Durante o Império Romano, o saber político da plebe passou a incomodar o governo. Diante à isso, foi implantada a política do "Pão e Circo", que consistia em distrair a população em relação à realidade. Semelhantemente, as telenovelas podem assumir o mesmo papel de alienação da nação.
Percebe-se que, ao escolher uma novela ao invés de um informativo, o que é concreto fica para trás e as tramas fantasiosas confundem o telespectador por se passarem em cenários similares aos reais.
Para que essa alienação ocorra, não é preciso muito. Uma vez que as emissoras produzem o universo que quiserem, a audiência tende a comparar a ficção ao que é verdadeiro, tratando os problemas da "telinha" como parte do ambiente em que vivem.
Em síntese, o que deveria ser levado apenas como passatempo, acaba invadindo o campo político-social e promovendo a manipulação do público.
Competência 1

Demonstrar domínio da norma da língua escrita.

Sua nota nessa competência foi: 200

Você atingiu aproximadamente 100% da pontuação prevista para a Competência 1, atendendo aos critérios definidos a seguir. O participante demonstra excelente domínio da modalidade escrita formal da língua portuguesa e de escolha de registro. Desvios gramaticais ou de convenções da escrita, neste nível, são aceitos somente como excepcionalidade e quando não caracterizam reincidência.

Competência 2

Compreender a proposta de redação e aplicar conceitos das várias áreas de conhecimento para desenvolver o tema, dentro dos limites estruturais do texto dissertativo-argumentativo.

Sua nota nessa competência foi: 140

Você atingiu aproximadamente 70% da pontuação prevista para a Competência 2, atendendo parcialmente aos critérios definidos a seguir. O participante desenvolve o tema por meio de argumentação consistente e apresenta bom domínio do texto dissertativo-argumentativo, com proposição, argumentação e conclusão. Embora ainda possa apresentar alguns problemas no desenvolvimento das ideias, o tema, em seu texto, é bem desenvolvido, com indícios de autoria e certa distância do senso comum demonstrando bom domínio do tipo textual exigido.

Competência 3

Selecionar, relacionar, organizar e interpretar informações, fatos, opiniões e argumentos em defesa de um ponto de vista.

Sua nota nessa competência foi: 80

Você atingiu aproximadamente 40% da pontuação prevista para a Competência 3, atendendo aos critérios definidos a seguir. Em defesa de um ponto de vista, o texto apresenta informações, fatos e opiniões relacionados ao tema, mas desorganizados ou contraditórios e limitados aos argumentos dos textos motivadores apresentados na proposta de redação.

Competência 4

Demonstrar conhecimento dos mecanismos linguísticos necessários para a construção da argumentação.

Sua nota nessa competência foi: 80

Você atingiu aproximadamente 40% da pontuação prevista para a Competência 4, atendendo aos critérios definidos a seguir. O participante apresenta repertório limitado de recursos coesivos e articula as partes do texto de forma insuficiente, com muitas inadequações, o que compromete a organização das ideias.

Competência 5

Elaborar proposta de intervenção para o problema abordado, respeitando os direitos humanos.

Sua nota nessa competência foi: 40

Você atingiu aproximadamente 20% da pontuação prevista para a Competência 5, atendendo aos critérios definidos a seguir. O participante apresenta proposta de intervenção vaga, precária, frágil, superficial, ou relacionada apenas ao assunto, de forma tangencial ao tema, isto é, sem se ater ao recorte temático solicitado.

Oi, Isa!
1° atente-se à estrutura da redação.

Durante o Império Romano, o saber político da plebe passou a incomodar o governo. Diante à isso, foi implantada a política do "Pão e Circo", que consistia em distrair a população em relação à realidade. Semelhantemente, as telenovelas podem assumir o mesmo papel de alienação da nação.
📝INTRODUÇÃO: 1° PARÁGRAFO📝
✅Você escreve muito bem, o que já é um bom começo.
Você apresentou um repertório no início e o associou com o tema.
❌Acho que poderia deixar sua tese mais clara falando que isso é um problema.
❌Faltou o "spoiler" dos seus argumentos. Sobre o que você vai falar nos desenvolvimentos?

