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#52338
"Ler e escrever são os super poderes do homem moderno". Vivemos num mundo comunicativo, tanto nos meios orais como nos escritos e visuais. O fato de que a comunicação e incetivo da mesma em suas variadas formas vem aumentando, principalmente pela crescente valorização da educação desde a infância, significa que o analfabetismo vem diminuindo, são processos que caminham juntos mas infelizmente não de forma equilibrada.
Não é de hoje que se sabe que o nível de analfabetismo no Brasil é grande, principalmente em regiões mais pobres e com infraestruturas mais baixas, afinal desde sempre a alfabetização esteve ligada a questões econômicas e sociais. Apesar desta triste realidade vemos que nos últimos anos a educação no Brasil tem tido uma maior valorização por parte dos brasileiros, do próprio povo. Talvez parte dessa motivação em buscar mais pela educação esteja na indignação e revolta por ver que o governo além de corrupto tem um grande descaso com a edução nacional e não dá a devida importância aos percentuais de alfabetização e analfabetismo no país que, para pleno século XXI, é uma vergonha.
Organizações e instituições que veem trabalhando e contribuindo para que o nível de alfabetização no Brasil cresça investem em projetos de incentivos e ajuda destinada às famílias e comunidades mais pobres para que estas tenham motivação e condições de dar início ou continuidade aos estudos.
Finalmente, é lastimável concluirmos que a população tem tido que tomar atitudes e partido de ações que cabem ao governo, porém, é também honroso reconhecer que tais ações não só têm contribuído para que os números de alfabetizados no país venha crescendo, como também significam a educação e alfabetização vêm ganhando mais olhares e recebendo a devida valorização, mesmo que aos poucos, cuidando não só do presente como também do futuro do país, em especial o educacional.
Competência 1

Demonstrar domínio da norma da língua escrita.

Sua nota nessa competência foi: 170

Você atingiu aproximadamente 90% da pontuação prevista para a Competência 1, atendendo parcialmente aos critérios definidos a seguir. O participante demonstra excelente domínio da modalidade escrita formal da língua portuguesa e de escolha de registro. Desvios gramaticais ou de convenções da escrita, neste nível, são aceitos somente como excepcionalidade e quando não caracterizam reincidência.

Competência 2

Compreender a proposta de redação e aplicar conceitos das várias áreas de conhecimento para desenvolver o tema, dentro dos limites estruturais do texto dissertativo-argumentativo.

Sua nota nessa competência foi: 140

Você atingiu aproximadamente 70% da pontuação prevista para a Competência 2, atendendo parcialmente aos critérios definidos a seguir. O participante desenvolve o tema por meio de argumentação consistente e apresenta bom domínio do texto dissertativo-argumentativo, com proposição, argumentação e conclusão. Embora ainda possa apresentar alguns problemas no desenvolvimento das ideias, o tema, em seu texto, é bem desenvolvido, com indícios de autoria e certa distância do senso comum demonstrando bom domínio do tipo textual exigido.

Competência 3

Selecionar, relacionar, organizar e interpretar informações, fatos, opiniões e argumentos em defesa de um ponto de vista.

Sua nota nessa competência foi: 160

Você atingiu aproximadamente 80% da pontuação prevista para a Competência 3, atendendo aos critérios definidos a seguir. Em defesa de um ponto de vista, o texto apresenta informações, fatos e opiniões relacionados ao tema, de forma organizada, com indícios de autoria, ou seja, os argumentos, embora ainda possam ser previsíveis, estão organizados e relacionados de forma consistente ao ponto de vista defendido e ao tema proposto, e há indícios de autoria.

Competência 4

Demonstrar conhecimento dos mecanismos linguísticos necessários para a construção da argumentação.

Sua nota nessa competência foi: 140

Você atingiu aproximadamente 70% da pontuação prevista para a Competência 4, atendendo parcialmente aos critérios definidos a seguir. O participante articula as partes do texto com poucas inadequações e apresenta repertório diversificado de recursos coesivos.

Competência 5

Elaborar proposta de intervenção para o problema abordado, respeitando os direitos humanos.

Sua nota nessa competência foi: 90

Você atingiu aproximadamente 50% da pontuação prevista para a Competência 5, atendendo parcialmente aos critérios definidos a seguir. O participante elabora, de forma mediana, pouco consistente, proposta de intervenção relacionada ao tema e articulada à discussão desenvolvida no texto.

Alguém pode corrigir, pfvr

A constituição federal de 1988, docu[…]

Primeiro de tudo, você está indo con[…]

Formas de representar o que se vê e expressa[…]

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