Envie sua redação para correção!
Regras do fórum: ⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀
🚫 Postar a mesma redação mais de uma vez = ban (não avisarei mais) 🚫
🚫 Não coloque avisos como: "corrijam minha redação" na parte do tema 🚫
  • Avatar do usuário
  • Avatar do usuário
  • Avatar do usuário
#35707
No documentário ´´Gig-uberização do trabalho´´,lançado em 2019,informa sobre os serviços prestados através das plataformas digitais em todo o mundo.Entretanto,no Brasil,essa técnica consiste no trabalho autônomo o qual está isento dos direitos trabalhistas,e nota-se também a desigualdade de gênero presente nesse modelo de serviço.Contudo,mesmo que esse modo de trabalho seja visto como um revezamento ao desemprego,observa-se um problema de precarização do trabalho a que esses indivíduos estão submetidos.
Cabe ressaltar,a princípio, que a crise econômica junto com o desemprego teve tamanha influência no acesso em trabalhos por aplicativos.A flexibilização dos regimes trabalhistas foi um dos argumentos principais da reforma trabalhista,visando o crescimento de vagas de emprego e elevando a economia.No entanto, mesmo com a estabilização econômica, houve um aumento de serviços por meio de plataformas digitais.Dessa maneira,com a carência de direitos trabalhistas e a falta de regulação,o trabalhador verifica-se sem suporte pela empresa contratante e ainda é punido ao ter uma avaliação ruim dada pelo cliente.
É importante abordar,também,a desigualdade de gênero que aflige as mulheres nesse modo de ocupação.Mesmo tendo que lidar com o assédio dos colegas de trabalho e clientes, as mulheres sofrem uma diferença salarial constante e ainda tem os serviços desvalorizados.Consoante a uma pesquisa feita nos EUA, as mulheres que são motoristas obtêm 7% de ganhos por hora a menos que os homens.Dessa forma, a figura feminina é a que mais suporta todo esse processo, tendo que trabalhar dobrado para garantir renda em casa e ainda passando por inconveniências,se desdobrando numa jornada dupla de ´´casa X trabalho´´.
Enfim, medidas devem ser tomadas para alterar o cenário atual.Para que isso ocorra, o Poder Legislativo deve proporcionar leis de regulamentação dos trabalhos prestados em plataformas digitais,através de regras que deverão ser seguidas pelas empresas e aplicação de multas se não forem cumpridas.Portanto,deve-se aderir aos direitos trabalhistas para garantir suportes aos trabalhadores e igualar os lucros e oportunidades de serviços entre homens e mulheres.
Competência 1

Demonstrar domínio da norma da língua escrita.

Sua nota nessa competência foi: 160

Você atingiu aproximadamente 80% da pontuação prevista para a Competência 1, atendendo aos critérios definidos a seguir. O participante demonstra bom domínio da modalidade escrita formal da língua portuguesa e de escolha de registro, com poucos desvios gramaticais e de convenções da escrita, ou seja, apresenta um texto com boa estrutura sintática, com poucos desvios de pontuação, de grafia e de emprego do registro exigido.

Competência 2

Compreender a proposta de redação e aplicar conceitos das várias áreas de conhecimento para desenvolver o tema, dentro dos limites estruturais do texto dissertativo-argumentativo.

Sua nota nessa competência foi: 160

Você atingiu aproximadamente 80% da pontuação prevista para a Competência 2, atendendo aos critérios definidos a seguir. O participante desenvolve o tema por meio de argumentação consistente e apresenta bom domínio do texto dissertativo-argumentativo, com proposição, argumentação e conclusão. Embora ainda possa apresentar alguns problemas no desenvolvimento das ideias, o tema, em seu texto, é bem desenvolvido, com indícios de autoria e certa distância do senso comum demonstrando bom domínio do tipo textual exigido.

Competência 3

Selecionar, relacionar, organizar e interpretar informações, fatos, opiniões e argumentos em defesa de um ponto de vista.

Sua nota nessa competência foi: 120

Você atingiu aproximadamente 60% da pontuação prevista para a Competência 3, atendendo aos critérios definidos a seguir. Em defesa de um ponto de vista, o texto apresenta informações, fatos e opiniões relacionados ao tema, mas limitados aos argumentos dos textos motivadores e pouco organizados, ou seja, os argumentos estão pouco articulados, além de relacionados de forma pouco consistente ao ponto de vista defendido.

Competência 4

Demonstrar conhecimento dos mecanismos linguísticos necessários para a construção da argumentação.

