Avatar do usuário
Por Tainara1109
Quantidade de postagens
#120101
Manoel de Barros, grande poeta pós-modernista, desenvolveu em suas obras uma "teologia do traste", cuja principal característica reside em dar valor ás situações frequentemente esquecidas ou ignoradas. Seguindo a lógica barrosiana, faz-se preciso, portanto, valorizar também a problemática da valorização dos desafios para a valorização do trabalho docente, que se encontra silenciada no Brasil. Nesse sentido, a fim de mitigar os males relativos a problemática, é importante analisar a negligência governamental e a má influência midiatica.
Diante desse cenário, é imperioso destacar a omissão estatal na problemática. Nesse sentido, para Jonh Locke, filósofo inglês, os cidadãos cedem sua confiança ao Estado, que, por outro lado, deve garantir os direitos básicos a ele. Todavia, a máquina pública rompe a tese de Locke ao nao ofertar propostas significativas que, potencialmente, objetivem assegurar o trabalho docente a plena efetivação dos seus direitos e deveres, a exemplo da criação de políticas públicas voltadas a programas sociais de educação de qualidade, além de medidas que visem melhorar as condições de segurança. Por conseguinte, tal displicência afeta diretamente o bem-estar desses indivíduos, levando-os a uma condição de invisibilidade. Logo, é urgente a adoção de uma nova conduta do Estado frente a esse contratempo.
Outrossim, é igualmente necessário discutir a respeito da negligência midiatica. Acerca disso, Zygmunt Bauman, sociólogo polonês, cunhou o termo "instituição zumbi" para denunciar instituições que, apesar de manterem sua essência, perderam a sua função social. Sob essa ótica, a crítica de Bauman pode ser associada á mídia, a qual, embora possua o papel fundamental de informar e de produzir conhecimento, age com descaso ao não promover a visibilidade do trabalho docente. Isso fica perceptível na quantidade irrisória de campanhas informativas que evidenciem movimentos sociais e educacional que tais cidadãos realizam em prol da cultura e da história da nação, colaborando, pois, para o esquecimento dessas pessoas. Nesse cenário, faz-se necessária uma mudança de postura das redes midiáticas.
Diante do exposto, é preciso mitigar os desafios para a valorização do trabalho docente na sociedade brasileira. Com vistas a isso, urge que o Estado- responsável pelo pleno funcionamento da sociedade, amplie a verba destinada a órgãos fiscalizadores que visem garantir os direitos dos docentes e para gastos em manutenção da segurança, a fim de, combater combater a desvalorização dos professores. Outrossim, a mídia deve criar debates acerca do reconhecimento dos educadores, com o fito de minimizar o problema.
Competência 1

Demonstrar domínio da norma da língua escrita.

Sua nota nessa competência foi: 200

Você atingiu aproximadamente 100% da pontuação prevista para a Competência 1, atendendo aos critérios definidos a seguir. O participante demonstra excelente domínio da modalidade escrita formal da língua portuguesa e de escolha de registro. Desvios gramaticais ou de convenções da escrita, neste nível, são aceitos somente como excepcionalidade e quando não caracterizam reincidência.

Competência 2

Compreender a proposta de redação e aplicar conceitos das várias áreas de conhecimento para desenvolver o tema, dentro dos limites estruturais do texto dissertativo-argumentativo.

Sua nota nessa competência foi: 80

Você atingiu aproximadamente 40% da pontuação prevista para a Competência 2, atendendo aos critérios definidos a seguir. O participante desenvolve o tema recorrendo à cópia de trechos dos textos motivadores ou apresenta domínio insuficiente do texto dissertativo-argumentativo, não atendendo à estrutura com proposição, argumentação e conclusão, ou seja, com essa pontuação, ou o tema da redação é desenvolvido a partir de considerações próximas ao senso comum ou muito próximas do que foi proposto nos textos motivadores, sem progressividade, ou ainda o texto apresenta domínio precário do tipo textual exigido, com poucas características de uma dissertação, ainda que se reconheça o tema proposto.

Competência 3

Selecionar, relacionar, organizar e interpretar informações, fatos, opiniões e argumentos em defesa de um ponto de vista.

Sua nota nessa competência foi: 80

Você atingiu aproximadamente 40% da pontuação prevista para a Competência 3, atendendo aos critérios definidos a seguir. Em defesa de um ponto de vista, o texto apresenta informações, fatos e opiniões relacionados ao tema, mas desorganizados ou contraditórios e limitados aos argumentos dos textos motivadores apresentados na proposta de redação.

Competência 4

Demonstrar conhecimento dos mecanismos linguísticos necessários para a construção da argumentação.

Sua nota nessa competência foi: 120

Você atingiu aproximadamente 60% da pontuação prevista para a Competência 4, atendendo aos critérios definidos a seguir. O participante articula de forma mediana as partes do texto com inadequações ou alguns desvios e apresenta repertório pouco diversificado de recursos coesivos.

Competência 5

Elaborar proposta de intervenção para o problema abordado, respeitando os direitos humanos.

Sua nota nessa competência foi: 200

Você atingiu aproximadamente 100% da pontuação prevista para a Competência 5, atendendo aos critérios definidos a seguir. O participante elabora excelente proposta de intervenção, detalhada, relacionada ao tema e articulada à discussão desenvolvida no texto. Trata-se de redação cuja proposta de intervenção seja muito bem elaborada, relacionada ao tema, decorrente da discussão desenvolvida no texto, abrangente e bem detalhada.

Similar Topics
Tópicos Estatísticas Última mensagem
0 Respostas 
166 Exibições
por Santanatto
Valorização do trabalho do docente
por brunaguirao    - In: Outros temas
0 Respostas 
104 Exibições
por brunaguirao
0 Respostas 
234 Exibições
por KauanSilvaM
0 Respostas 
783 Exibições
por hudson76
Valorização do trabalho docente
por Helofaniaca    - In: Outros temas
0 Respostas 
90 Exibições
por Helofaniaca
0 Respostas 
104 Exibições
por anninhanc
Valorização do trabalho docente
por Nayara668    - In: Outros temas
0 Respostas 
55 Exibições
por Nayara668
Valorização do trabalho docente
por Lari987    - In: Outros temas
12 Respostas 
337 Exibições
por Felipe082
A valorização do trabalho docente no Brasil
por Castru    - In: Outros temas
2 Respostas 
247 Exibições
por Lauany25
0 Respostas 
34 Exibições
por Juia1818
Enem 2023

A Constituição Federal de 1988, infl[…]

É comum vermos comerciais direcionados ao p[…]

As redes sociais podem ser usadas tanto para as co[…]

Corrija seu texto agora mesmo, é de GRAÇA!

Novo aplicativo de correção gratuita para redação ENEM