Por Kaylany
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A constituição Federal de 1988, documento jurídico mais importante do país, prevê em seu artigo 5 o direito à igualdade e liberdade como inerente a todo cidadão brasileiro. Conquanto, tal prorrogativa não tem se reverberado com ênfase na prática quando se observa a submissão feminina na sociedade, dificultando, deste modo, a universalização desse direito social tão importante. Diante dessa perspectiva, faz-se análise dos fatores que favorecem esse quadro.
Em primeira análise, deve-se ressaltar a ausência de medidas governamentais para combater o problema. Nesse sentido, tal falha vem permeando a sociedade e culmimando em outros problemas, como o assédio, abuso sexual e ao feminicídio. Segundo as idéias do filósofo John Locke, configura-se como uma violação do "contrato social", já que o estado não cumpre sua função de garantir que os cidadãos desfrutem de direitos imprescindíveis, como a igualdade e a liberdade, o que infelizmente é evidente no país.
Ademais, é fundamental apontar a negligência governamental como impulsionador do problema no Brasil. Segundo Pitágoras, matemático grego, "Eduquem as crianças e não será necessário castigar os Homens", uma vez que crescemos com o ideal de a figura feminina ser submissa à masculina. Logo, é inadimissível que esse cenário continue a perdurar.
Portanto, há a necessidade de se combater esses obstáculos. Para isso, é indispensável que o Ministério da Educação junto ao Ministério dos Direitos Humanos, atuem por intermédio de debates, atividades colaborativas em escolas acerca do tema, além de desenvolverem programas de conscientização para a população sobre a igualdade dos dois gêneros. Assim, torna-se possível a construção de uma sociedade permeada pela efetivação dos elementos elencados na carta magna.
Competência 1

Demonstrar domínio da norma da língua escrita.

Sua nota nessa competência foi: Redação ainda não pontuada

Competência 2

Compreender a proposta de redação e aplicar conceitos das várias áreas de conhecimento para desenvolver o tema, dentro dos limites estruturais do texto dissertativo-argumentativo.

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Competência 3

Selecionar, relacionar, organizar e interpretar informações, fatos, opiniões e argumentos em defesa de um ponto de vista.

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Competência 4

Demonstrar conhecimento dos mecanismos linguísticos necessários para a construção da argumentação.

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Competência 5

Elaborar proposta de intervenção para o problema abordado, respeitando os direitos humanos.

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