• Avatar do usuário
  • Avatar do usuário
#84887
A temática a respeito da relação entre o uso de drogas e os índices de criminalidade entre os menores, tem sido amplamente discutida, no atual contexto de nossa sociedade que presencia níveis estratosféricos e diários de violência. Nesse contexto, é válido destacar alguns pontos como, a busca incessante dos jovens para conseguir recursos econômicos e terem acesso às substâncias, o incompleto desenvolvimento psicológico e a sensação de poder e coragem comum a todos, nessa idade.
A compulsória necessidade desses usuários em adquirirem recursos para ter acesso à droga, tem uma íntima relação com a criminalidade. A sensação de abstinência pelos efeitos da substância, fazem com que inúmeros crimes e contravenções penais sejam cometidos para satisfazer sua vontade momentânea, contribuindo diretamente para termos uma sociedade completamente instável socialmente.
Ao longo da adolescência, temos a construção e formação da nossa capacidade psicológica. Durante essa fase se expor a substâncias psicoativas influenciam negativamente em nossa capacidade mental. Muitos jovens, acabam tendo o seu raciocínio e seu senso de julgamento afetados, fazendo-os serem extremamente violentos e perigosos.
Durante a flor da juventude, temos disposição e acreditamos que somos capazes de fazer tudo. Aliado com a utilização de substâncias altamente entorpecentes muito desses jovens sentem-se seres indestrutíveis. Essa combinação perigosa faz com que eles não tenham limites para alcançar seus objetivos. A possibilidade de “ascensão social” rápida que a criminalidade pode proporcionar e o sentimento de ser “imortal” e todo - poderoso reverbera para que os jovens enveredem em direção aos caminhos da criminalidade.
Existe uma estreita e direta relação entre, o uso e o contato com o mundo que engloba as drogas e os níveis de criminalidade, e esses índices ficam ainda maiores e assustadores quando analisamos a participação de jovens nesse contexto. A face da criminalidade que assola nossa sociedade é de rostos jovens e que nem chegaram ao seu completo desenvolvimento, mas são altamente perigosos, violentos e inescrupulosos.
Competência 1

Demonstrar domínio da norma da língua escrita.

Sua nota nessa competência foi: Redação ainda não pontuada

Competência 2

Compreender a proposta de redação e aplicar conceitos das várias áreas de conhecimento para desenvolver o tema, dentro dos limites estruturais do texto dissertativo-argumentativo.

Sua nota nessa competência foi: Redação ainda não pontuada

Competência 3

Selecionar, relacionar, organizar e interpretar informações, fatos, opiniões e argumentos em defesa de um ponto de vista.

Sua nota nessa competência foi: Redação ainda não pontuada

Competência 4

Demonstrar conhecimento dos mecanismos linguísticos necessários para a construção da argumentação.

Sua nota nessa competência foi: Redação ainda não pontuada

Competência 5

Elaborar proposta de intervenção para o problema abordado, respeitando os direitos humanos.

Sua nota nessa competência foi: Redação ainda não pontuada

#84888
Olá, @Aberto998! Sua redação está, infelizmente, fora dos requisitos requeridos pelo ENEM. O tipo de texto requerido pelo ENEM é o dissertativo-argumentativo, porém, seu texto não se encaixa :( procure no YouTube mesmo por "Estrutura Redação do ENEM" e veja o passo a passo necessário para a construção! Bons Estudos! :mrgreen:
Invisibilidade na sociedade

O romance filosófico "Utopia", re[…]

Olá Hospedar , tudo bem? 😺👋🏻 &[…]

SKKSKDKDK JoaoPedro72 isso é uma obr[…]

Oie, vocês poderiam corrigir minha reda&cced[…]

Corrija seu texto agora mesmo, é de GRAÇA!

Novo aplicativo de correção gratuita para redação ENEM