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Por Gabrielzerix
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Como consequência natural do envelhecimento, vem a maior dependência de terceiros, necessitando auxílio para realizar diversas atividades cotidianas, como ir ao mercado. Diante disso, essa maior codependência acaba gerando em uma parcela da sociedade um certo preconceito e ódio sobre a população idosa, que devido a sua maior fragilidade, acaba-se tornando mais suscetível a violência no Brasil. Dessa forma, vale ressaltar que os principais motivos para a ocorrência desses crimes horrendos são o individualismo da sociedade e a falta de desenvolvimento de medidas públicas visando o bem estar do idoso.

O individualismo vivenciado nos dias de hoje, acaba gerando a falta de empatia, se tornando uma causa para as práticas violentas contra o idoso. Essa falta de pensamento coletivo, foi retratada pelo filósofo John Locke, que acreditava que as leis servem para os outros, mas não para si. Além disso, a baixa qualidade no ensino público, que deveria desenvolver cidadãos conscientes com a sociedade, acaba intensificando esse pensamento. Por isso, devido à falta de consciência social, atos violentos são praticados contra os idosos.

Ademais, a negligência do estado com os idosos é uma outra forma de violência. É necessário lembrar que a violência não necessariamente precisa ser física, a falta de segurança, saúde de qualidade e acessibilidade acaba se tornando uma forma de abandono, que apesar de terem esses direitos garantidos pela legislação, seus direitos aparentemente está apenas no papel, como argumentado no livro “Cidadão de Papel”, de Gilberto Dimensteir. Assim, os idosos têm sua vida cotidiana dificultada pela falta de cumprimento dos seus direitos.

Portanto, é necessário que medidas sejam tomadas para acabar com a violência contra idoso. Diante disso, o Ministério da Educação deve adicionar na base curricular um melhor ensino sobre cidadania por meio das aulas de filosofia e sociologia, ensinando os direitos e deveres na sociedade. Além disso, o Ministério da Infraestrutura deve fazer o melhor planejamento nas cidades brasileiras, para elas conseguirem atender o envelhecimento populacional, com melhor qualidade de saúde pública e acessibilidade. Dessa forma, teremos uma geração futura consciente e que saiba respeitar os indivíduos das gerações anteriores..
Competência 1

Demonstrar domínio da norma da língua escrita.

Sua nota nessa competência foi: 120

Você atingiu aproximadamente 60% da pontuação prevista para a Competência 1, atendendo aos critérios definidos a seguir. O participante demonstra domínio mediano da modalidade escrita formal da língua portuguesa e de escolha de registro, com alguns desvios gramaticais e de convenções da escrita, ou seja, apresenta um texto com estrutura sintática mediana para o grau de escolaridade exigido, porém com alguns desvios morfossintáticos, de pontuação, de grafia ou de emprego do registro adequado ao tipo textual.

Competência 2

Compreender a proposta de redação e aplicar conceitos das várias áreas de conhecimento para desenvolver o tema, dentro dos limites estruturais do texto dissertativo-argumentativo.

Sua nota nessa competência foi: 160

Você atingiu aproximadamente 80% da pontuação prevista para a Competência 2, atendendo aos critérios definidos a seguir. O participante desenvolve o tema por meio de argumentação consistente e apresenta bom domínio do texto dissertativo-argumentativo, com proposição, argumentação e conclusão. Embora ainda possa apresentar alguns problemas no desenvolvimento das ideias, o tema, em seu texto, é bem desenvolvido, com indícios de autoria e certa distância do senso comum demonstrando bom domínio do tipo textual exigido.

Competência 3

Selecionar, relacionar, organizar e interpretar informações, fatos, opiniões e argumentos em defesa de um ponto de vista.

Sua nota nessa competência foi: 80

Você atingiu aproximadamente 40% da pontuação prevista para a Competência 3, atendendo aos critérios definidos a seguir. Em defesa de um ponto de vista, o texto apresenta informações, fatos e opiniões relacionados ao tema, mas desorganizados ou contraditórios e limitados aos argumentos dos textos motivadores apresentados na proposta de redação.

Competência 4

Demonstrar conhecimento dos mecanismos linguísticos necessários para a construção da argumentação.

Sua nota nessa competência foi: 120

Você atingiu aproximadamente 60% da pontuação prevista para a Competência 4, atendendo aos critérios definidos a seguir. O participante articula de forma mediana as partes do texto com inadequações ou alguns desvios e apresenta repertório pouco diversificado de recursos coesivos.

Competência 5

Elaborar proposta de intervenção para o problema abordado, respeitando os direitos humanos.

Sua nota nessa competência foi: 120

Você atingiu aproximadamente 60% da pontuação prevista para a Competência 5, atendendo aos critérios definidos a seguir. O participante elabora, de forma mediana, pouco consistente, proposta de intervenção relacionada ao tema e articulada à discussão desenvolvida no texto.

