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Por Melea
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O quadro expressionista "O grito", do pintor norueguês Edvard Munch, mostra a angústia, o medo e a desesperança refletidos no semblante de um personagem envolto por uma atmosfera de profunda desolação. Para além da obra, percebe-se que, na conjuntura brasileira contemporânea, o sentimento de diversos cidadãos assolados pela violência contra a pessoa idosa no Brasil é, amiudadamente, semelhante ao ilustrado pelo artista. Nesse viés, torna-se crucial analisar os fatores que favorecem esse revés.

Em primeira análise, é fundamental apontar que a indiligencia do Estado potencializa a violência contra a pessoa idosa no Brasil. Esse contexto de inoperância das esferas de poder alude a teoria das Instituições Zumbis, do sociólogo Zygmunt Bauman, que as descreve como presentes na sociedade, todavia, sem cumprirem sua função social com eficiência. Sob essa ótica, é possível perceber que a baixa atuação das autoridades vai ao encontro do pensamento do polonês, servindo de salvo-conduto para o óbice, visto que as mesmas não promovem uma resolução adequada à gravidade do problema. Nessa perspectiva, a prática das suas obrigações constitucionais são uma necessidade e não um fato opcional.

Ademais, deve-se ressaltar que o Brasil é, infelizmente, um país estratificado e desigual. Desde a sua gênese (considerando a perspectiva ibérica) a América foi pensada como uma colônia de exploração, em que a educação era desestimulada. É nesse contexto que se estruturou a sociedade brasileira, a qual tem âx" como consequência "moderna"â" um sistema público de ensino ineficiente. Portanto, isso justifica a persistência do problema, já que, o quadro de desinformação dos indivíduos inibe o seu exercício de cidadania, abrindo espaço para a marginalização e para a alienação. Logo, é inadmissível que esse cenário continue a perpetuar.

Portanto, são necessárias medidas capazes de mitigar esses obstáculos. Para isso, é imprescindível que o Poder executivo, responsável por administrar os recursos do país, realize a criação através de verbas governamentais, de um programa inovador que vise a implementação científica necessária com o intuito de diminuir a incidência do problema. Além disso, cabe ao Ministério da Educação com a mídia promover, em escolas e plataformas digitais, debates e campanhas sobre a violência contra a pessoa idosa por meios fictícios com engajamento social e aulas dinâmicas e transdisciplinares para que assim os cidadãos não possuam limitação de atuação e nem de conhecimento. Espera-se, assim, que os sentimentos emocionais retratados por Munch delimitem-se apenas ao plano artístico.
Competência 1

Demonstrar domínio da norma da língua escrita.

Sua nota nessa competência foi: 160

Você atingiu aproximadamente 80% da pontuação prevista para a Competência 1, atendendo aos critérios definidos a seguir. O participante demonstra bom domínio da modalidade escrita formal da língua portuguesa e de escolha de registro, com poucos desvios gramaticais e de convenções da escrita, ou seja, apresenta um texto com boa estrutura sintática, com poucos desvios de pontuação, de grafia e de emprego do registro exigido.

Competência 2

Compreender a proposta de redação e aplicar conceitos das várias áreas de conhecimento para desenvolver o tema, dentro dos limites estruturais do texto dissertativo-argumentativo.

Sua nota nessa competência foi: 160

Você atingiu aproximadamente 80% da pontuação prevista para a Competência 2, atendendo aos critérios definidos a seguir. O participante desenvolve o tema por meio de argumentação consistente e apresenta bom domínio do texto dissertativo-argumentativo, com proposição, argumentação e conclusão. Embora ainda possa apresentar alguns problemas no desenvolvimento das ideias, o tema, em seu texto, é bem desenvolvido, com indícios de autoria e certa distância do senso comum demonstrando bom domínio do tipo textual exigido.

Competência 3

Selecionar, relacionar, organizar e interpretar informações, fatos, opiniões e argumentos em defesa de um ponto de vista.

Sua nota nessa competência foi: 120

Você atingiu aproximadamente 60% da pontuação prevista para a Competência 3, atendendo aos critérios definidos a seguir. Em defesa de um ponto de vista, o texto apresenta informações, fatos e opiniões relacionados ao tema, mas limitados aos argumentos dos textos motivadores e pouco organizados, ou seja, os argumentos estão pouco articulados, além de relacionados de forma pouco consistente ao ponto de vista defendido.

Competência 4

Demonstrar conhecimento dos mecanismos linguísticos necessários para a construção da argumentação.

Sua nota nessa competência foi: 200

Você atingiu aproximadamente 100% da pontuação prevista para a Competência 4, atendendo aos critérios definidos a seguir. O participante articula bem as ideias, os argumentos, as partes do texto e apresenta repertório diversificado de recursos coesivos, sem inadequações.

Competência 5

Elaborar proposta de intervenção para o problema abordado, respeitando os direitos humanos.

Sua nota nessa competência foi: 200

Você atingiu aproximadamente 100% da pontuação prevista para a Competência 5, atendendo aos critérios definidos a seguir. O participante elabora excelente proposta de intervenção, detalhada, relacionada ao tema e articulada à discussão desenvolvida no texto. Trata-se de redação cuja proposta de intervenção seja muito bem elaborada, relacionada ao tema, decorrente da discussão desenvolvida no texto, abrangente e bem detalhada.

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Por redaper
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#93776
***Desvios gramaticais(C1):
▪︎O termo "indiligencia" possui falta de acentuação.
▪︎No segundo parágrafo, após o termo "já que" não é necessário o uso da vírgula.
***Compreensão da proposta(C2)
▪︎Texto com fragmentos pouco argumentativos.
▪︎Texto mais descritivo que argumentativo.
***Organização dos argumentos (C3)
▪︎O seu texto apresenta termos vagos e genéricos, muito provável pelo uso de alguma estrutura pronta de redação.
***Mecanismos linguísticos (C4)
▪︎No primeiro parágrafo, foi utilizado o termo "em primeira análise", esse não é considerado um elemento coesivo, utilize outros mais pertinentes como: "sob esse viés", "nesse contexto", entre outros.
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