Sua nota nessa competência foi: 160

Você atingiu aproximadamente 80% da pontuação prevista para a Competência 4, atendendo aos critérios definidos a seguir. O participante articula as partes do texto com poucas inadequações e apresenta repertório diversificado de recursos coesivos.

Competência 5

Elaborar proposta de intervenção para o problema abordado, respeitando os direitos humanos.

Sua nota nessa competência foi: 120

Você atingiu aproximadamente 60% da pontuação prevista para a Competência 5, atendendo aos critérios definidos a seguir. O participante elabora, de forma mediana, pouco consistente, proposta de intervenção relacionada ao tema e articulada à discussão desenvolvida no texto.

#37202
Olá, @ml2020, vou corrigir a sua redação.

TEMA: A UBERIZAÇÃO NO MERCADO DE TRABALHO NO BRASIL

Legenda:
erro
correção/sugestão/questionamento
repetição
comentários
elementos da proposta de intervenção


No documentário ´´"Gig-uberização do trabalho"´´, lançado em 2019, informa sobre são retratados os serviços prestados através das plataformas digitais em todo o mundo.Entretanto, no Brasil, essa técnica consiste no trabalho autônomo, o qual está isento dos direitos trabalhistas,. e Além disso, nota-se também a desigualdade de gênero presente nesse modelo de serviço. Contudo, mesmo que esse modo de trabalho seja visto como um revezamento ao desemprego, observa-se um problema de precarização do trabalho a que esses indivíduos estão submetidos.
Comentários: Sua introdução ficou boa, porém, achei um pouco confusa. Além disso, não encontrei os seus argumentos.

Cabe ressaltar, a princípio, que a crise econômica, junto juntamente com o desemprego, teve tamanha influência no acesso em trabalhos por aplicativos. [conectivo] A flexibilização dos regimes trabalhistas foi um dos argumentos principais da reforma trabalhista, visando o crescimento de vagas de emprego e elevando a economia. No entanto, mesmo com a estabilização econômica, houve um aumento de serviços por meio de plataformas digitais. Dessa maneira,com a carência de direitos trabalhistas e a falta de regulação,o trabalhador verifica-se sem suporte pela empresa contratante e ainda é punido ao ter uma avaliação ruim dada pelo cliente.
Comentários: O tema central do parágrafo é a crise econômica e o desemprego, então, seu foco nesse parágrafo deve ser em explicar por que essa crise e o desemprego influenciam na procura por trabalhos por aplicativo. Você não explicou isso de forma clara, pois achei o seu parágrafo confuso.

É importante abordar, também, a desigualdade de gênero que aflige as mulheres nesse modo de ocupação. [conectivo] Mesmo tendo que lidar com o assédio dos colegas de trabalho e clientes, as mulheres sofrem uma diferença salarial constante e ainda tem têm os serviços desvalorizados. Consoante a uma pesquisa feita nos EUA, as mulheres que são motoristas obtêm 7% de ganhos por hora a menos que os homens[qual o ano da pesquisa?]. Dessa forma, a figura feminina é a que mais suporta todo esse processo, tendo que trabalhar dobrado para garantir renda em casa e ainda passando por inconveniências, se desdobrando numa jornada dupla de ´´"casa X trabalho"´´.
Comentários: Nesse parágrafo você tem que falar sobre a desigualdade de gêneros nesse modo de trabalho. Seu repertório diz que as mulheres motoristas recebem menos que os homens com a mesma ocupação, porém você não argumenta sobre isso. Por que as mulheres recebem menos? Isso é consequência do sistema patriarcal?

Enfim, medidas devem ser tomadas para alterar o cenário atual. Para que isso ocorra, o Poder Legislativo(agente) deve proporcionar leis de regulamentação dos trabalhos prestados em plataformas digitais(ação),através de regras que deverão ser seguidas pelas empresas e aplicação de multas se não forem cumpridas(meio). Portanto, deve-se aderir aos direitos trabalhistas para garantir suportes aos trabalhadores e igualar os lucros e oportunidades de serviços entre homens e mulheres.

Comentários: Sua proposta está incompleta, pois tem apenas 3 elementos válidos.

Espero que eu tenha te ajudado de alguma forma. Aguardo mais redações! ;)

A grande jogadora de futebol feminino Marta, quebr[…]

Promulgada pela ONU em 1948, a Declaraç&ati[…]

Humanização da ciência

Segundo Dalai Lama, monge budista tibetano “[…]

Democratização do desenvolvimento N[…]

Corrija seu texto agora mesmo, é de GRAÇA!

Novo aplicativo de correção gratuita para redação ENEM