No contexto da globalização iniciou-se o processo de expansão científica e informacional ao redor do mundo, no qual influenciou a propagação de recursos midiáticos. Nesse viés, é válido destacar que essas medidas contribuem para potencializar o ensino nas escolas, e assim, proporcionar a redução da evasão escolar no Brasil. Dessa forma, deve ser discutido a sua importância para a educação e os empecilhos que impedem a sua efetivação no cenário atual.
Segundo um levantamento realizado pelo IBGE, três em cada dez crianças abandonam a escola. Com efeito, à medida que menos estudantes frequentam as instituições de ensino maior se torna o índice de desigualdade social. Nesse sentido, a educação deve ser considerada primordial e indispensável para reduzir esses problemas que interferem no progresso brasileiro. Sob essa ótica, deve ser levado em consideração que a prosperidade do sistema educacional pode ser possível a partir da introdução dos recursos midiáticos.
Além disso, a negligência governamental em atender as demandas do país contribui para o descaso do ensino-aprendizagem, já que essas políticas educacionais são desprezadas. Isso se deve a uma estratégia lucrativa que beneficia apenas uma minoria que se mantém no poder (teoria estudada por Celso Furtado). Por consequência disso, a sociedade brasileira não é inserida na globalização plenamente, e assim, não é incluída nos avanços científicos, tal como as mídias como fonte de conhecimento. Desse modo, precisa ser analisado as medidas que garantem o reconhecimento da educação no Brasil.
Infere-se que a inclusão dos recursos midiáticos revela a redução da evasão escolar, e consequentemente, as desigualdades sociais. Em vista disso, o Governo (na esfera federal) deve destinar verbas orçamentárias para a criação do projeto Tecnologias nas escolas. A fim de que os estudantes conquistem um ambiente propício ao aprendizado - por meio de computadores, televisões e aulas de informática. Logo, consolidará um sistema educacional que mantém, efetivamente, políticas educacionais a favor de um Brasil mais globalizado e alfabetizado.












Demonstrar domínio da norma da língua escrita.
Sua nota nessa competência foi: Redação ainda não pontuada
Compreender a proposta de redação e aplicar conceitos das várias áreas de conhecimento para desenvolver o tema, dentro dos limites estruturais do texto dissertativo-argumentativo.
Sua nota nessa competência foi: Redação ainda não pontuada
Selecionar, relacionar, organizar e interpretar informações, fatos, opiniões e argumentos em defesa de um ponto de vista.
Sua nota nessa competência foi: Redação ainda não pontuada
Demonstrar conhecimento dos mecanismos linguísticos necessários para a construção da argumentação.
Sua nota nessa competência foi: Redação ainda não pontuada
Elaborar proposta de intervenção para o problema abordado, respeitando os direitos humanos.
Sua nota nessa competência foi: Redação ainda não pontuada