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A Constituição Federal de 1988, defende que, todos os povos brasileiros devem ter acesso à saúde. Contudo, é visto que, tal defesa se difere da realidade, já que alguns povos indígenas possuem um difícil acesso à saúde básica. Desse modo, configura-se um grave problema, que tem como principais causas a negligência governamental e falta de debates presentes na sociedade.
Em primeira análise, o descaso da saúde por parte do Estado é um entrave no que tange o problema. Segundo o filósofo grego Aristóteles, a política tem como função preservar a integração entre os indivíduos na sociedade. Todavia, no Brasil alguns indivíduos são esquecidos pelo governo, como é o caso dos indígenas, uma vez que, mal possuem acesso ao básico, como defende a lei. Logo é necessário que o Poder Público dê mais ênfase a esses povos para que haja melhorias.
Em paralelo, o silenciamento da problemática é um grande desafio na resolução do problema. De acordo com Djamila Ribeiro, para que seja encontrada uma solução, é necessário retirar o problema da invisibilidade. Dessa forma, é necessário que a saúde dos povos nativos seja visibilizado, dado que, pouco se fala sobre tal tema nas escolas e mídias de massa. Assim, é primordial, que haja debates para que seja encontradas soluções para o problema.
Portanto, é indispensável, a intervenção nesse quesito. Para isso, o Estado deve promover melhorias no sistema de saúde, aumentando a quantidade de locais de atendimento, por meio da destinação de verbas, a fim de promover o acesso á saúde para todos os povos nativos e diminuir a negligência governamental persistente no assunto. Pode ser criadas, ainda, unidades móveis de atendimento, para atender as áreas mais isoladas. De mesmo modo, deve-se intervir sobre o silenciamento. Com isso, espera-se uma melhoria na problemática.
Competência 1

Demonstrar domínio da norma da língua escrita.

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Competência 2

Compreender a proposta de redação e aplicar conceitos das várias áreas de conhecimento para desenvolver o tema, dentro dos limites estruturais do texto dissertativo-argumentativo.

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Competência 3

Selecionar, relacionar, organizar e interpretar informações, fatos, opiniões e argumentos em defesa de um ponto de vista.

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Competência 4

Demonstrar conhecimento dos mecanismos linguísticos necessários para a construção da argumentação.

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Competência 5

Elaborar proposta de intervenção para o problema abordado, respeitando os direitos humanos.

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