Em primeira análise, é primordial destacar que a crescente desvalorização social do trabalho doméstico deriva da ineficácia do Poder Público, no que conceme à criação de mecanismos que coibam tais recorrências. Sob a perspectiva do filósofo contratudista Jonh Locke - o Estado foi criado por um pacto social com o intuito de assegurar os direitos fundamentais dos indivíduos e proporcionar relações harmônicas. Entretanto, é notório o rompimento desse contrato social no cenário hodierno brasileiro, visto que, devido á baixa de atuação das autoridades o trabalho doméstico ainda é desvalorizado e visto como algo sem valor pela sociedade brasileira.
Além disso, a herança escravista da profissão apresenta-se como outro desafio da problemática. De acordo com o Artigo 1 da Declaração Universal dos Direitos Humanos - todos os seres humanos nascem livres e iguais em dignidade e em direitos. Tal conceito abordado mostra-se presente no corpo social brasileiro, visto que, mesmo após o fim da escravidão mulheres negras ainda sofrem com a desigualdade social é más condições econômicas, carregando a herança escravista de seus antepassados, ainda enraizada no conceito ideológico da sociedade. O que consequentemente dificulta a valorização social do trabalho doméstico no corpo social brasileiro.
Infere-se portanto, a necessidade de mitigação dos entraves em prol da valorização do emprego doméstico no Brasil. Dessa maneira, cabe ao Governo, por meio de ONGs, criar projetos que mostrem a importância do trabalho doméstico na sociedade, com o objetivo de informar e incentivar a valorização da profissão, trazendo uma nova ideologia ao corpo social brasileiro. Dessa forma, poder-se á concretizar a "Utopia" de Mores na sociedade brasileira.
Demonstrar domínio da norma da língua escrita.
Sua nota nessa competência foi: Redação ainda não pontuada
Compreender a proposta de redação e aplicar conceitos das várias áreas de conhecimento para desenvolver o tema, dentro dos limites estruturais do texto dissertativo-argumentativo.
Sua nota nessa competência foi: Redação ainda não pontuada
Selecionar, relacionar, organizar e interpretar informações, fatos, opiniões e argumentos em defesa de um ponto de vista.
Sua nota nessa competência foi: Redação ainda não pontuada
Demonstrar conhecimento dos mecanismos linguísticos necessários para a construção da argumentação.
Sua nota nessa competência foi: Redação ainda não pontuada
Elaborar proposta de intervenção para o problema abordado, respeitando os direitos humanos.
Sua nota nessa competência foi: Redação ainda não pontuada