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Por Lipsaraiva
#53254
A Constituição Brasileira de 1988, assegura que a Saúde é direito de todos e dever do Estado. No entanto, na prática, tal garantia é deturpada, visto que o Sistema Único de Saúde (SUS) não tem sido abastecido com medicamentos, aparelhos e profissionais da área para um melhor aproveitamento. Logo faz-se necessário a análise dessa conjuntura, com o intuito de mitigar os entraves para a consolidação dos direitos constitucionais.

Em primeira análise vale destacar que, por meio da mídia, tornou-se conhecimento geral que o Brasil é um dos poucos países que possuem um sistema de saúde gratuito. Entretanto pela escassa de leitos e UTI's e a exacerbada demanda de pacientes, o SUS tornou-se precário, e reconhecido pela grande demora de atendimento.

Ademais, vale ressaltar que de acordo com o Helder Martins, ex-ministro da Saúde brasileiro, a saúde é um problema político. Nesse viés a falta de abastecimento de medicamentos, como também de equipamentos, torna-se consequência da falta de verbas disponibilizadas pelo Governo.

Verifica-se então a necessidade de ampliar o acesso aos medicamentos e eficazes aparelhos. Para isso faz-se imprescindível que o Ministério da Saúde crie um projeto de lei, que será entregue a câmara dos deputados. Tal projeto, terá a finalidade de aumentar as verbas disponíveis para a rede pública de saúde, beneficiando toda a sociedade. Assim torna-se possível a efetivação dos elementos elencados na Magna Carta.
Competência 1

Demonstrar domínio da norma da língua escrita.

Sua nota nessa competência foi: 160

Você atingiu aproximadamente 80% da pontuação prevista para a Competência 1, atendendo aos critérios definidos a seguir. O participante demonstra bom domínio da modalidade escrita formal da língua portuguesa e de escolha de registro, com poucos desvios gramaticais e de convenções da escrita, ou seja, apresenta um texto com boa estrutura sintática, com poucos desvios de pontuação, de grafia e de emprego do registro exigido.

Competência 2

Compreender a proposta de redação e aplicar conceitos das várias áreas de conhecimento para desenvolver o tema, dentro dos limites estruturais do texto dissertativo-argumentativo.

Sua nota nessa competência foi: 160

Você atingiu aproximadamente 80% da pontuação prevista para a Competência 2, atendendo aos critérios definidos a seguir. O participante desenvolve o tema por meio de argumentação consistente e apresenta bom domínio do texto dissertativo-argumentativo, com proposição, argumentação e conclusão. Embora ainda possa apresentar alguns problemas no desenvolvimento das ideias, o tema, em seu texto, é bem desenvolvido, com indícios de autoria e certa distância do senso comum demonstrando bom domínio do tipo textual exigido.

Competência 3

Selecionar, relacionar, organizar e interpretar informações, fatos, opiniões e argumentos em defesa de um ponto de vista.

Sua nota nessa competência foi: 120

Você atingiu aproximadamente 60% da pontuação prevista para a Competência 3, atendendo aos critérios definidos a seguir. Em defesa de um ponto de vista, o texto apresenta informações, fatos e opiniões relacionados ao tema, mas limitados aos argumentos dos textos motivadores e pouco organizados, ou seja, os argumentos estão pouco articulados, além de relacionados de forma pouco consistente ao ponto de vista defendido.

Competência 4

Demonstrar conhecimento dos mecanismos linguísticos necessários para a construção da argumentação.

Sua nota nessa competência foi: 160

Você atingiu aproximadamente 80% da pontuação prevista para a Competência 4, atendendo aos critérios definidos a seguir. O participante articula as partes do texto com poucas inadequações e apresenta repertório diversificado de recursos coesivos.

Competência 5

Elaborar proposta de intervenção para o problema abordado, respeitando os direitos humanos.

Sua nota nessa competência foi: 160

Você atingiu aproximadamente 80% da pontuação prevista para a Competência 5, atendendo aos critérios definidos a seguir. O participante elabora bem proposta de intervenção relacionada ao tema, decorrente da discussão desenvolvida no texto, articulada e abrangente, ainda que sem suficiente detalhamento.

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