É relevante abordar, primeiramente, que atitudes agressivas são mostradas constantemente nas mídias, seja em novelas e noticiários, seja em desenhos infantis. Nesse viés, é fundamental destacar a animação "Pica-Pau", a qual um pássaro travesso aparece portando armas e agredindo outros personagens. Sob essa perspectiva, embora o desenho pareça inofensivo, acaba estimulando crianças e adolescentes, mesmo que de maneira implícita, a praticarem violência. Sendo assim, é indiscutível que a presença de agressões na televisão influencia o comportamento dos jovens.
Além disso, ações violentas nos programas televisivos, infelizmente, afetam o bem-estar social. Sob essa ótica, segundo o empresário americano Steve Jobs, o mundo é movido pela tecnologia, sendo a mídia uma dessas inovações tecnológicas. No entanto, apesar da importância desse desenvolvimento na atualidade, nota-se que a superexposição da violência faz com que os indivíduos imitem tal comportamento na sociedade. Desse modo, é alarmante que, no Brasil, um país signatário dos Direitos Humanos, existam cidadãos que desrespeitam as leis constitucionais devido à influência midiática que recebem diariamente, resultando em brigas e crimes.
Fica evidente, portanto, que a violência mostrada nas mídias é um entrave o qual precisa ser combatido no Brasil. Dessa forma, cabe às emissoras de televisão, responsáveis pela programação exibida, evitar a exposição de cenas violentas durante o dia, por meio de fiscalizações, a fim de não influenciar negativamente os cidadãos, principalmente as crianças. Espera-se, com isso, promover a cidadania e a eficácia da Constituição Brasileira.
Demonstrar domínio da norma da língua escrita.
Sua nota nessa competência foi: Redação ainda não pontuada
Compreender a proposta de redação e aplicar conceitos das várias áreas de conhecimento para desenvolver o tema, dentro dos limites estruturais do texto dissertativo-argumentativo.
Sua nota nessa competência foi: Redação ainda não pontuada
Selecionar, relacionar, organizar e interpretar informações, fatos, opiniões e argumentos em defesa de um ponto de vista.
Sua nota nessa competência foi: Redação ainda não pontuada
Demonstrar conhecimento dos mecanismos linguísticos necessários para a construção da argumentação.
Sua nota nessa competência foi: Redação ainda não pontuada
Elaborar proposta de intervenção para o problema abordado, respeitando os direitos humanos.
Sua nota nessa competência foi: Redação ainda não pontuada