De início, é notório destacar que há um racismo enraizado no Brasil, segundo Carl E. James, a sociedade é estruturada de maneira a excluir um número substancial de minorias da participação em instituições sociais. Nesse contexto entende-se a segregação dos negros em todos os âmbitos da sociedade brasileira. Essa raiz está presente no Brasil desde sua colonização com a escravização dos negros e indígenas e pela permanência de ideias de raças superiores as outras. Segundo Albert Einstein, físico alemão: É mais fácil desintegrar um átomo do que um preconceito.
Ademais, ressalta-se a forma como o negro é retratado pela mídia, segundo o cineasta e pesquisador Joel Zito Araújo, “a televisão brasileira precisa dar um novo passo para construir um paradigma, que é o paradigma da diversidade”. Tanto na ficção como no jornalismo os negros são deixados de lado, nas novelas o papel do negro é sempre cheio de estereótipos, ou são ladrões, ou são empregados e serviçais, pouco se vê negros como protagonistas. Sendo assim, torna-se urgente evidenciar o abismo que se criou entre os brancos e negros na sociedade brasileira.
Com o objetivo de atenuar a de falta representação do negro na televisão brasileira, cabe à sociedade brasileira conscientizar-se do racismo estrutural, procurando se educar sobre o assunto para combate-lo. Ademais, cabe à Mídia combater o racismo estrutural por meio de cenas de novelas, notícias, debates, mostrando à população o quanto é ruim o racismo. Outrossim, cabe à justiça brasileira julgar e condenar aqueles que segregam os negros por causa da cor deles. Por fim cabe à iniciativa privada incluir mais negros nas propagandas, procurando ter mais inclusão. A partir dessas ações, espera-se promover uma melhora no que tange à questão da falta de representação do negro na televisão brasileira.
Demonstrar domínio da norma da língua escrita.
Sua nota nessa competência foi: Redação ainda não pontuada
Compreender a proposta de redação e aplicar conceitos das várias áreas de conhecimento para desenvolver o tema, dentro dos limites estruturais do texto dissertativo-argumentativo.
Sua nota nessa competência foi: Redação ainda não pontuada
Selecionar, relacionar, organizar e interpretar informações, fatos, opiniões e argumentos em defesa de um ponto de vista.
Sua nota nessa competência foi: Redação ainda não pontuada
Demonstrar conhecimento dos mecanismos linguísticos necessários para a construção da argumentação.
Sua nota nessa competência foi: Redação ainda não pontuada
Elaborar proposta de intervenção para o problema abordado, respeitando os direitos humanos.
Sua nota nessa competência foi: Redação ainda não pontuada