilos precárias e sem estruturas básicas para a vivência.

Sob essa perspectiva, convém enfatizar que o afastamento está dentre as fundamentais causas dos abusos sofridos por pessoas idosas no Brasil recorrentemente. Nessa óptica, de acordo com Bibiana Graeff, professora de Gerontologia do EACH " lembrando que a negligência, o abandono é o primeiro caso, é o primeiro tipo de violência mais frequente. Sob esse viés, a agressão sofrida por essa população, no qual são colocados em lugares sem aparatos essenciais assim como a falta de assistência e socialização pode ocasionar demasiadamente problemas físicos e psicológicos a essas pessoas que deveriam ser amadas e acolhidas. Dessarte, enquanto nada for feito para mudar, o problema permanecerá constante no Brasil.

Outrossim, a falta de afeto da própria família a seus parentes de idade avançada é Mais Um dos fatores que agravam esse impasse. Nesse contexto, no livro" Ensaio sobre a Cegueira" de Saramago, relata como a sociedade devido ao egoísmo, não se atenta aos problemas sociais. De maneira análoga, a sociedade brasileira está a presenciar em diversos meios de comunicação, inúmeras brigas de famílias por heranças e patrimônios após morte de parentes ou até mesmo velhice e doenças que por consequência são deixados em casas de cuidados ou até mesmo sem as devidas cautelas, que não se atentam ao luto até mesmo aos sentimentos da pessoa. Dessa forma, é inaceitável que em pleno século XXI essa problemática perpetue na sociedade brasileira.

Portanto, fica evidente as causas dessa temática assustadora e que por conseguinte, é imprescindível mudanças. Por isso, o estado, na condição de garantidor dos direitos individuais, promova campanhas de conscientização e leis a esta população sofrida, por meio de instituições e escolas, com a finalidade de mostrar a sociedade que o egoísmo da mesma dilacera a vida de uma população que devia ser amada.
Competência 1

Demonstrar domínio da norma da língua escrita.

Sua nota nessa competência foi: 160

Você atingiu aproximadamente 80% da pontuação prevista para a Competência 1, atendendo aos critérios definidos a seguir. O participante demonstra bom domínio da modalidade escrita formal da língua portuguesa e de escolha de registro, com poucos desvios gramaticais e de convenções da escrita, ou seja, apresenta um texto com boa estrutura sintática, com poucos desvios de pontuação, de grafia e de emprego do registro exigido.

Competência 2

Compreender a proposta de redação e aplicar conceitos das várias áreas de conhecimento para desenvolver o tema, dentro dos limites estruturais do texto dissertativo-argumentativo.

Sua nota nessa competência foi: 160

Você atingiu aproximadamente 80% da pontuação prevista para a Competência 2, atendendo aos critérios definidos a seguir. O participante desenvolve o tema por meio de argumentação consistente e apresenta bom domínio do texto dissertativo-argumentativo, com proposição, argumentação e conclusão. Embora ainda possa apresentar alguns problemas no desenvolvimento das ideias, o tema, em seu texto, é bem desenvolvido, com indícios de autoria e certa distância do senso comum demonstrando bom domínio do tipo textual exigido.

Competência 3

Selecionar, relacionar, organizar e interpretar informações, fatos, opiniões e argumentos em defesa de um ponto de vista.

Sua nota nessa competência foi: 200

Você atingiu aproximadamente 100% da pontuação prevista para a Competência 3, atendendo aos critérios definidos a seguir. Em defesa de um ponto de vista, o texto apresenta informações, fatos e opiniões relacionados ao tema proposto, de forma consistente e organizada, configurando autoria, ou seja, os argumentos selecionados estão organizados e relacionados de forma consistente com o ponto de vista defendido e com o tema proposto, configurando-se independência de pensamento e autoria.

Competência 4

Demonstrar conhecimento dos mecanismos linguísticos necessários para a construção da argumentação.

Sua nota nessa competência foi: 200

Você atingiu aproximadamente 100% da pontuação prevista para a Competência 4, atendendo aos critérios definidos a seguir. O participante articula bem as ideias, os argumentos, as partes do texto e apresenta repertório diversificado de recursos coesivos, sem inadequações.

Competência 5

Elaborar proposta de intervenção para o problema abordado, respeitando os direitos humanos.

Sua nota nessa competência foi: 120

Você atingiu aproximadamente 60% da pontuação prevista para a Competência 5, atendendo aos critérios definidos a seguir. O participante elabora, de forma mediana, pouco consistente, proposta de intervenção relacionada ao tema e articulada à discussão desenvolvida no texto.

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Por Betaa
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#99168
Evita utilizar: "dilacera a vida", " devia ser amada" é muito subjetivo esses termos... o texto fica excessivamente emotivo.
E "EACH" é uma sigla para Escola de Artes.., então é "a EACH"(artigo feminino).
Quando no referimos ao "Estado" como país, a letra inicial deve ser maiúscula.
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