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Por Liviazj
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 O nascimento de crianças dentro de unidades prisionais é um tema que reflete não apenas desafios legais, mas também questões sociais e humanitárias profundas. Essas crianças começam suas vidas em um ambiente adverso, onde enfrentam condições precárias e limitações severas em seu desenvolvimento integral. Esse cenário revisita uma série de dilemas e pontos urgentes que demandam atenção e soluções efetivas por parte da sociedade e das autoridades.  Sob esse viés, cabe ressaltar, em primeiro plano, é importante salientar o impacto direto no bem-estar físico e emocional dessas crianças. Nascer em uma cadeia implica, muitas vezes, acesso restrito a cuidados médicos adequados e condições de higiene precárias, o que pode comprometer seu desenvolvimento saudável desde os primeiros momentos de vida. A falta de um ambiente estimulante e seguro pode influenciar negativamente seu crescimento cognitivo e emocional, perpetuando um ciclo de desvantagens desde o nascimento.   A presença de crianças em ambientes penitenciários desafia os direitos fundamentais estabelecidos, especialmente no que diz respeito ao direito à proteção integral e ao convívio familiar adequado. A separação precoce de suas mães ou responsáveis também pode criar lacunas emocionais e sociais irreparáveis, afetando seu futuro relacionamento com a sociedade.   Somente políticas públicas robustas e do comprometimento com os direitos humanos básicos poderemos assegurar um futuro digno para essas crianças e combater ciclos de vulnerabilidade social.
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COMPETÊNCIA 1: Demonstrar domínio da norma da língua escrita.
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COMPETÊNCIA 2: Compreender a proposta de redação e aplicar conceitos das várias áreas de conhecimento para desenvolver o tema, dentro dos limites estruturais do texto dissertativo-argumentativo.
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COMPETÊNCIA 3: Selecionar, relacionar, organizar e interpretar informações, fatos, opiniões e argumentos em defesa de um ponto de vista.
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COMPETÊNCIA 4: Demonstrar conhecimento dos mecanismos linguísticos necessários para a construção da argumentação.
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COMPETÊNCIA 5: Elaborar proposta de intervenção para o problema abordado, respeitando os direitos humanos.
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