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Por Kawan10
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O emprego doméstico é, muitas vezes, relacionado com a escravidão pelo tamanho esforço nas atividades domésticas. Dito isso, o empregado que exerce essa função pode acabar sendo desvalorizado, dada essa herança escravista. Paralelamente, é um emprego que possui situações, nas quais, acabam sendo isoladas e silenciadas por serem realizadas em unidades domésticas. Nesse sentido, é evidente um problema, que tem como causas o preconceito da sociedade e o silenciamento.
Em primeiro lugar, o preconceito contra os empregados domésticos é um desafio. Na série "Elite", há uma escola chamada "Las Encinas". Nessa escola, há uma aluna que trabalha como empregada doméstica com sua mãe. Porém, a estudante possui vergonha de contar isso aos seus colegas pelo medo da exclusão social. Fora da alusão, essa ideia da ficção está presente na realidade, visto que há uma série de julgamentos sociais desvalorizando o empregado da área doméstica.
Em paralelo, o silenciamento é um obstáculo presente no problema. Segundo Djamila Ribeiro, é preciso tirar um problema da invisibilidade para que soluções sejam promovidas. Dessa forma, a atual situação do empregado doméstico deve receber mais destaque - economicamente e socialmente - para que, assim, os empregados domésticos sejam mais valorizados na sociedade brasileira.
Portanto, faz-se necessárias ações para intervir esse problema. Para isso, o Ministério do Trabalho deve promover a manutenção dos direitos assegurados aos empregados domésticos por meio de leis trabalhistas a fim de reverter o silenciamento como a filósofa Djamila Ribeiro diz. Tal ação pode, ainda, contar com a conscientização por meio das redes sociais para demonstrar a importância da do empregado doméstico a fim de valorizá-los na sociedade brasileira.
Competência 1

Demonstrar domínio da norma da língua escrita.

Sua nota nessa competência foi: 180

Você atingiu aproximadamente 90% da pontuação prevista para a Competência 1, atendendo parcialmente aos critérios definidos a seguir. O participante demonstra excelente domínio da modalidade escrita formal da língua portuguesa e de escolha de registro. Desvios gramaticais ou de convenções da escrita, neste nível, são aceitos somente como excepcionalidade e quando não caracterizam reincidência.

Competência 2

Compreender a proposta de redação e aplicar conceitos das várias áreas de conhecimento para desenvolver o tema, dentro dos limites estruturais do texto dissertativo-argumentativo.

Sua nota nessa competência foi: 200

Você atingiu aproximadamente 100% da pontuação prevista para a Competência 2, atendendo aos critérios definidos a seguir. O participante desenvolve o tema por meio de argumentação consistente, a partir de um repertório sociocultural produtivo e apresenta excelente domínio do texto dissertativo-argumentativo, ou seja, em seu texto, o tema é desenvolvido de modo consistente e autoral, por meio do acesso a outras áreas do conhecimento, com progressão fluente e articulada ao projeto do texto.

Competência 3

Selecionar, relacionar, organizar e interpretar informações, fatos, opiniões e argumentos em defesa de um ponto de vista.

Sua nota nessa competência foi: 200

Você atingiu aproximadamente 100% da pontuação prevista para a Competência 3, atendendo aos critérios definidos a seguir. Em defesa de um ponto de vista, o texto apresenta informações, fatos e opiniões relacionados ao tema proposto, de forma consistente e organizada, configurando autoria, ou seja, os argumentos selecionados estão organizados e relacionados de forma consistente com o ponto de vista defendido e com o tema proposto, configurando-se independência de pensamento e autoria.

Competência 4

Demonstrar conhecimento dos mecanismos linguísticos necessários para a construção da argumentação.

Sua nota nessa competência foi: 180

Você atingiu aproximadamente 90% da pontuação prevista para a Competência 4, atendendo parcialmente aos critérios definidos a seguir. O participante articula bem as ideias, os argumentos, as partes do texto e apresenta repertório diversificado de recursos coesivos, sem inadequações.

Competência 5

Elaborar proposta de intervenção para o problema abordado, respeitando os direitos humanos.

Sua nota nessa competência foi: 180

Você atingiu aproximadamente 90% da pontuação prevista para a Competência 5, atendendo parcialmente aos critérios definidos a seguir. O participante elabora excelente proposta de intervenção, detalhada, relacionada ao tema e articulada à discussão desenvolvida no texto. Trata-se de redação cuja proposta de intervenção seja muito bem elaborada, relacionada ao tema, decorrente da discussão desenvolvida no texto, abrangente e bem detalhada.

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