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#51180
No livro, Triste Fim de Policarpo Quaresma, é abordado a história do personagem Major Quaresma, uma homem que é mandado ao internato após propor ao ministro a mudança da língua portuguesa pelo Tupi Guarani. Entretanto, apesar da ficção ser datada por volta da década 10, a questão da valorização dos indígenas no Brasil do século xxi está presente desde bem antes de 110 anos, visto que o preconceito e a violência possui raízes amargas desde o período colonial. Sendo duas de suas causas: O olhar Imperialista colonizador europeu e a insuficiente valorização dos povos indígenas.
De certo, já afirmava o filósofo Voltair, que apesar de não concordar com o que o outro diz, é importante que haja liberdade de dize-lo. Porém, esta realidade é pouco presente hoje em dia, principalmente na colonização no Brasil. Com efeito, os portugueses se justificaram com ideias semelhantes a defendia pé antropologia evolutiva que pregava, que pregava a superioridade evolutiva de algumas civilizações sob outras por terem se organizando primeiro. Assim, subjugando os grupos nativos.
Em síntese, de acordo com a escritora Helen Keller, o resultado mais sublime da estação é a tolerância. Contudo, a valorização dos povos indígenas não é amplamente observada, mesmo com a lei sancionada de 2008 que obriga as escolas a difundir elementos da cultura deles. Dessa forma, acarretando na violência como é vista por exemplo, na retirada de terras dos indígenas. logo, quando não há educação o resultado é a intolerância.
Portanto, para que esta problemática seja minimizada, é necessário que o ministério da educação propicie por meio das escolas, palestras feitas por membros de comunidades indígenas que são educadores, afim de que os grupos tão atacados desde 1500 sejam devidamente respeitados e não inferiorizados, e ainda possam ter liberdade de viver mediante seus próprios costumes.
Competência 1

Demonstrar domínio da norma da língua escrita.

Sua nota nessa competência foi: Redação ainda não pontuada

Competência 2

Compreender a proposta de redação e aplicar conceitos das várias áreas de conhecimento para desenvolver o tema, dentro dos limites estruturais do texto dissertativo-argumentativo.

Sua nota nessa competência foi: Redação ainda não pontuada

Competência 3

Selecionar, relacionar, organizar e interpretar informações, fatos, opiniões e argumentos em defesa de um ponto de vista.

Sua nota nessa competência foi: Redação ainda não pontuada

Competência 4

Demonstrar conhecimento dos mecanismos linguísticos necessários para a construção da argumentação.

Sua nota nessa competência foi: Redação ainda não pontuada

Competência 5

Elaborar proposta de intervenção para o problema abordado, respeitando os direitos humanos.

Sua nota nessa competência foi: Redação ainda não pontuada

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