Envie sua redação para correção!
Regras do fórum: ⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀
🚫 Postar a mesma redação = ban (não avisarei mais) 🚫
🚫 Não coloque avisos como "corrijam minha redação" na parte do tema 🚫
  • Avatar do usuário
#59277
Ao redigir seu texto, aborde, necessariamente, os seguintes aspectos:
• a responsabilidade do poder público na condução da segurança;
• o papel de cada cidadão na efetivação da segurança;
• a importância da polícia na execução da segurança pública.

A segurança pública, contemplada pela Constituição Federal de 1988 (CF/88), é um dos assuntos de maior importância no Brasil, tornando-se um objetivo do Estado e da sociedade em geral. Nesse contexto, é importante ressaltar a responsabilidade do poder público em sua condução; elencar o papel de cada cidadão na efetivação da segurança; e destacar a importância da polícia em sua execução.
Primeiramente, é necessário abordar sobre a responsabilidade do poder público na condução da segurança pública. O Estado, ao garantir em sua carta magna a segurança coletiva, tem o dever de efetivá-la por meio de ações de políticas públicas e de seus órgãos e agentes de caráter policial com o intuito de preservar o equilíbrio e a paz nas relações sociais. Desse modo, assegurando à sociedade seu direito de se sentir segura e dando concretude ao que foi estabelecido na CF/88 referente à segurança.
Posteriormente, é importante elencar o papel de cada cidadão na efetivação da segurança pública. De acordo com a CF/88, a segurança pública é de responsabilidade de todos. Assim, quando há a participação da população e dos indivíduos, como, por exemplo, em realização de denúncias, anônimas ou não, permite que órgãos de segurança consigam coibir e prevenir a criminalidade no país, gerando impacto positivo na diminuição da violência.
Ainda, é imprescindível destacar a importância da polícia na execução da segurança pública. A União, os Estados, os Municípios e o Distrito Federal dispõem da força policial como executor das políticas públicas de segurança, de forma preventiva ou repressiva, protegendo diretamente os direitos individuais e coletivos, como o direito à vida, à liberdade, à segurança, entre tantos outros elencados pela CF/88. Dessa forma, a atuação da polícia está intimamente ligada à preservação da ordem pública e a incolumidade da sociedade.
Portanto, é notável que a segurança pública está diretamente relacionada a uma ação conjunta. Desse modo, o Estado – por meio de leis, seus órgãos e agentes de segurança coletiva – a sociedade e os indivíduos possuem responsabilidade dividida, cada um em sua proporção, no estabelecimento, manutenção e eficácia da segurança pública.
Competência 1

Demonstrar domínio da norma da língua escrita.

Sua nota nessa competência foi: Redação ainda não pontuada

Competência 2

Compreender a proposta de redação e aplicar conceitos das várias áreas de conhecimento para desenvolver o tema, dentro dos limites estruturais do texto dissertativo-argumentativo.

Sua nota nessa competência foi: Redação ainda não pontuada

Competência 3

Selecionar, relacionar, organizar e interpretar informações, fatos, opiniões e argumentos em defesa de um ponto de vista.

Sua nota nessa competência foi: Redação ainda não pontuada

Competência 4

Demonstrar conhecimento dos mecanismos linguísticos necessários para a construção da argumentação.

Sua nota nessa competência foi: Redação ainda não pontuada

Competência 5

Elaborar proposta de intervenção para o problema abordado, respeitando os direitos humanos.

Sua nota nessa competência foi: Redação ainda não pontuada

A constituição federal de 1988, docu[…]

Violência doméstica

Agressão a Maria da Penha Vemos que atualm[…]

Obesidade no Brasil

Segundo dados do IBGE, em 2019 um quarto da popula[…]

Medo provocado por pandemia

*Medo causado pela pandemia* Diante de um cas[…]

Corrija seu texto agora mesmo, é de GRAÇA!

Novo aplicativo de correção gratuita para redação ENEM