• Avatar do usuário
  • Avatar do usuário
  • Avatar do usuário
#69182
No livro “Capitães da Areia”, de Jorge Amado, são narradas histórias de descaso com a infância de crianças que vivem à margem da sociedade. Correlativo à realidade, a saúde da infância possui grande relevância na formação do cidadão brasileiro. Nesse viés, seja por valor psicológico, social ou moral, há um impacto no bem estar da comunidade. Porém, a manutenção da segurança desse período encontra-se em frente de dois grandes obstáculos: a criminalidade e os maus tratos aos jovens brasileiros.

Nessa perspectiva, é válido analisar a influência do desmazelo na puerícia. Essa problemática, ao acatar violência e abandono a fase da infância, torna futuros cidadãos traumatizados a nível psicológico, o que contribui para a reverberação da violência, bloqueios emocionais e falta de zelo aos semelhantes. Isso posto, é cabível rememorar a teoria do sociólogo brasileiro Darcy Ribeiro, a qual defende que o Brasil possui uma perversidade intrínseca a sua herança: tendo suas raízes numa história de violência e subjugo, há a reflexão na sociedade de ações de mesmo cunho que são naturalizadas, à exemplo da popular “cultura da palmada”. Por consequência, crianças e adolescentes crescem vítimas de maus tratos que formam um ciclo vicioso, afetando a cultura social brasileira negativamente – o que não existiria se a infância fosse mantida saudável e segura.

Outrossim, percebe-se também o impasse da criminalidade. Nesse contexto, ressalta-se que, segundo o PNUD (Programa das Nações Unidas para o Desenvolvimento), o Brasil é o 7° país mais desigual do mundo, acarretando em cada vez mais jovens crescendo companheiros a miséria e a marginalidade. Em subsequência, verte-se comum a ocorrência de delitos desde a infância, delegando a insuficiência legislativa do ECA (Estatuto da Criança e do Adolescente), que tem como expresso no artigo 1° a proteção integral de crianças e adolescentes. Ao fim, deturpa-se a moral e a sociabilidade dos infantes brasileiros, que futuramente poderiam contribuir para a harmonia e evolução nacional, porém contrapõem-se a esse benefício pois não são capazes de usufruir da estrutura educacional e assistencial a eles garantida por lei.

Portanto, são necessárias políticas públicas para a desestruturação do problema. Assim, urge que o Ministério da Cidadania, em parceria com o CONANDA (Conselho Nacional dos Direitos da Criança e do Adolescente) e o Criança Esperança, coloque em prática projetos de reintegração social, bem como apoio educacional, financeiro e psicológico a crianças vítimas de maus tratos. Logo, através de grupos de apoio, oficinas recreativas e atendimentos psicológicos gratuitos, os jovens brasileiros poderão ter por fim sua infância protegida e sã, para que no futuro originem-se cidadãos éticos e possuidores de inteligência emocional - contribuindo, consequentemente, para a construção de uma sociedade melhor. Sabendo disso, as milhares de crianças em condições semelhantes aos desamparados Capitães da Areia, exercerão, enfim, todos os seus direitos garantidos por lei.
Competência 1

Demonstrar domínio da norma da língua escrita.

Sua nota nessa competência foi: 150

Você atingiu aproximadamente 80% da pontuação prevista para a Competência 1, atendendo aos critérios definidos a seguir. O participante demonstra bom domínio da modalidade escrita formal da língua portuguesa e de escolha de registro, com poucos desvios gramaticais e de convenções da escrita, ou seja, apresenta um texto com boa estrutura sintática, com poucos desvios de pontuação, de grafia e de emprego do registro exigido.

Competência 2

Compreender a proposta de redação e aplicar conceitos das várias áreas de conhecimento para desenvolver o tema, dentro dos limites estruturais do texto dissertativo-argumentativo.

Sua nota nessa competência foi: 180

Você atingiu aproximadamente 90% da pontuação prevista para a Competência 2, atendendo parcialmente aos critérios definidos a seguir. O participante desenvolve o tema por meio de argumentação consistente, a partir de um repertório sociocultural produtivo e apresenta excelente domínio do texto dissertativo-argumentativo, ou seja, em seu texto, o tema é desenvolvido de modo consistente e autoral, por meio do acesso a outras áreas do conhecimento, com progressão fluente e articulada ao projeto do texto.

