• Avatar do usuário
  • Avatar do usuário
#64165
Em dezembro de 2018, Mariana Ferrer de 22 ano de idade relatou ter sido dopada, e então, dopada no beach clube, onde trabalhava como embaixadora. Diante dessa situação, podemos observar que no Brasil, a violência contra a mulher é um problema sério, que tem se agravado bastante nos últimos anos. Sendo ela apenas uma entre diversas mulheres que sofrem diariamente em nossa sociedade. De certo, a agressão doméstica é uma das mais constantes atrocidades contra o público feminino, e que piora constantemente devido ao medo e a vergonha da denúncia que é implantado na vítima pelo meio social.
Atualmente observa-se que, a violência doméstica é um dos fatores mais evidentes e praticados contra as mulheres. Isso porque a população vive um momento de isolamento social por conta da pandemia do novo coronavírus, logo isso acarreta no aumento do contato entre os casais e das desavenças. Segundo dados do TJRJ, houve aumento de mais da metade no número de denúncias desde o começo da isolação, ou seja, Isso só demonstra cada vez mais uma postura extremamente machista perante a mulher brasileira dentro de sua residência, na qual ela não possui a total liberdade de fazer suas vontades, pois acabam se tornando propriedade de seu parceiro, e consequentemente um alvo de agressões físicas e psicológicas.
Outrossim, mesmo com o acrescimento na quantidade de denúncias durante a pandemia, esse número é considerado baixo. De acordo com o levantamento do Datafolha, mais de 50% das vítimas acabam ficando em silêncio, isto é, não denuncia o agressor a um órgão oficial, nem procuram um apoio familiar por conta do medo, muita das vezes causado por ameaças de morte e pela vergonha de relatar a ocorrência para seus familiares, devido ao receio da rejeição, de ser o causador da discórdia entre os pais e parentes ou até mesmo, ser expulso de casa. Um exemplo dessa situação foram uma das mulheres abusadas por João de Deus, que manteve o crime em segredo por bastante tempo, e um dos motivos para tal, foi o constrangimento de apresentar o crime para não estragar a fé de sua família.
Diante desses fatos, torna-se evidente que a violência contra a mulher no Brasil é persistente e exigi soluções imediatas. Para isso, cabe o Governo ,junto com as Ong's, mobilizar campanhas e palestras públicas nas escolas afim de que seja feita a conscientização dos pais e alunos sobre esse assunto de maneira clara e objetiva. É importante também, o Poder Legislativo criar projetos de lei que aumenta as punições dos agressores, sendo assim, uma maneira de diminuir a reincidência. Todos os seres humanos nascem livres em dignidade e em direitos".
Competência 1

Demonstrar domínio da norma da língua escrita.

Sua nota nessa competência foi: 80

Você atingiu aproximadamente 40% da pontuação prevista para a Competência 1, atendendo aos critérios definidos a seguir. O participante demonstra domínio insuficiente da modalidade escrita formal da língua portuguesa, com muitos desvios gramaticais, de escolha de registro e de convenções da escrita. Seu texto apresenta estrutura sintática com certa organização, porém com muitos desvios morfossintáticos, de pontuação, de grafia ou de emprego do registro adequado ao tipo textual, que comprometem a compreensão das ideias.

Competência 2

Compreender a proposta de redação e aplicar conceitos das várias áreas de conhecimento para desenvolver o tema, dentro dos limites estruturais do texto dissertativo-argumentativo.

Sua nota nessa competência foi: 120

Você atingiu aproximadamente 60% da pontuação prevista para a Competência 2, atendendo aos critérios definidos a seguir. O participante desenvolve o tema por meio de argumentação previsível e apresenta domínio mediano do texto dissertativo-argumentativo, com proposição, argumentação e conclusão. Com essa pontuação, ou o tema da redação é desenvolvido adequadamente, porém de forma previsível, com pouco avanço em relação ao senso comum ou, embora o texto demonstre domínio adequado do tipo textual exigido, a progressão textual apresenta algum problema.

Competência 3

Selecionar, relacionar, organizar e interpretar informações, fatos, opiniões e argumentos em defesa de um ponto de vista.

Sua nota nessa competência foi: 100

Você atingiu aproximadamente 50% da pontuação prevista para a Competência 3, atendendo parcialmente aos critérios definidos a seguir. Em defesa de um ponto de vista, o texto apresenta informações, fatos e opiniões relacionados ao tema, mas limitados aos argumentos dos textos motivadores e pouco organizados, ou seja, os argumentos estão pouco articulados, além de relacionados de forma pouco consistente ao ponto de vista defendido.

Competência 4

Demonstrar conhecimento dos mecanismos linguísticos necessários para a construção da argumentação.

Sua nota nessa competência foi: 180

Você atingiu aproximadamente 90% da pontuação prevista para a Competência 4, atendendo parcialmente aos critérios definidos a seguir. O participante articula bem as ideias, os argumentos, as partes do texto e apresenta repertório diversificado de recursos coesivos, sem inadequações.

Competência 5

Elaborar proposta de intervenção para o problema abordado, respeitando os direitos humanos.

Sua nota nessa competência foi: 140

Você atingiu aproximadamente 70% da pontuação prevista para a Competência 5, atendendo parcialmente aos critérios definidos a seguir. O participante elabora bem proposta de intervenção relacionada ao tema, decorrente da discussão desenvolvida no texto, articulada e abrangente, ainda que sem suficiente detalhamento.

#64171
Olá Marcele! Venho por meio desta, aconselhar e direcionar você para que perceba os pequenos erros ortográficos e repetições de palavras em alguns parágrafos. Um bom exemplo é o primeiro trecho onde você diz "Mariana Ferrer de 22 ano de idade relatou ter sido dopada, e então, dopada no beach clube". Notou? Você repetiu a palavra "dopada" duas vezes sem necessidade alguma, além é claro de esquecer do "S" na palavra "Ano". Você poderia começar da seguinte forma: " Mariana Ferrer,de 22 anos de idade relatou ter sido dopada no beach clube( *especifique se é uma balada,uma boate,um restaurante,entre outros,para melhor compreensão das informações, imagine que o leitor nem sempre terá conhecimento sobre o assunto,vai estar lendo pela primeira vez). De uma forma geral,vejo muito potencial em sua redação , gostaria de parabenizá-la! Continue produzindo outros textos, você logo alcançará um melhor aperfeiçoamento da escrita. Espero ter ajudado com críticas construtivas. 💙☺️
Pra que título?

“Não são as crises que mudam o[…]

cassiahso ; LariLuiz Oiii Vou corrigir sua[…]

Violência nos estádios de futebol

A origem da violência dentro das torcidas or[…]

Ei, desculpa pelo atraso com o retorno. Tenho fica[…]

Corrija seu texto agora mesmo, é de GRAÇA!

Novo aplicativo de correção gratuita para redação ENEM