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#57173
Segundo o químico francês Louis Pasteur, "Os benefícios da ciência não são para os cientístas, e sim para humanidade". Indo de encontro a esse pensamento é nítida a relevância da ciência ao âmbito social. Contudo, o insólito reconhecimento dessa importância por uma parcela da sociedade em concórdia à negligência governamental mostra-se como um obstáculo ao avanço científico. Diante dessa perspectiva faz-se imperíosa a análise dos fatores que favorecem esse quadro.

A princípio, é fulcral ressaltar a importância da ciência, pois a mesma, nos permite compreender melhor sobre a natureza, e nos proporciona uma melhor qualidade de vida. Entretanto, existe resistência por parte da população, como fator prejudicial ao ampliamento cientifico, tal visão, decorre principalmente de ideologias de pensamentos, que por incompreenção veem a ciência como algo estranho e amedrontador. Segundo o filosofo Vladmir Safatle: "O medo bloqueia o pensar", infelizmente esse pensamento mostra-se real, devido essa visão errônea frente a ciência e ao conhecimento. Logo, é de suma a mudança desse cenário de desinformação.

Outrossim, é cabível salientar que ocorre a desvalorização do conhecimento científico por incumbência do governo, que no ano de 2019, realizou o contingenciamento de parte do orçamento dos Ministérios da Educação (MEC) e da Ciência, Tecnologia, Inovações e Comunicações (MCTIC). Consequentemente, esse posicionamento de descaso, influência a população de forma negativa, pois apresenta a ciência como sendo de pouca relevância ao desenvolvimento. Destarte, é inadmisivel que esse cenário continue a perdurar.

Faz-se míster portanto, que para salientar a relevância da ciência na sociedade, sejam tomadas medidas afins de ampliar o meio científico. O Minísterio da Ciência, Tecnologia, Inovações e Comunicações (MCTIC), através de verbas públicas e investimento governamental, devem investir e apoiar pesquisas positivas à sociedade, para que tenha-se o ampliamento científico em prol a população, além disso, as mídias devem disseminar palestras e campanhas, que informem a população acerca da ciência e da sua importância, para que a sociedade possa usufruir melhor dos benefícios advindos da ciência. Deste modo, ir-se ia de acordo ao pensamento de Pasteur.
Competência 1

Demonstrar domínio da norma da língua escrita.

Sua nota nessa competência foi: 160

Você atingiu aproximadamente 80% da pontuação prevista para a Competência 1, atendendo aos critérios definidos a seguir. O participante demonstra bom domínio da modalidade escrita formal da língua portuguesa e de escolha de registro, com poucos desvios gramaticais e de convenções da escrita, ou seja, apresenta um texto com boa estrutura sintática, com poucos desvios de pontuação, de grafia e de emprego do registro exigido.

Competência 2

Compreender a proposta de redação e aplicar conceitos das várias áreas de conhecimento para desenvolver o tema, dentro dos limites estruturais do texto dissertativo-argumentativo.

Sua nota nessa competência foi: 160

Você atingiu aproximadamente 80% da pontuação prevista para a Competência 2, atendendo aos critérios definidos a seguir. O participante desenvolve o tema por meio de argumentação consistente e apresenta bom domínio do texto dissertativo-argumentativo, com proposição, argumentação e conclusão. Embora ainda possa apresentar alguns problemas no desenvolvimento das ideias, o tema, em seu texto, é bem desenvolvido, com indícios de autoria e certa distância do senso comum demonstrando bom domínio do tipo textual exigido.

Competência 3

Selecionar, relacionar, organizar e interpretar informações, fatos, opiniões e argumentos em defesa de um ponto de vista.

Sua nota nessa competência foi: 160

Você atingiu aproximadamente 80% da pontuação prevista para a Competência 3, atendendo aos critérios definidos a seguir. Em defesa de um ponto de vista, o texto apresenta informações, fatos e opiniões relacionados ao tema, de forma organizada, com indícios de autoria, ou seja, os argumentos, embora ainda possam ser previsíveis, estão organizados e relacionados de forma consistente ao ponto de vista defendido e ao tema proposto, e há indícios de autoria.

Competência 4

Demonstrar conhecimento dos mecanismos linguísticos necessários para a construção da argumentação.

Sua nota nessa competência foi: 200

Você atingiu aproximadamente 100% da pontuação prevista para a Competência 4, atendendo aos critérios definidos a seguir. O participante articula bem as ideias, os argumentos, as partes do texto e apresenta repertório diversificado de recursos coesivos, sem inadequações.

