Avatar do usuário
Por SofiaManu
Tempo de Registro Quantidade de postagens
#110903
No filme nacional "Central do Brasil", Dora é uma trabalhadora informal que obtém seu sustento escrevendo cartas para indivíduos analfabetos, na estação de metrô. De maneira análoga à situação de Dora, no cenário atual brasileiro, vê-se a quantidade de trabalhadores, que não possuem um contrato empregatício formal cresceu. Esse cenário, denominado "uberização do trabalho", apesar de (teoricamente) possibilitar uma maior liberdade para o operário, caracteriza uma precarização da sua situação laborativa. Nesse sentido, é necessário analisar e buscar soluções para esse entrave.
Em primeiro plano, entende-se que o trabalho "por conta própria" supostamente fornece mais flexibilidade para o trabalhador, pois este não estaria subordinado a um chefe ou empresa. No entanto, tal ideia não fica visível na prática, pois aqueles que trabalham de forma autônoma precisam se responsabilizar pelas manutenções e necessidades em seu serviço, como reparos em seus instrumentos de trabalho ou sua própria alimentação. Além disso, a remuneração que o trabalhador vai obter dependerá totalmente de seu desempenho na jornada de trabalho. Desse modo, fica evidente que, sendo seus "próprios chefes", trabalhadores informais não possuem tanta liberdade.
Ademais, a precarização das relações de trabalho toma forma com o aumento de operários informais. Nesse contexto, a ausência de uma legislação que assegure direitos aos trabalhadores nessa situação faz com que fiquem à mercê de possíveis acidentes, problemas de saúde ou outros imprevistos que não dependem da ação do indivíduo. Paralelamente, a instabilidade de seu vínculo empregatício e a inexistência de burocracias o deixam privado de direitos como auxílios ou previdência social. Assim, é possível notar que trabalhadores autônomos não se encontram assegurados, o que configura a precarização.
Portanto, é necessário intervir na questão. O Governo Federal- instituição de máxima autoridade-, em parceria com órgãos regulamentadores, deve criar programas de assistência (alimentação, saúde, seguros, etc.) aos trabalhadores informais, por meio de serviços digitais e físicos. Tal ação objetiva a resolução da falta de liberdade e da precarização dos serviços desses indivíduos. Espera-se, dessa forma, que a "uberização do trabalho" não mais seja um problema na sociedade, e que o serviços informais forneçam condições dignas para os cidadãos.
Competência 1

Demonstrar domínio da norma da língua escrita.

Sua nota nessa competência foi: Redação ainda não pontuada

Competência 2

Compreender a proposta de redação e aplicar conceitos das várias áreas de conhecimento para desenvolver o tema, dentro dos limites estruturais do texto dissertativo-argumentativo.

Sua nota nessa competência foi: Redação ainda não pontuada

Competência 3

Selecionar, relacionar, organizar e interpretar informações, fatos, opiniões e argumentos em defesa de um ponto de vista.

Sua nota nessa competência foi: Redação ainda não pontuada

Competência 4

Demonstrar conhecimento dos mecanismos linguísticos necessários para a construção da argumentação.

Sua nota nessa competência foi: Redação ainda não pontuada

Competência 5

Elaborar proposta de intervenção para o problema abordado, respeitando os direitos humanos.

Sua nota nessa competência foi: Redação ainda não pontuada

Avatar do usuário
Por Higorvaz
Tempo de Registro Quantidade de postagens Amigos
#110932
Olá, @SofiaManu! Irei corrigir aqui sua redação, porém, convém enfatizar que não sou profissional, por isso, é totalmente cabível que você discorde ou critique a correção! :mrgreen:



TIPO DE CORREÇÃO: ESTRUTURAL


INTRODUÇÃO

"No filme nacional "Central do Brasil", Dora é uma trabalhadora informal que obtém seu sustento escrevendo cartas para indivíduos analfabetos, na estação de metrô. De maneira análoga à situação de Dora, no cenário atual brasileiro, vê-se a quantidade de trabalhadores,1 que não possuem um contrato empregatício formal cresceu. Esse cenário, denominado "uberização do trabalho", apesar de (teoricamente)2 possibilitar uma maior liberdade para o operário, caracteriza uma precarização da sua situação laborativa. Nesse sentido, é necessário analisar e buscar soluções para esse entrave."3

1 - Vírgula desnecessária

2 - Esse parênteses poderia ser substituído, na minha opinião, por travessões ou mesmo isolado entre vírgulas. Deixaria seu texto mais bonito.

3 - Você introduz, por meio de um repertório sociocultural, o tema ao leitor. Além disso, é evidente a problematização requerida, mas, senti falta das Teses explicitas no final do parágrafo. Geralmente, as duas ideias que iremos desenvolver nos dois parágrafos de Desenvolvimento são colocadas no final da Introdução, para que o corretor já saiba do que você vai falar. De resto, bom parágrafo de Introdução! :mrgreen:



DESENVOLVIMENTO 1


"Em primeiro plano, entende-se que o trabalho "por conta própria" supostamente fornece mais flexibilidade para o trabalhador, pois este não estaria subordinado a um chefe ou empresa. No entanto, tal ideia não fica visível na prática, pois aqueles que trabalham de forma autônoma precisam se responsabilizar pelas manutenções e necessidades em seu serviço, como reparos em seus instrumentos de trabalho ou sua própria alimentação. Além disso, a remuneração que o trabalhador vai obter dependerá totalmente de seu desempenho na jornada de trabalho1. Desse modo, fica evidente que, sendo seus "próprios chefes", trabalhadores informais não possuem tanta liberdade."