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Por jtbt
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#98207
Olá, Tudo bem??
Sou estudante, então tudo que apontarei não está 100% correto. Porém, quero te ajudar da melhor forma possível. :D



INTRODUÇÃO
Como consequência natural do envelhecimento, vem a maior dependência de terceiros, necessitando auxílio para realizar diversas atividades cotidianas, como ir ao mercado.(CONTEXTUALIZAÇÃO) Diante disso1, essa maior codependência acaba gerando em uma parcela da sociedade um certo preconceito e ódio sobre a população idosa, que devido a sua maior fragilidade, acaba-se tornando mais suscetível a violência no Brasil. (TEMA) Dessa forma1, vale ressaltar que os principais motivos para a ocorrência desses crimes horrendos são o individualismo da sociedade e a falta de desenvolvimento de medidas públicas visando o bem estar2 do idoso. (TESE)

1 Uso de elementos de coesão ao início de cada período. Show! :)
2 Bem-estar > Lembre-se de usar o hífen



DESENVOLVIMENTO 1
O individualismo vivenciado nos dias de hoje1, acaba gerando a falta de empatia, se tornando uma causa para as práticas violentas contra o idoso (TÓPICO FRASAL/EXPLICAÇÃO DO TÓPICO FRASAL). Essa falta de pensamento coletivo, foi retratada pelo filósofo John Locke, que acreditava que as leis servem para os outros, mas não para si (REPERTÓRIO). Além disso, a baixa qualidade no ensino público, que deveria desenvolver cidadãos conscientes com a sociedade, acaba intensificando esse pensamento (ARGUMENTAÇÃO)2. Por isso, devido à falta de consciência social, atos violentos são praticados contra os idosos (FECHAMENTO DO PARÁGRAFO).

1 O individualismo, vivenciado atualmente, (nos dias atuais não está errado, mas prefira usar palavras que sintetizam a sua ideia)
2 Você não argumentou sobre o individualismo e já inseriu um elemento de coesão aditivo. Preste atenção nisso! Fale mais sobre o assunto, acrescente a marca autoral (modalizadores apreciativos). O seu parágrafo ficou muito expositivo. Atente-se a isso.


DESENVOLVIMENTO 2

Ademais, a negligência do estado com os idosos é uma outra1 forma de violência (TÓPICO FRASAL). É necessário lembrar que a violência não necessariamente precisa ser física, 2 a falta de segurança, saúde de qualidade e acessibilidade acaba se tornando uma forma de abandono, que apesar de terem esses direitos garantidos pela legislação, seus direitos aparentemente está3 apenas no papel, como argumentado no livro “Cidadão de Papel”, de Gilberto Dimensteir. (EXPLICAÇÃO DO TÓPICO FRASAL/ARGUMENTAÇÃO/REPERTÓRIO)4. Assim, os idosos têm sua vida cotidiana dificultada pela falta de cumprimento dos seus direitos. (FECHAMENTO DO PARÁGRAFO).

1 Uma outra – pleonasmo > “...os idosos é outra...”
2 Seria interessante o uso de um elemento de coesão explicativo (uma vez que, visto que, já que), pois ficou um pouco confuso de entender.
3 Seus direitos aparentemente está – erro na concordância verbal > “..., seus direitos aparentemente estão...”
4 Período muito longo. Você juntou a explicação do tópico frasal, argumentação e o repertório em apenas um período. Fica cansativo, não deixa clara a ideia e o encadeamento.
Tente seguir a estrutura de em cada período colocar o tópico frasal, a explicação, argumentação e o fechamento.



CONCLUSÃO
Portanto1, é necessário que medidas sejam tomadas para acabar com a violência contra idoso (RETOMADA DA TESE). Diante disso1, o Ministério da Educação (AGENTE) deve adicionar na base curricular um melhor ensino sobre cidadania (AÇÃO) por meio das aulas de filosofia e sociologia (MEIO/MODO), ensinando os direitos e deveres na sociedade (DETALHAMENTO). Além disso1, o Ministério da Infraestrutura (AGENTE) deve fazer o melhor planejamento nas cidades brasileiras (AÇÃO), para elas conseguirem atender o envelhecimento populacional, com melhor qualidade de saúde pública e acessibilidade (FINALIDADE). Dessa forma1, teremos uma geração futura consciente e que saiba2 respeitar os indivíduos das gerações anteriores. (FECHAMENTO DO TEXTO)3.

1 Uso de elemento de coesão em cada início de período. Parabéns! :D
2 Que saiba >
“... e saiba...”
Você utilizou 2 agentes, então deveria inserir os 5 elementos válidos para cada agente. Prefira usar apenas um agente e inserir ação, meio/modo, efeito/finalidade e detalhamento. Assim acertará em cheio na conclusão.
3 Para o fechamento da redação, vou te dar uma dica, retome a contextualização da introdução. Isso faz com que o leitor/corretor se lembre do início da sua redação e será fechada de forma cíclica.



Você tem uma ótima ideia do que precisa ter em uma redação argumentativa, só precisa argumentar mais (use modalizadores apelativos nos parágrafos de desenvolvimento), use mais de elementos de coesão e fique atento na inserção dos 5 elementos válidos na conclusão.

Boa sorte! Espero ter conseguido de ajudar de alguma forma. :D :D
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Por Gabrielzerix
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#98428
@jtbt, Muito obrigado, irmão! N sabia que era obrigatório os 5 elementos para cada agente, já anotei a dica!
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