Diante desse cenário, é imperioso destacar a omissão estatal na problemática. Nesse sentido, para Jonh Locke, filósofo inglês, os cidadãos cedem sua confiança ao Estado, que, por outro lado, deve garantir os direitos básicos a ele. Todavia, a máquina pública rompe a tese de Locke ao nao ofertar propostas significativas que, potencialmente, objetivem assegurar o trabalho docente a plena efetivação dos seus direitos e deveres, a exemplo da criação de políticas públicas voltadas a programas sociais de educação de qualidade, além de medidas que visem melhorar as condições de segurança. Por conseguinte, tal displicência afeta diretamente o bem-estar desses indivíduos, levando-os a uma condição de invisibilidade. Logo, é urgente a adoção de uma nova conduta do Estado frente a esse contratempo.
Outrossim, é igualmente necessário discutir a respeito da negligência midiatica. Acerca disso, Zygmunt Bauman, sociólogo polonês, cunhou o termo "instituição zumbi" para denunciar instituições que, apesar de manterem sua essência, perderam a sua função social. Sob essa ótica, a crítica de Bauman pode ser associada á mídia, a qual, embora possua o papel fundamental de informar e de produzir conhecimento, age com descaso ao não promover a visibilidade do trabalho docente. Isso fica perceptível na quantidade irrisória de campanhas informativas que evidenciem movimentos sociais e educacional que tais cidadãos realizam em prol da cultura e da história da nação, colaborando, pois, para o esquecimento dessas pessoas. Nesse cenário, faz-se necessária uma mudança de postura das redes midiáticas.
Diante do exposto, é preciso mitigar os desafios para a valorização do trabalho docente na sociedade brasileira. Com vistas a isso, urge que o Estado- responsável pelo pleno funcionamento da sociedade, amplie a verba destinada a órgãos fiscalizadores que visem garantir os direitos dos docentes e para gastos em manutenção da segurança, a fim de, combater combater a desvalorização dos professores. Outrossim, a mídia deve criar debates acerca do reconhecimento dos educadores, com o fito de minimizar o problema.
Demonstrar domínio da norma da língua escrita.
Sua nota nessa competência foi: 200
Você atingiu aproximadamente 100% da pontuação prevista para a Competência 1, atendendo aos critérios definidos a seguir. O participante demonstra excelente domínio da modalidade escrita formal da língua portuguesa e de escolha de registro. Desvios gramaticais ou de convenções da escrita, neste nível, são aceitos somente como excepcionalidade e quando não caracterizam reincidência.
Compreender a proposta de redação e aplicar conceitos das várias áreas de conhecimento para desenvolver o tema, dentro dos limites estruturais do texto dissertativo-argumentativo.
Sua nota nessa competência foi: 80
Você atingiu aproximadamente 40% da pontuação prevista para a Competência 2, atendendo aos critérios definidos a seguir. O participante desenvolve o tema recorrendo à cópia de trechos dos textos motivadores ou apresenta domínio insuficiente do texto dissertativo-argumentativo, não atendendo à estrutura com proposição, argumentação e conclusão, ou seja, com essa pontuação, ou o tema da redação é desenvolvido a partir de considerações próximas ao senso comum ou muito próximas do que foi proposto nos textos motivadores, sem progressividade, ou ainda o texto apresenta domínio precário do tipo textual exigido, com poucas características de uma dissertação, ainda que se reconheça o tema proposto.
Selecionar, relacionar, organizar e interpretar informações, fatos, opiniões e argumentos em defesa de um ponto de vista.
Sua nota nessa competência foi: 80
Você atingiu aproximadamente 40% da pontuação prevista para a Competência 3, atendendo aos critérios definidos a seguir. Em defesa de um ponto de vista, o texto apresenta informações, fatos e opiniões relacionados ao tema, mas desorganizados ou contraditórios e limitados aos argumentos dos textos motivadores apresentados na proposta de redação.
Demonstrar conhecimento dos mecanismos linguísticos necessários para a construção da argumentação.
Sua nota nessa competência foi: 120
Você atingiu aproximadamente 60% da pontuação prevista para a Competência 4, atendendo aos critérios definidos a seguir. O participante articula de forma mediana as partes do texto com inadequações ou alguns desvios e apresenta repertório pouco diversificado de recursos coesivos.
Elaborar proposta de intervenção para o problema abordado, respeitando os direitos humanos.
Sua nota nessa competência foi: 200
Você atingiu aproximadamente 100% da pontuação prevista para a Competência 5, atendendo aos critérios definidos a seguir. O participante elabora excelente proposta de intervenção, detalhada, relacionada ao tema e articulada à discussão desenvolvida no texto. Trata-se de redação cuja proposta de intervenção seja muito bem elaborada, relacionada ao tema, decorrente da discussão desenvolvida no texto, abrangente e bem detalhada.