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Por Juia1818
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Em 1988, a sociedade conheceu uma das leis mais relevantes para a história da América Latina: A Constituição Federal, cujo texto garante a defesa de direitos sociais a todos. Entretanto, a falta de valorização do trabalho docente impede que os professores vivenciem o direito descrito no Art.206,v da Constituição - Valorização dos profissionais da educação escolar - que ocasiona alguns problemas.
Com efeito, para solucionar o impasse, há de se combater a omissão estatal e consolidar a valorização dos educadores.
Diante desse cenário, o conceito filosófico de contrato social, popularizado na Europa do século XVIII, diz respeito ao dever que o Estado tem - Ou deveria ter - de garantir direitos básicos aos indivíduos. Todavia, a falta de reconhecimento deixa claro que o contratualismo europeu não é uma realidade estendida aos docentes. Essa utopia se justifica pela carência de políticas públicas, como capacitação de profissionais e assistência psicológica voltados efetivamente para melhoria no ensino.
Ademais, quando a dignidade humana for uma prioridade no Brasil, a valorização do trabalho docente recebera o devido tratamento.
Conforme Dom Pedro II, "Se não fosse imperador, desejaria ser professor. Não conheço missão maior e mais nobre que a de dirigir as inteligências dos jovens e preparar os homens do futuro". Com essa perspectiva conseguimos reconhecer claramente a grande importância e influência que os educadores possuem na sociedade.
Portanto, para garantir o benefício previsto pela constituição federal, as escolas - responsáveis pela transformação social- devem estimular a população a solicitar melhorias em relação à valorização do trabalho docente, por meio de projetos pedagógicos, como palestras capazes de mobilizar o Estado e a sociedade.
Competência 1

Demonstrar domínio da norma da língua escrita.

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Competência 2

Compreender a proposta de redação e aplicar conceitos das várias áreas de conhecimento para desenvolver o tema, dentro dos limites estruturais do texto dissertativo-argumentativo.

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Competência 3

Selecionar, relacionar, organizar e interpretar informações, fatos, opiniões e argumentos em defesa de um ponto de vista.

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Competência 4

Demonstrar conhecimento dos mecanismos linguísticos necessários para a construção da argumentação.

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Competência 5

Elaborar proposta de intervenção para o problema abordado, respeitando os direitos humanos.

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