Avatar do usuário
Por Freitas022
Tempo de Registro Quantidade de postagens
#96651
Segundo Hebert José de Souza, sociólogo e ativista dos direitos naturais, o desenvolvimento humano só será efetivado quando a sociedade afirmar os 5 princípios fundamentais: igualdade, diversidade, participação, solidariedade e liberdade. Sob essa perspectiva, é irrefragável que a falta de cuidados com as pessoas idosas está se tornando um problema presente no Brasil, assim trazendo diversas dificuldades que são recorrentes no cotidiano.
Conquanto a vissitude seja retratada na sociedade, nota-se a insuficiência da importância que isso trás. Desse modo, o psicológico que também é um fator importante, fica destruturado, trazendo mais consequências ao idoso e a sua saúde. De acordo com Simone de Beavouir, " o mais escandaloso dos escândalos é o que nos habituamos a eles". A afirmação atribuída a filósofa, trás a reflexão, já que mais escandalosa do que a ocorrência, é o fato da população se habituar a essa realidade.
Além disso, o apoio ou suporte, que faz parte da vida dos idosos, vem sendo a família,amigos e parceiros, tendo uma alta participação para aqueles que são dependentes ou que necessita de cuidados. Fazendo uma análise de um quadro de denucias, realizada em 2019, de um relatório, 59% são de denucias diversas que são retradas ao decorrer, sendo apresentadas por diversos fatores inclusos.
Portanto a violência contra a pessoa idosa no Brasil, eleva a problemas psicológicos, aumentando o risco a saúde e diante a idade, acabam se tornando mais dependentes. Por isso, para combater tal violência, é necessário que tenha medidas governamentais, tendo como proposta a conscientização, trazendo campanhas e projetos que visa o bem estar dos idosos, e que possa, por fim, dá a devida atenção.
Competência 1

Demonstrar domínio da norma da língua escrita.

Sua nota nessa competência foi: 120

Você atingiu aproximadamente 60% da pontuação prevista para a Competência 1, atendendo aos critérios definidos a seguir. O participante demonstra domínio mediano da modalidade escrita formal da língua portuguesa e de escolha de registro, com alguns desvios gramaticais e de convenções da escrita, ou seja, apresenta um texto com estrutura sintática mediana para o grau de escolaridade exigido, porém com alguns desvios morfossintáticos, de pontuação, de grafia ou de emprego do registro adequado ao tipo textual.

Competência 2

Compreender a proposta de redação e aplicar conceitos das várias áreas de conhecimento para desenvolver o tema, dentro dos limites estruturais do texto dissertativo-argumentativo.

Sua nota nessa competência foi: 160

Você atingiu aproximadamente 80% da pontuação prevista para a Competência 2, atendendo aos critérios definidos a seguir. O participante desenvolve o tema por meio de argumentação consistente e apresenta bom domínio do texto dissertativo-argumentativo, com proposição, argumentação e conclusão. Embora ainda possa apresentar alguns problemas no desenvolvimento das ideias, o tema, em seu texto, é bem desenvolvido, com indícios de autoria e certa distância do senso comum demonstrando bom domínio do tipo textual exigido.

Competência 3

Selecionar, relacionar, organizar e interpretar informações, fatos, opiniões e argumentos em defesa de um ponto de vista.

Sua nota nessa competência foi: 80

Você atingiu aproximadamente 40% da pontuação prevista para a Competência 3, atendendo aos critérios definidos a seguir. Em defesa de um ponto de vista, o texto apresenta informações, fatos e opiniões relacionados ao tema, mas desorganizados ou contraditórios e limitados aos argumentos dos textos motivadores apresentados na proposta de redação.

Competência 4

Demonstrar conhecimento dos mecanismos linguísticos necessários para a construção da argumentação.

Sua nota nessa competência foi: 120

Você atingiu aproximadamente 60% da pontuação prevista para a Competência 4, atendendo aos critérios definidos a seguir. O participante articula de forma mediana as partes do texto com inadequações ou alguns desvios e apresenta repertório pouco diversificado de recursos coesivos.

Competência 5

Elaborar proposta de intervenção para o problema abordado, respeitando os direitos humanos.

Sua nota nessa competência foi: 120

Você atingiu aproximadamente 60% da pontuação prevista para a Competência 5, atendendo aos critérios definidos a seguir. O participante elabora, de forma mediana, pouco consistente, proposta de intervenção relacionada ao tema e articulada à discussão desenvolvida no texto.

Avatar do usuário
Por abiaacs
Tempo de Registro Quantidade de postagens
#97124
boa tarde, Freitas

li seu texto e minhas observações estarão a seguir.

AC - sigla para "Ausência de conectivos";
PC - sigla para "Palavras Centrais", são elas que fazem com que não haja fuga do tema;
TF - sigla para "Tópico Frasal";
[] - erros;
() - correções;
{} - observações.

