Em primeira análise, deve-se ressaltar a construção socio-histórico do país baseada na influência do patriarcado. Nesse sentido, a fomentação da ideia que a mulher está abaixo do homem numa linha de poder moral, a coloca num lugar de desumanização fomentando assim uma imagem de desprezo e iferioridade.
Em segunda estância, é fundamental apontar que em algumas regiões do Brasil, por exemplo, as periféricas, não há políticas eficazes que façam reduzir a persistência de todos os tipos de violências. Essa situação, de omissão, nas ideias do filósofo John Locke, entende-se como a quebra do "contrato social", já que o estado não cumpre a sua função de garantir que os cidadães desfrutem de direitos indispensáveis como a segurança e o bem-estar, o que infelizmente é recorrente no nosso país.
Com isso medidas são necessárias para combater esses obstáculos. Para tal fim, é imprescindível que o ministério da saúde junto como ministério das mulheres, por meio de impostos públicos, construam espaços de rede de conversas de acolhimento para a população, com a finalidade de construir um pensamento crítico sobre os tipos de violência e como identifica-las. Essa temática seria abordada através de Slides, aulas, apostilas, rodas de conversa e palestras de convidados. Dentro das salas também haveria suporte psicológico para mulheres. Dessa maneira uma mensagem ati-violência seria promulgada e espalhada. E por fim, todos se voltariam contra a persistência da violência contra a mulher e a segurança das pessoas assim como previsto no "contrato social" seria real no Brasil.
Demonstrar domínio da norma da língua escrita.
Sua nota nessa competência foi: 200
Você atingiu aproximadamente 100% da pontuação prevista para a Competência 1, atendendo aos critérios definidos a seguir. O participante demonstra excelente domínio da modalidade escrita formal da língua portuguesa e de escolha de registro. Desvios gramaticais ou de convenções da escrita, neste nível, são aceitos somente como excepcionalidade e quando não caracterizam reincidência.
Compreender a proposta de redação e aplicar conceitos das várias áreas de conhecimento para desenvolver o tema, dentro dos limites estruturais do texto dissertativo-argumentativo.
Sua nota nessa competência foi: 200
Você atingiu aproximadamente 100% da pontuação prevista para a Competência 2, atendendo aos critérios definidos a seguir. O participante desenvolve o tema por meio de argumentação consistente, a partir de um repertório sociocultural produtivo e apresenta excelente domínio do texto dissertativo-argumentativo, ou seja, em seu texto, o tema é desenvolvido de modo consistente e autoral, por meio do acesso a outras áreas do conhecimento, com progressão fluente e articulada ao projeto do texto.
Selecionar, relacionar, organizar e interpretar informações, fatos, opiniões e argumentos em defesa de um ponto de vista.
Sua nota nessa competência foi: 120
Você atingiu aproximadamente 60% da pontuação prevista para a Competência 3, atendendo aos critérios definidos a seguir. Em defesa de um ponto de vista, o texto apresenta informações, fatos e opiniões relacionados ao tema, mas limitados aos argumentos dos textos motivadores e pouco organizados, ou seja, os argumentos estão pouco articulados, além de relacionados de forma pouco consistente ao ponto de vista defendido.
Demonstrar conhecimento dos mecanismos linguísticos necessários para a construção da argumentação.
Sua nota nessa competência foi: 80
Você atingiu aproximadamente 40% da pontuação prevista para a Competência 4, atendendo aos critérios definidos a seguir. O participante apresenta repertório limitado de recursos coesivos e articula as partes do texto de forma insuficiente, com muitas inadequações, o que compromete a organização das ideias.
Elaborar proposta de intervenção para o problema abordado, respeitando os direitos humanos.
Sua nota nessa competência foi: 200
Você atingiu aproximadamente 100% da pontuação prevista para a Competência 5, atendendo aos critérios definidos a seguir. O participante elabora excelente proposta de intervenção, detalhada, relacionada ao tema e articulada à discussão desenvolvida no texto. Trata-se de redação cuja proposta de intervenção seja muito bem elaborada, relacionada ao tema, decorrente da discussão desenvolvida no texto, abrangente e bem detalhada.