Ademais, essa segregação fica nítida quando é observado a pouca abrangência ou divulgação ineficiente das políticas públicas gratuitas voltada a esse setor, sendo assim, famílias mais pobres, muitas vezes, não desenvolvem hábitos relacionados a valorização da cultura, devido a ausência de condições financeiras para o acesso.
Além disso, as escolas e as universidades, extremamente conteudistas, pouco voltadas a experienciação e limitadas em seus recursos, também são, em geral, despreparadas ao abordar esses aspectos e ao despertar o interesse de seus alunos, gerando uma desvalorização cultural.
Depreende-se, portanto, a necessidade de ampliação e melhor divulgação de projetos culturais pelo Estado, como a popularização de cinemas, teatros, exposições artísticas e dança, conjuntamente de campanhas informativas do ministério de Educação na grande mídia, escolas e universidades, visando a valorização da cultura. Dessa forma, existirá mais indivíduos que se importam e conhecem a cultura Brasileira.
Demonstrar domínio da norma da língua escrita.
Sua nota nessa competência foi: Redação ainda não pontuada
Compreender a proposta de redação e aplicar conceitos das várias áreas de conhecimento para desenvolver o tema, dentro dos limites estruturais do texto dissertativo-argumentativo.
Sua nota nessa competência foi: Redação ainda não pontuada
Selecionar, relacionar, organizar e interpretar informações, fatos, opiniões e argumentos em defesa de um ponto de vista.
Sua nota nessa competência foi: Redação ainda não pontuada
Demonstrar conhecimento dos mecanismos linguísticos necessários para a construção da argumentação.
Sua nota nessa competência foi: Redação ainda não pontuada
Elaborar proposta de intervenção para o problema abordado, respeitando os direitos humanos.
Sua nota nessa competência foi: Redação ainda não pontuada