Envie sua redação para correção!
Regras do fórum: ⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀
🚫 Postar a mesma redação = ban (não avisarei mais) 🚫
🚫 Não coloque avisos como "corrijam minha redação" na parte do tema 🚫
  • Avatar do usuário
#58234
Conforme o art. 144 da Constituição Federal de 1988, a segurança pública é dever do Estado, direito e responsabilidade de todos, tem como como finalidade a preservação da ordem pública e da incolumidade das pessoas e do patrimônio. Ademais, a referida norma estabelece que cabe aos órgãos como Polícia Federal (PF); Polícia Rodoviária Federal (PRF); Polícias Civis (PCs); e Polícias Militares (PMs), exercer a segurança pública.
Não obstante, é papel do estado: elaborar e executar políticas públicas voltadas à paz social, bem como fornecer estrutura suficiente para que os órgãos responsáveis consigam , de forma eficaz, colocar em práticas as estratégias planejadas.
Com efeito, frisa-se que a efetivação da segurança pública também é responsabilidade do cidadão, na medida em que: deve respeitar as normas vigentes e os direitos das demais pessoas, adotar uma conduta cidadã no sentido de possibilitar a convivência harmônica em sociedade, e ainda denunciar aos órgãos competentes aqueles que incorrerem em condutas que atentem contra a ordem pública.
No tocante a polícia, esta exerce função-chave na concretização desse direito, visto que executa as ações de prevenção e apuração de infrações. No que tange a atuação preventiva, a CF/1988 incube à PRF e às PMs a função de polícia administrativa e ostensiva a fim de garantir a ordem pública. No que diz respeito as apurações, cabe à PF e às PCs a função de polícia judiciária, atuando na investigação de infrações penais, de modo a subsidiar ao estado a penalizar aqueles que incorram em práticas criminosa, ou seja, atente contra a paz social.
Competência 1

Demonstrar domínio da norma da língua escrita.

Sua nota nessa competência foi: Redação ainda não pontuada

Competência 2

Compreender a proposta de redação e aplicar conceitos das várias áreas de conhecimento para desenvolver o tema, dentro dos limites estruturais do texto dissertativo-argumentativo.

Sua nota nessa competência foi: Redação ainda não pontuada

Competência 3

Selecionar, relacionar, organizar e interpretar informações, fatos, opiniões e argumentos em defesa de um ponto de vista.

Sua nota nessa competência foi: Redação ainda não pontuada

Competência 4

Demonstrar conhecimento dos mecanismos linguísticos necessários para a construção da argumentação.

Sua nota nessa competência foi: Redação ainda não pontuada

Competência 5

Elaborar proposta de intervenção para o problema abordado, respeitando os direitos humanos.

Sua nota nessa competência foi: Redação ainda não pontuada

camis23 adorei a correção, concert[…]

No livro, "Os sete maridos de Evelyn Hugo&quo[…]

Wanessa4 , olá, boa-noite! sei que voc&eci[…]

Luffynho , por nada, fico feliz em ajudar. Precis[…]

Corrija seu texto agora mesmo, é de GRAÇA!

Novo aplicativo de correção gratuita para redação ENEM