Em primeira instância, o docente é muitas vezes visto como dispensável na nossa sociedade. Durante o mandato presidencial de Getúlio Vargas, cristalizou-se no Brasil um modelo de ensino que aborda muitos conteúdos irrelevantes para a construção do cidadão. Ocorre que, mesmo após diversas reformulações nesse padrão, permanece dentro da população a visão de que o profissional da educação contribui de maneira insignificante - se contribuir - para a estruturação da sociedade. Logo, para que ocorra a valorização do trabalho docente, é necessário quebrar um dos maiores males contemporâneos: o preconceito.
Em segundo lugar, vale ressaltar o caráter de fulcralidade da educação dentro do contexto brasileiro. Durante sua vida, Paulo Freire - patrono da educação brasileira - defendeu o ensino como um instrumento apto de promover a transformação individual e social. Seguindo a tese do pedagogo, no Brasil - país fortemente marcado pela fraca educação -, é urgente a abrangência da formação escolar na população e, logo, é paradoxal deixar de lado o papel daqueles que ensinam. Portanto, reconhecer o trabalho docente é imprescindível para o desenvolvimento da sociedade.
Em frente ao evidenciado, percebe-se a importância do trabalho exercido pelos profissionais da educação. Por isso, a fim de promover o maior reconhecimento destes, o Ministério da Educação deve conscientizar a população acerca da relevância dos professores para a sociedade como um todo, isso se dará por meio de palestras e eventos que contem com a participação de estudantes e responsáveis. Desse modo, a profissão de educador, gradualmente, ganhará seu devido valor.
Demonstrar domínio da norma da língua escrita.
Sua nota nessa competência foi: 180
Você atingiu aproximadamente 90% da pontuação prevista para a Competência 1, atendendo parcialmente aos critérios definidos a seguir. O participante demonstra excelente domínio da modalidade escrita formal da língua portuguesa e de escolha de registro. Desvios gramaticais ou de convenções da escrita, neste nível, são aceitos somente como excepcionalidade e quando não caracterizam reincidência.
Compreender a proposta de redação e aplicar conceitos das várias áreas de conhecimento para desenvolver o tema, dentro dos limites estruturais do texto dissertativo-argumentativo.
Sua nota nessa competência foi: 200
Você atingiu aproximadamente 100% da pontuação prevista para a Competência 2, atendendo aos critérios definidos a seguir. O participante desenvolve o tema por meio de argumentação consistente, a partir de um repertório sociocultural produtivo e apresenta excelente domínio do texto dissertativo-argumentativo, ou seja, em seu texto, o tema é desenvolvido de modo consistente e autoral, por meio do acesso a outras áreas do conhecimento, com progressão fluente e articulada ao projeto do texto.
Selecionar, relacionar, organizar e interpretar informações, fatos, opiniões e argumentos em defesa de um ponto de vista.
Sua nota nessa competência foi: 140
Você atingiu aproximadamente 70% da pontuação prevista para a Competência 3, atendendo parcialmente aos critérios definidos a seguir. Em defesa de um ponto de vista, o texto apresenta informações, fatos e opiniões relacionados ao tema, de forma organizada, com indícios de autoria, ou seja, os argumentos, embora ainda possam ser previsíveis, estão organizados e relacionados de forma consistente ao ponto de vista defendido e ao tema proposto, e há indícios de autoria.
Demonstrar conhecimento dos mecanismos linguísticos necessários para a construção da argumentação.
Sua nota nessa competência foi: 180
Você atingiu aproximadamente 90% da pontuação prevista para a Competência 4, atendendo parcialmente aos critérios definidos a seguir. O participante articula bem as ideias, os argumentos, as partes do texto e apresenta repertório diversificado de recursos coesivos, sem inadequações.
Elaborar proposta de intervenção para o problema abordado, respeitando os direitos humanos.
Sua nota nessa competência foi: 180
Você atingiu aproximadamente 90% da pontuação prevista para a Competência 5, atendendo parcialmente aos critérios definidos a seguir. O participante elabora excelente proposta de intervenção, detalhada, relacionada ao tema e articulada à discussão desenvolvida no texto. Trata-se de redação cuja proposta de intervenção seja muito bem elaborada, relacionada ao tema, decorrente da discussão desenvolvida no texto, abrangente e bem detalhada.