Competência 3

Selecionar, relacionar, organizar e interpretar informações, fatos, opiniões e argumentos em defesa de um ponto de vista.

Sua nota nessa competência foi: 180

Você atingiu aproximadamente 90% da pontuação prevista para a Competência 3, atendendo parcialmente aos critérios definidos a seguir. Em defesa de um ponto de vista, o texto apresenta informações, fatos e opiniões relacionados ao tema proposto, de forma consistente e organizada, configurando autoria, ou seja, os argumentos selecionados estão organizados e relacionados de forma consistente com o ponto de vista defendido e com o tema proposto, configurando-se independência de pensamento e autoria.

Competência 4

Demonstrar conhecimento dos mecanismos linguísticos necessários para a construção da argumentação.

Sua nota nessa competência foi: 200

Você atingiu aproximadamente 100% da pontuação prevista para a Competência 4, atendendo aos critérios definidos a seguir. O participante articula bem as ideias, os argumentos, as partes do texto e apresenta repertório diversificado de recursos coesivos, sem inadequações.

Competência 5

Elaborar proposta de intervenção para o problema abordado, respeitando os direitos humanos.

Sua nota nessa competência foi: 200

Você atingiu aproximadamente 100% da pontuação prevista para a Competência 5, atendendo aos critérios definidos a seguir. O participante elabora excelente proposta de intervenção, detalhada, relacionada ao tema e articulada à discussão desenvolvida no texto. Trata-se de redação cuja proposta de intervenção seja muito bem elaborada, relacionada ao tema, decorrente da discussão desenvolvida no texto, abrangente e bem detalhada.

#69192
FernandaZw escreveu:@vitoriaca @chihirukiki @Felipe082 @eurodrigo boa tarde, vocês poderiam dar uma olhadinha aqui? desde já agradeço!!!
Assim que possível, Fernanda! :)
#69250
Olá, @FernandaZw. Tudo bem?

Parabéns pela redação! :mrgreen:

Clique aqui para visualizar a correção via arquivo.
Obs.: para uma melhor visualização, use a ferramenta de "zoom" do próprio Imgur.

O seu texto está bom, mas você precisa ficar atenta a algumas regras da norma culta, como o posicionamento de siglas, crase, vírgula, pronomes demonstrativos e outras. Ademais, estude métodos de organização para a redação - desde tópicos frasais a períodos argumentativos. Isso, com certeza, irá ajudar bastante na sua produtividade. Sucesso!
#69420
eurodrigo escreveu:Olá, @FernandaZw. Tudo bem?

Parabéns pela redação! :mrgreen:

Clique aqui para visualizar a correção via arquivo.
Obs.: para uma melhor visualização, use a ferramenta de "zoom" do próprio Imgur.

O seu texto está bom, mas você precisa ficar atenta a algumas regras da norma culta, como o posicionamento de siglas, crase, vírgula, pronomes demonstrativos e outras. Ademais, estude métodos de organização para a redação - desde tópicos frasais a períodos argumentativos. Isso, com certeza, irá ajudar bastante na sua produtividade. Sucesso!
mto obrigada, adorei sua correção e realmente, nem tinha percebido os pontos que você ressaltou kkkkkkk mas vou rever isso, agradeço muito!!
#69430
FernandaZw escreveu:mto obrigada, adorei sua correção e realmente, nem tinha percebido os pontos que você ressaltou kkkkkkk mas vou rever isso, agradeço muito!!
Por nada, Fernanda!

Fico feliz em saber que te ajudei de alguma forma. Sucesso nos estudos! ;)

OLÁ JO! Tudo bem? Espero que seu dia est[…]

HABILIDADES SOCIOEMOCIONAIS

Para o filósofo grego Aristóteles, q[…]

O peso de ser gentil

Cordialidade trata-se do bom recebimento e tratam[…]

A Constituição Federal, norma de mai[…]

Corrija seu texto agora mesmo, é de GRAÇA!

Novo aplicativo de correção gratuita para redação ENEM