Agora, falando da sua argumentação. Você, infelizmente, não usa de um repertório sociocultural para validar seu ponto de vista, o que é uma pena. Segundo, você explicitou o Problema (a suposta flexibilidade), disse suas Causas (a responsabilização), mas, não identifiquei a Consequência. Você diz sobre a remuneração, mas como isso é relevante para o texto? Isso seria um problema? Por quê isso seria um problema? Essa é sua consequência? Faltou desdobrar tal ideia para que sua argumentação fique coerente! :mrgreen:

Falando sobre gramática, parabéns! Não encontrei erros!



DESENVOLVIMENTO 2


"Ademais, a precarização das relações de trabalho toma forma com o aumento de operários informais. Nesse contexto, a ausência de uma legislação que assegure direitos aos trabalhadores nessa situação faz com que fiquem à mercê de possíveis acidentes, problemas de saúde ou outros imprevistos que não dependem da ação do indivíduo1. Paralelamente, a instabilidade de seu vínculo empregatício e a inexistência de burocracias o deixam privado de direitos como auxílios ou previdência social. Assim, é possível notar que trabalhadores autônomos não se encontram assegurados, o que configura a precarização."2

1 - Como assim "imprevistos que não dependem da ação do indivíduo"? Explique melhor, pois o corretor não pode ler sua mente! :lol:

2 - Falando de sua argumentação em geral nesse parágrafo. Aqui, também, senti falta de um repertório sociocultural, o que dificulta muito a nota na competência 2, que é justamente para isso. O trecho:

"instabilidade de seu vínculo empregatício"

Que ideia você quis passar com isso? Fiquei em dúvida com esse "vínculo", pois não encontrei relação disso no texto. Não consegui pegar sua razão. :|

Aqui, não consegui compreender muito bem a ideia. Você situou dois problemas? A falta de seguro, junto com as problemáticas que deixam os trabalhadores sem auxílio? Se sim, você deveria formular suas Causas e Consequências, o qual só foi aplicado no segundo problema, que acarreta na falta de auxílio.

Se não, prevejo que há uma Lacuna Argumentativa também. Devido esse segundo período estar jogando mais uma problemática no parágrafo, você não desenvolveu nem um nem outro adequadamente. Esse "Paralelamente" provavelmente é o culpado. Acho que você quis dizer "Por conseguinte", ou "Em consequência disso".

Por isso, esse parágrafo está parcialmente, expositivo. Você diz os Problemas, mas não as Consequências. Veja bem,

"a instabilidade de seu vínculo empregatício e a inexistência de burocracias o deixam privado de direitos como auxílios ou previdência social."

Ok, mas, quais os consequências disso?

"Nesse contexto, a ausência de uma legislação que assegure direitos aos trabalhadores nessa situação faz com que fiquem à mercê de possíveis acidentes, problemas de saúde ou outros imprevistos que não dependem da ação do indivíduo"

Certo, qual a causa disso? O desinteresse por parte do Estado em fazer essas legislações? Explique melhor a problemática.



PROPOSTA DE INTERVENÇÃO


A proposta de intervenção, para estar completa e ser premiada com a nota máxima, precisa somente resolver as teses e possuir os 5 itens obrigatórios:


"Portanto, é necessário intervir na questão. O Governo Federal1- instituição de máxima autoridade5-, em parceria com órgãos regulamentadores3, deve criar programas de assistência2 (alimentação, saúde, seguros, etc.)5 aos trabalhadores informais, por meio de serviços digitais e físicos3. Tal ação objetiva a resolução da falta de liberdade e da precarização dos serviços desses indivíduos4. Espera-se, dessa forma, que a "uberização do trabalho" não mais seja um problema na sociedade, e que o serviços informais forneçam condições dignas para os cidadãos."


1 - Agente identificado.

2 - Ação identificada.

3 - Meio/Modo identificado.

4 - Efeito/Finalidade identificado.

5 - Detalhamento identificado.


Parabéns, sua proposta está completa! :mrgreen:



Sua redação é muito boa, gramática impecável, apenas se atente ao uso de repertórios para enfatizar suas ideias, além de buscar esclarecer todos os pontos das suas argumentações, para que não haja lacunas e deixar seu ponto de vista superficial! :mrgreen: Obrigado e Boa Sorte! Qualquer insatisfação me marque novamente.

O importante não é acertar, e sim tentar. Existem aqueles que tentam, e aqueles que fracassam.
1
Avatar do usuário
Por SofiaManu
Tempo de Registro Quantidade de postagens
#110958
@Higorvaz, "o corretor não pode ler sua mente" kkkkk concordo plenamente, realmente preciso melhorar nessa questão da clareza das ideias e na argumentação. Muito obrigada!!
0
Similar Topics
Tópicos Estatísticas Última mensagem
1 Respostas 
196 Exibições
por mands12
0 Respostas 
150 Exibições
por rodriguees29
0 Respostas 
1007 Exibições
por gustavorodri
1 Respostas 
555 Exibições
por Gabys1a
0 Respostas 
274 Exibições
por Gabrielly19
0 Respostas 
237 Exibições
por Adii011
0 Respostas 
192 Exibições
por caionobre
0 Respostas 
3931 Exibições
por alunfjf
0 Respostas 
162 Exibições
por pedroGomes
4 Respostas 
349 Exibições
por Lyh0610

No mundo contemporâneo, e representado pela[…]

fluttershy lais458 KaioP366 Deivson123 […]

Igualdade de gênero

Em 2015, as Nações unidas reconhecer[…]

Corrija seu texto agora mesmo, é de GRAÇA!

Novo aplicativo de correção gratuita para redação ENEM