Nessa perspectiva, cabe destacar que a indiligência do governo potencializa a falta de saneamento adequado. Nesse sentido, segundo John Locke, célebre filósofo, afirma que o estado é responsável por garantir o bem-estar coletivo. Sob esse viés, é transparente que a falta de investimentos em tratamentos de água causa extremos danos para mais de 30 milhões de brasileiros. Desse modo, evidencia-se por parte do Estado, a ausência de políticas públicas suficientemente efetivas, deixando-a na condição inaceitável descrita por Locke.
Ademais, é visível que o silenciamento midiático é um fator determinante para a permanência da falta de coleta de esgoto no Brasil. A respeito desse contexto, é valido rememorar a ideia da filósofa Djamila Ribeiro, a qual explica que é preciso tirar uma situação da invisibilidade para que soluções sejam promovidas. Nessa lógica, percebe-se uma omissão no que se refere as discussões sobre as doenças causadas pela falta do saneamento básico, visto que tiveram mais de 41 mil internações por falhas de saneamento no

Portanto, é necessário haver uma intervenção diante a universalização do saneamento básico no Brasil. Para contornar esse problema, caberá ao Ministério do Desenvolvimento Regional, responsável pelo desenvolvimento regionais, investir na universalização do saneamento básico, por meio de recursos vindo do governo, acabando com os esgotos ao ar livre e tratando as águas, a fim de acabar com as doenças decorrentes de saneamentos inadequados. Além disso, a Associação Brasileira de Engenharia Sanitária e Ambiental deve dar palestras informando os cuidados que devem ser tomados aos que moram em lugares com falhas no saneamento. Assim, a realidade brasileira poderá se assemelhar mais a sociedade perfeita de More.
Demonstrar domínio da norma da língua escrita.
Sua nota nessa competência foi: 160
Você atingiu aproximadamente 80% da pontuação prevista para a Competência 1, atendendo aos critérios definidos a seguir. O participante demonstra bom domínio da modalidade escrita formal da língua portuguesa e de escolha de registro, com poucos desvios gramaticais e de convenções da escrita, ou seja, apresenta um texto com boa estrutura sintática, com poucos desvios de pontuação, de grafia e de emprego do registro exigido.
Compreender a proposta de redação e aplicar conceitos das várias áreas de conhecimento para desenvolver o tema, dentro dos limites estruturais do texto dissertativo-argumentativo.
Sua nota nessa competência foi: 200
Você atingiu aproximadamente 100% da pontuação prevista para a Competência 2, atendendo aos critérios definidos a seguir. O participante desenvolve o tema por meio de argumentação consistente, a partir de um repertório sociocultural produtivo e apresenta excelente domínio do texto dissertativo-argumentativo, ou seja, em seu texto, o tema é desenvolvido de modo consistente e autoral, por meio do acesso a outras áreas do conhecimento, com progressão fluente e articulada ao projeto do texto.
Selecionar, relacionar, organizar e interpretar informações, fatos, opiniões e argumentos em defesa de um ponto de vista.
Sua nota nessa competência foi: 200
Você atingiu aproximadamente 100% da pontuação prevista para a Competência 3, atendendo aos critérios definidos a seguir. Em defesa de um ponto de vista, o texto apresenta informações, fatos e opiniões relacionados ao tema proposto, de forma consistente e organizada, configurando autoria, ou seja, os argumentos selecionados estão organizados e relacionados de forma consistente com o ponto de vista defendido e com o tema proposto, configurando-se independência de pensamento e autoria.
Demonstrar conhecimento dos mecanismos linguísticos necessários para a construção da argumentação.
Sua nota nessa competência foi: 160
Você atingiu aproximadamente 80% da pontuação prevista para a Competência 4, atendendo aos critérios definidos a seguir. O participante articula as partes do texto com poucas inadequações e apresenta repertório diversificado de recursos coesivos.
Elaborar proposta de intervenção para o problema abordado, respeitando os direitos humanos.
Sua nota nessa competência foi: 200
Você atingiu aproximadamente 100% da pontuação prevista para a Competência 5, atendendo aos critérios definidos a seguir. O participante elabora excelente proposta de intervenção, detalhada, relacionada ao tema e articulada à discussão desenvolvida no texto. Trata-se de redação cuja proposta de intervenção seja muito bem elaborada, relacionada ao tema, decorrente da discussão desenvolvida no texto, abrangente e bem detalhada.