Sob esse viés, em 2020, iniciou a pandemia do novo coronavírus (COVID-19), onde intensificou à utilização de ferramentas digitais, devido o isolamento social. Certamente, essas ferramentas impediram que importantes atividades parassem. Como disse Steve Jobs, fundador da Apple, “A tecnologia move o mundo”. No entanto, o que preocupa os especialistas é os problemas que podem surgir através dessa substituição. Afinal, durante uma pandemia e o isolamento obrigatório, é possível originar ansiedade, obtendo um desgaste emocional.
Outro ponto importante, em alguns casos, uma vez que ocorre a substituição do contato social, é possível que a tecnologia seja uma forma de fugir da realidade, por problemas familiares e problemas já existentes na sociedade. Certamente, surge uma dependência desse uso, ocasionando dificuldade nas interações físicas.
Além disso, o cenário pandêmico vivido atualmente, por mais que a tecnologia impedisse a paralisação do mundo, nem todos possuem o acesso ao âmbito tecnológico. Grande parte da população brasileira, não tem acesso a Internet, concedendo um acesso limitado para muitos e dificultando, principalmente, para os alunos das escolas públicas.
Dessa forma, apesar da grande influência que a tecnologia possui, existem pontos negativos que ainda persistem na sociedade. Sendo assim, é indispensável as estratégias para resolução dessas problemáticas. Cabe ao governo, através de campanhas, disseminar informações importantes sobre a utilização da tecnologia, apresentando outras atividades fora dos aparelhos tecnológicos, e claro, juntamente com o ministério da Ciência, Tecnologia e Inovação, gerar o acesso para todos.
Demonstrar domínio da norma da língua escrita.
Sua nota nessa competência foi: Redação ainda não pontuada
Compreender a proposta de redação e aplicar conceitos das várias áreas de conhecimento para desenvolver o tema, dentro dos limites estruturais do texto dissertativo-argumentativo.
Sua nota nessa competência foi: Redação ainda não pontuada
Selecionar, relacionar, organizar e interpretar informações, fatos, opiniões e argumentos em defesa de um ponto de vista.
Sua nota nessa competência foi: Redação ainda não pontuada
Demonstrar conhecimento dos mecanismos linguísticos necessários para a construção da argumentação.
Sua nota nessa competência foi: Redação ainda não pontuada
Elaborar proposta de intervenção para o problema abordado, respeitando os direitos humanos.
Sua nota nessa competência foi: Redação ainda não pontuada