Segundo Hebert José de Souza, sociólogo e ativista dos direitos naturais, (relata em uma de suas entrevistas que) o desenvolvimento humano só será efetivado quando a sociedade afirmar os 5 princípios fundamentais: igualdade, diversidade, participação, solidariedade e liberdade. Sob essa perspectiva, é irrefragável que a falta de cuidados com as pessoas idosas está se tornando um problema presente no Brasil, assim trazendo diversas dificuldades que são recorrentes no cotidiano. {quais são as consequências da falta de cuidado com os idosos? você não apresentou o que será discutido em seus desenvolvimentos. isso demonstra falha na sua estrutura.}

{1- Conquanto a [vissitude] (vicissitude) seja retratada na sociedade, nota-se a insuficiência da importância que isso [trás] (traz)} {para quem?}. Desse modo, o psicológico {de quem?} que também é um fator importante, fica des(es)truturado, [trazendo] (o qual promove) mais consequências(, como depressão, ansiedade, síndrome do pânico,) ao idoso e a sua saúde. {ausência de conectivo} De acordo com Simone de Beavouir, " o mais escandaloso dos escândalos é o que nos habituamos a eles". A afirmação atribuída a filósofa, [trás] (traz) a reflexão, já que mais escandalosa do que a ocorrência é, (sobre) o fato da população se habituar a essa realidade. {Ótimo repertório sociocultural, mas penso que a argumentação pode ser melhorada.}

{1} o tópico frasal de introdução possui falhas:
- Ausência do conectivo interparágrafos;
- Não apresentou do que se trata o parágrafo, lembre-se que você precisa introduzir o leitor sobre o que será discutido. Se você for falar sobre as consequências da violência contra o idoso, seja direta e use as palavras, ou os seus sinônimos, "consequências, violência, pessoa idosa". assim deixará claro sobre o que será retratado no parágrafo.

Além disso, {2- o apoio ou suporte, que faz parte da vida dos idosos, vem sendo a família, amigos e parceiros, tendo uma alta participação para aqueles que são dependentes ou que necessita de cuidados.} {3- Fazendo uma análise de um quadro de [denucias] (denúncias) {quem eram as vítimas?}, realizada em 2019, de um relatório, 59% são de [denucias] (denúncias) diversas {quais eram esses tipos?} que são retra(ta)das ao decorrer, sendo apresentadas por diversos fatores inclusos {quis fatores são esses?}.}

{2} o tópico frasal de introdução, mais uma vez, possui falhas:
- Mal estruturado. Você fez uso de um conectivo de adição, logo espera-se que seja discutido uma outra consequência, porém não está claro sobre o que se trata. Se for falar sobre a violência contra o idoso de origem familiar, mais uma vez, deixe isso claro usando as palavras "família, abuso, violência, ausência de suporte".

{3} o tópico frasal explicativo possui falhas:
- Ausência de conectivos de comprovação, como "Prova disso, A exemplo disso ou Comprovando isso";
- Quando for usar dados para comprovar seu argumento, procure falar a fonte, de onde a pesquisa foi retirada ou qual órgão realizou tal pesquisa. Além disso, não tenha medo de repetir as palavras "violência" ou "idoso", da maneira como foi colocada dá a entender que esse dado não é sobre violência contra idosos e sim sobre denúncias genericamente, o que torna seu repertório inválido.

*OBS. seu d2 não possui tópico frasal argumentativo e nem de finalização.

Portanto(,) a violência contra a pessoa idosa no Brasil, eleva a problemas psicológicos, aumentando o risco a saúde e diante a idade, acabam se tornando mais dependentes {com quem?}. Por isso, para combater tal violência, é necessário que tenha medidas governamentais {quem irá fazer essas medidas governamentais?}, tendo como proposta a conscientização {de quem?}, trazendo campanhas e projetos que visa o bem estar dos idosos, e que possa, por fim, dá a devida atenção {a quê?}.

*OBS. na conclusão é necessário apresentar: agente, ação, detalhamento, meio e finalidade. Para isso estarei deixando uma recomendação de vídeos, para que se atente a esses erros.

INTRODUÇÃO:



DESENVOLVIMENTO:



CONCLUSÃO:

Se você acha que eu contribuí com seu aprendizado e que minha correção vale o preço de um café, meu pix é abia.caetano12@gmail.com.
Além disso, fiquem a vontade de me mandar mensagem caso surjam dúvidas. ❤
0
Similar Topics
Tópicos Estatísticas Última mensagem
7 Respostas 
309 Exibições
por EllenAdNaCo
0 Respostas 
62 Exibições
por skuvusgsfs
0 Respostas 
115 Exibições
por josebarros
0 Respostas 
267 Exibições
por liriell
1 Respostas 
91 Exibições
por anaclaraca04
3 Respostas 
161 Exibições
por Luanmoon17
4 Respostas 
144 Exibições
por Lari987
1 Respostas 
125 Exibições
por gabrielwyc
0 Respostas 
53 Exibições
por Victor014
4 Respostas 
226 Exibições
por remy25

O filme Pequena Miss Sunshine levanta uma critica […]

"O saber fornece meios para alterar o pan[…]

JoaoPedro72 Wesley529 Ana20rosa isas522 […]

A declaração Universal dos direitos […]

Corrija seu texto agora mesmo, é de GRAÇA!

Novo aplicativo de correção gratuita para redação ENEM