Competência 5

Elaborar proposta de intervenção para o problema abordado, respeitando os direitos humanos.

Sua nota nessa competência foi: 200

Você atingiu aproximadamente 100% da pontuação prevista para a Competência 5, atendendo aos critérios definidos a seguir. O participante elabora excelente proposta de intervenção, detalhada, relacionada ao tema e articulada à discussão desenvolvida no texto. Trata-se de redação cuja proposta de intervenção seja muito bem elaborada, relacionada ao tema, decorrente da discussão desenvolvida no texto, abrangente e bem detalhada.

#57589
@Hods, oi! Bora?

Segundo o químico francês Louis Pasteur, (1) "Os benefícios da ciência não são para os cientístas cientistas, e sim para ahumanidade". Indo de encontro a esse pensamento é nítida a relevância da ciência ao noâmbito social. Contudo, o insólito reconhecimento dessa importância por uma parcela da sociedade em concórdia à negligência governamental mostra-se como um obstáculo ao avanço científico. Diante dessa perspectiva faz-se imperíosa imperiosa a análise dos fatores que favorecem esse quadro.
(1) Creio que esse vírgula não seja adequada, assim como as aspas.
A meu ver, boa intro. Porém, poderia ter contextualizado melhor a alusão.

A princípio, é fulcral ressaltar a importância da ciência, pois a mesma, nos(2) permite compreender melhor sobre a natureza, e nos proporciona uma melhor qualidade de vida (3). Entretanto, existe resistência por parte da população, o que serve como fator prejudicial ao ampliamento cientifico científico, tal visão, decorre principalmente de ideologias de e pensamentos, que por incompreenção veem a ciência como algo estranho e amedrontador. Segundo o filosofo Vladmir Safatle: "O medo bloqueia o pensar", infelizmente esse pensamento mostra-se real, devido essa visão errônea frente a ciência e ao conhecimento. Logo, é de suma a mudança desse cenário de desinformação.
(2) Mesmo não pode ser usado como pronome, o certo seria colocar "ela" no lugar de "a mesma". Vale ressaltar que o "nos" também não deve ser usado, isso porque ele traz a ideia do "nós" o que não é permitido no ENEM. Seja impessoal.
(3) Como a ciência nos proporciona melhor qualidade de vida? Seria legal se aprofundar, desse modo que você fez ficou meio vago.
Nesse parágrafo você disse sobre o tabu das pessoas vs ciência. Te aconselho a colocar o repertório primeiro e depois desenvolver a ideia, seria legal também dizer o porquê as pessoas têm medo da ciência, já que esse foi o seu argumento. Essa falta de ligação entre repertório e argumentos deixou a sua opinião fraca.

Outrossim, é cabível salientar que ocorre a desvalorização do conhecimento científico por incumbência do governo, que no ano de 2019, realizou o contingenciamento de parte do orçamento dos Ministérios da Educação (MEC) e da Ciência, Tecnologia, Inovações e Comunicações (MCTIC). Consequentemente, esse posicionamento de descaso, influência a população de forma negativa, pois apresenta a ciência como sendo de pouca relevância ao desenvolvimento. Destarte, é inadmisivel que esse cenário continue a perdurar.
Se o governo deixa de investir em uma área não quer dizer que a população vai entender que essa área não tem importância. Outra coisa, qual a importância da ciência? Fico em dúvida se você tangenciou o tema um pouco, pois não falou dele diretamente.

Faz-se míster portanto (4), que para salientar a relevância da ciência na sociedade, sejam tomadas medidas afins de ampliar o meio científico. O Minísterio da Ciência, Tecnologia, Inovações e Comunicações (MCTIC), através de verbas públicas e investimento governamental, devem deve investir e apoiar pesquisas positivas à sociedade, para que tenha-se o ampliamento científico em prol da população, além disso, as mídias devem disseminar palestras e campanhas, que informem a população acerca da ciência e da sua importância, para que a sociedade possa usufruir melhor dos benefícios advindos da ciência. Deste modo, ir-se-ia de acordo ao pensamento de Pasteur.
(4) Portanto, é necessário. Isso cairia melhor.
Vou considerar o detalhamento na ação, mas te recomendo a ser mais específico. Como aconteceriam essas pesquisas, palestras e campanhas? Isso seria legal de mencionar.

A sua redação está boa, só se atente aos detalhes que mencionei e tome cuidado com a vírgula. Te recomendo a treinar a argumentação, abraços 🤍
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