Envie sua redação para correção!
Regras do fórum: ⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀
🚫 Postar a mesma redação mais de uma vez = ban (não avisarei mais) 🚫
🚫 Não coloque avisos como: "corrijam minha redação" na parte do tema 🚫
#43056
O filme "Pantera negra", é considerado um marco na questão da representatividade racial. Uma vez que não só o personagem principal, mas também 90% do elenco são pessoas afrodescendentes. Contudo, isso não é recorrente na televisão brasileira, pois se observa uma ausente ou banalizada presença de atores negros nas produções. Essa questão se perpetua devido à manutenção de estereótipos e o racismo estrutural presente na sociedade.

A princípio, a forma como esse grupo racial é retratado na mídia ainda é um problema. Desde a escravidão, os escravos africanos eram não só vítimas de maus-tratos como também discriminados e ridicularizados pela elite branca. Isso se perpetua nas novelas, onde os personagens são caracterizados como inferiores, marginais, submissos e também hiperssexualizados . Sabendo a importância da mídia na formação pessoal, esses estereótipos contribuem para uma má formação da imagem do negro na sociedade, e ainda atrapalham na construção da identidade e autoestima deles.

Outrossim, o racismo estrutural é uma questão pertinente. Em meados do ano de 2019, a Disney anunciou a jovem atriz Halle Bailey no papel da sereia Ariel nos cinemas. Em suas redes, Halle recebeu diversos comentários dizendo que ela não era apta a interpretar a personagem, partindo da premissa de que as características físicas não eram similares. Situações como essa, exemplificam a importância do debate sobre o preconceito racial e a necessidade de espaço para essa e outras minorias na mídia.

Sendo assim, cabe ao Ministério da Mulher, Família e Direitos Humanos - responsável pela inclusão de grupos minoritários- junto ao Ministério da Cidadania - responsável pela cultura, desenvolvimento e esporte- garantirem a representatividade do negro na Tv, teatro e cinema. Por meio de cursos de teatro gratuitos voltados a formação de jovens e crianças negras, além de palestras conduzidas por profissionais da área como diretores, atores e produtores. Com o objetivo de integrar e estimular produções cinematográficas, fazendo com que a população afrodescendente seja cada vez mais valorizada e presente nas televisões das famílias brasileiras.
Competência 1

Demonstrar domínio da norma da língua escrita.

Sua nota nessa competência foi: Redação ainda não pontuada

Competência 2

Compreender a proposta de redação e aplicar conceitos das várias áreas de conhecimento para desenvolver o tema, dentro dos limites estruturais do texto dissertativo-argumentativo.

Sua nota nessa competência foi: Redação ainda não pontuada

Competência 3

Selecionar, relacionar, organizar e interpretar informações, fatos, opiniões e argumentos em defesa de um ponto de vista.

Sua nota nessa competência foi: Redação ainda não pontuada

Competência 4

Demonstrar conhecimento dos mecanismos linguísticos necessários para a construção da argumentação.

Sua nota nessa competência foi: Redação ainda não pontuada

Competência 5

Elaborar proposta de intervenção para o problema abordado, respeitando os direitos humanos.

Sua nota nessa competência foi: Redação ainda não pontuada

Vocês podem podem corrigir minha redaç[…]

Tabagismo na Saúde

O uso do tabaco está presente na hist&oacut[…]

Sua nota ficou 580! Espero ter ajudado! ;) Acho[…]

☆Parabéns Pelo Primeiro Parágrafo De[…]

Corrija seu texto agora mesmo, é de GRAÇA!

Novo aplicativo de correção gratuita para redação ENEM