Em primeiro plano é necessário reconhecer que nos dias de hoje o trabalho para uma plataforma está se tornando uma solução para quem se encontra desempregado justo por ser comum o uso. De acordo com dados do Instituto Locomotiva, hoje existem 4 milhões de brasileiros que trabalham nessa modalidade. Em comparação 17 milhões recorrem regularmente ao uso de tais aplicativos. Nessa perspectiva, percebe-se a uberização se transformou em uma parte necessária da sociedade de hoje, tantos para os funcionários quanto para os clientes e deve continuar como tal.
Além disso, é necessário se atentar aos problemas nessa questão. Um deles é a falta de legislação, pois se tratando de um trabalho é justo que os funcionários tenham seus devidos direitos. No entanto, isso não se aplica sobre os trabalhadores dessa área, visto que, eles não possuem plano de saúde, férias, aposentadoria ou qualquer direito trabalhista. Assim, é certo afirmar que a omissão governamental e a postura das empresas-aplicativo contribuem para tal problemática. O governo por não haver regularização de leis e, por consequência, cabe as empresas-aplicativo decidir o que é ou não direito do funcionário.
Portanto, com a finalidade de solucionar os problemas do fenômeno da uberização que são enfrentados por seus trabalhadores, então o governo deve intervir sobre as empresas-aplicativos, que por sua vez devem registrar esses trabalhadores como funcionários da instituição e, assim, os garantir seus merecidos direitos trabalhistas e uma carteira assinada. Logo, resolvendo de maneira eficaz os problemas da uberização do mercado de trabalho no Brasil.
Demonstrar domínio da norma da língua escrita.
Sua nota nessa competência foi: 180
Você atingiu aproximadamente 90% da pontuação prevista para a Competência 1, atendendo parcialmente aos critérios definidos a seguir. O participante demonstra excelente domínio da modalidade escrita formal da língua portuguesa e de escolha de registro. Desvios gramaticais ou de convenções da escrita, neste nível, são aceitos somente como excepcionalidade e quando não caracterizam reincidência.
Compreender a proposta de redação e aplicar conceitos das várias áreas de conhecimento para desenvolver o tema, dentro dos limites estruturais do texto dissertativo-argumentativo.
Sua nota nessa competência foi: 140
Você atingiu aproximadamente 70% da pontuação prevista para a Competência 2, atendendo parcialmente aos critérios definidos a seguir. O participante desenvolve o tema por meio de argumentação consistente e apresenta bom domínio do texto dissertativo-argumentativo, com proposição, argumentação e conclusão. Embora ainda possa apresentar alguns problemas no desenvolvimento das ideias, o tema, em seu texto, é bem desenvolvido, com indícios de autoria e certa distância do senso comum demonstrando bom domínio do tipo textual exigido.
Selecionar, relacionar, organizar e interpretar informações, fatos, opiniões e argumentos em defesa de um ponto de vista.
Sua nota nessa competência foi: 120
Você atingiu aproximadamente 60% da pontuação prevista para a Competência 3, atendendo aos critérios definidos a seguir. Em defesa de um ponto de vista, o texto apresenta informações, fatos e opiniões relacionados ao tema, mas limitados aos argumentos dos textos motivadores e pouco organizados, ou seja, os argumentos estão pouco articulados, além de relacionados de forma pouco consistente ao ponto de vista defendido.
Demonstrar conhecimento dos mecanismos linguísticos necessários para a construção da argumentação.
Sua nota nessa competência foi: 160
Você atingiu aproximadamente 80% da pontuação prevista para a Competência 4, atendendo aos critérios definidos a seguir. O participante articula as partes do texto com poucas inadequações e apresenta repertório diversificado de recursos coesivos.
Elaborar proposta de intervenção para o problema abordado, respeitando os direitos humanos.
Sua nota nessa competência foi: 100
Você atingiu aproximadamente 50% da pontuação prevista para a Competência 5, atendendo parcialmente aos critérios definidos a seguir. O participante elabora, de forma mediana, pouco consistente, proposta de intervenção relacionada ao tema e articulada à discussão desenvolvida no texto.