• Avatar do usuário
Avatar do usuário
Por annibeassx
#78628
"Ensaio sobre a cegueira" retrata a invisibilidade de certos problemas da sociedade. Dessa maneira, a crítica de Soramago é verificada na questão do feminicídio no Brasil, visto que, muitas mulheres são alvos de mortes todos os dias e nada se é feito. Dessa maneira, é observável a consolidação de um grave problema que tem como causa o silenciamento e a negligência governamental, tal que a perduração desse cenário muito se deve a falta de discussão e a pouca importância dada em função Federal.

Nesse contexto, em primeira análise, a escassez de debate é um desafio presente no problema. Nesse sentido, Djamila Ribeiro explica que tirar uma situação da invisibilidade se faz necessária para que soluções sejam promovidas. No entanto, é possível observar que infelizmente, é evidente a pouca repercussão gerada para com esse assunto, tendo em vista de que atualmente, as mídias não abrem espaços para o diálogo sobre, sendo assim, muitas vezes não deixando abertura de ambiente para as então vítimas, que são por vezes, privadas de seu local de fala. Assim,  lamentavelmente, não facilitando que ações sejam concretizadas, tal que se faz oposto ao que Djamila Ribeiro afirma.

Em paralelo, de segunda análise, o mau gerenciamento em parte do governo, é um entrave no que tange à problemática. "O cidadão invisível" trata da desvalorização de certos indivíduos da sociedade. Nesse sentido, de fato, a afirmação de Dimenstein se consolida atualmente, pois é notório a falta de ação governamental em intervir sobre determinado acontecimento, visto que, no país em que vivemos, o feminicídio é considerado invisível para a federação brasileira, tomando em concepção as poucas pautas políticas abertas sobre a presente desvalorização do espaço feminicídio na insuficiência legislativa, no que se diz o direito da mulher, na intervenção do atentado contra essas pessoas.

    Em suma, faz-se imprescindível a tomada de medidas atenuantes no imbróglio abordado. Para isso, é preciso que as mídias de massa, com sua vasta influência, deve promover o entendimento da população sobre as mortes acometidas a mulheres, através de publicações nas redes sociais, de modo a punir indivíduos que pratiquem o feminicídio. Tal ação pode, ainda, ser transmitida nas médias televisivas.



Obs: Olá pessoal! a minha redação pode apresentar muitos erros, peço desculpas, pois não faz muito tempo que comecei a praticar e estudar redação. Obrigada!
Competência 1

Demonstrar domínio da norma da língua escrita.

Sua nota nessa competência foi: Redação ainda não pontuada

Competência 2

Compreender a proposta de redação e aplicar conceitos das várias áreas de conhecimento para desenvolver o tema, dentro dos limites estruturais do texto dissertativo-argumentativo.

Sua nota nessa competência foi: Redação ainda não pontuada

Competência 3

Selecionar, relacionar, organizar e interpretar informações, fatos, opiniões e argumentos em defesa de um ponto de vista.

Sua nota nessa competência foi: Redação ainda não pontuada

Competência 4

Demonstrar conhecimento dos mecanismos linguísticos necessários para a construção da argumentação.

Sua nota nessa competência foi: Redação ainda não pontuada

Competência 5

Elaborar proposta de intervenção para o problema abordado, respeitando os direitos humanos.

Sua nota nessa competência foi: Redação ainda não pontuada

São muitos os casos de impunidade do sistem[…]

Bom dia pessoal, JoaoPedro72 , muito obrigado p[…]

Agora que lembrei que não é poss&iac[…]

Esquecimento histórico

A Constituição Federal de 1988, docu[…]

Corrija seu texto agora mesmo, é de GRAÇA!

Novo aplicativo de correção gratuita para redação ENEM