✍🏾DESENVOLVIMENTO
Percebe-se que, ao escolher uma novela ao invés de um informativo, o que é concreto fica para trás e as tramas fantasiosas confundem o telespectador por se passarem em cenários similares aos reais.
✅Você apresentou seu argumento 1.
❌Como assim confundem os telespectadores? Certifique - se de desenvolver todas as informações do seu texto.

✍🏾Sugestão: Explique como isso ocorre e tente provar com um repertório. Ademais, seria legal se no mesmo parágrafo você falasse sobre uma consequência bem explicadinha. Feche seu parágrafo com marca de autoria. Diga na 3° pessoa o que você pensa sobre tudo o que você disse até aquele momento. ✍🏾

🙂É bom fazer dois desenvolvimentos para o Enem, ok?🙂

📝CONCLUSÃO 📝

✍🏾Creio que seria sua conclusão 👆🏽. A conclusão do Enem tem que ter: agente ( quem vai fazer o quê? ) , meio ( o que vai ser feito ?) , modo ( como vai ser feito ) finalidade ( para quê?) detalhamento ( explique alguma coisinha 👆🏽👆🏽👆🏽 , por exemplo, detalhe o agente ou meio ).

✍🏾Em síntese, o que deveria ser levado apenas como passatempo, acaba invadindo o campo político-social e promovendo a manipulação do público.✍🏾
Acho que em outros textos ficaria ótimo esse final, mas na redação não.

💖OPINIÃO: Estude a estrutura de cada parágrafo da redação: introdução, desenvolvimento e conclusão. Estude coesão e coerência também. Pesquise sobre marca de autoria e leia algumas redações nota mil !💖

Com estudo e esforço tu chega lá! Bons estudos!!🤗🤗🤗
Isabelaisa12 escreveu:@Gi69 @vitoriaca

Olá, sei que vocês tem bastante pedidos de correção, mas se puderem passar por aqui, por favor! É minha primeira redação no fórum e queria saber oque eu posso melhorar.
Ei, Isa!
Então, vi a correção da Gi e vou complementar com umas diquinhas de estrutura de redação.
Veja só:
ps: não existe uma quantidade exata de linhas por parágrafo, mas eu gosto de ter um padrão. Vai de você! Vou apenas recomendar.
---/// INTRODUÇÃO (6 linhas)
- Contextualização: citação/alusão sobre o tema.
- Tese: o que a contextualização tem a ver com o tema?
- Argumentação/Encaminhamento: expor as problemáticas (2) que serão abordadas nos desenvolvimentos.

---/// DESENVOLVIMENTO 1 E 2 (18 linhas - 9 para cada)
- Apresentação do argumento: se aprofunda mais na tese citada na introdução
- Desenvolvimento da ideia: fundamentação, provas de que sua tese está correta
- Fechamento: indignação daquele problema citado.

---/// CONCLUSÃO (6 linhas)
- Sempre que for fazer uma proposta de intervenção, observe os 5 elementos exigidos. São eles:
1. AGENTE: quem vai tomar a iniciativa para resolver o impasse? (cabe a/ao)
2. AÇÃO: o que vai ser feito para resolver o problema?
3. MODO/MEIO: qual a maneira que vai ser utilizada pelo agente (por meio de/através de)
4. DETALHAMENTO: especificar alguma parte para convencer
5. FINALIDADE: qual a consequência terá após a resolução dos problemas citados. (a fim de/com a finalidade de).
@Isabelaisa12, dê uma olhadinha em alguma das minhas correções, para entender como essas estruturas são aplicadas manualmente :D.

Abraço, flor!

Oi. Ainda hoje eu tento corrigir sua redaç[…]

Spayke , Oi bom dia, eu como só sou um es[…]

oi gente, bom dia esperam que estejam bem quando t[…]

Sabemos que a meritocracia na sociedade brasileira[…]

Corrija seu texto agora mesmo, é de GRAÇA!

Novo aplicativo de correção gratuita para redação ENEM