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O emprego doméstico é, muitas vezes, relacionado com a escravidão pelo tamanho esforço nas atividades domésticas. Dito isso, o empregado que exerce essa função pode acabar sendo desvalorizado, dada essa herança escravista. Paralelamente, é um emprego que possui situações, nas quais, acabam sendo isoladas e silenciadas por serem realizadas em unidades domésticas. Nesse sentido, é evidente um problema, que tem como causas o preconceito da sociedade e o silenciamento.
Em primeiro lugar, o preconceito contra os empregados domésticos é um desafio. Na série "Elite", há uma escola chamada "Las Encinas". Nessa escola, há uma aluna que trabalha como empregada doméstica com sua mãe. Porém, a estudante possui vergonha de contar isso aos seus colegas pelo medo da exclusão social. Fora da alusão, essa ideia da ficção está presente na realidade, visto que há uma série de julgamentos sociais desvalorizando o empregado da área doméstica.
Em paralelo, o silenciamento é um obstáculo presente no problema. Segundo Djamila Ribeiro, é preciso tirar um problema da invisibilidade para que soluções sejam promovidas. Dessa forma, a atual situação do empregado doméstico deve receber mais destaque - economicamente e socialmente - para que, assim, os empregados domésticos sejam mais valorizados na sociedade brasileira.
Portanto, faz-se necessárias ações para intervir esse problema. Para isso, o Ministério do Trabalho deve promover a manutenção dos direitos assegurados aos empregados domésticos por meio de leis trabalhistas a fim de reverter o silenciamento como a filósofa Djamila Ribeiro diz. Tal ação pode, ainda, contar com a conscientização por meio das redes sociais para demonstrar a importância da do empregado doméstico a fim de valorizá-los na sociedade brasileira.
Competência 1

Demonstrar domínio da norma da língua escrita.

Sua nota nessa competência foi: Redação ainda não pontuada

Competência 2

Compreender a proposta de redação e aplicar conceitos das várias áreas de conhecimento para desenvolver o tema, dentro dos limites estruturais do texto dissertativo-argumentativo.

Sua nota nessa competência foi: Redação ainda não pontuada

Competência 3

Selecionar, relacionar, organizar e interpretar informações, fatos, opiniões e argumentos em defesa de um ponto de vista.

Sua nota nessa competência foi: Redação ainda não pontuada

Competência 4

Demonstrar conhecimento dos mecanismos linguísticos necessários para a construção da argumentação.

Sua nota nessa competência foi: Redação ainda não pontuada

Competência 5

Elaborar proposta de intervenção para o problema abordado, respeitando os direitos humanos.

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Redação ENEM 2021

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