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Por rafaeloli17
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"A inclusão só acontece quando se aprende com as diferenças e nao com as igualdades." Essa citação do Filosofo Paulo Freire traz átona a discussão sobre as dificuldades da reinserção do ex-presidiário na sociedade. Nesse sentido, isso ocorre pela falta de politicas publicas e pelo preconceito social, dado que, nao auxilia o individuo ao retornar as ruas e nem oferece oportunidades de trabalho a ele
Em primeiro plano, é possível perceber que existe um mal olhar aos ex-presidiarios que se encontram nas ruas. Isso por que, as pessoas fazem um pre julgamento baseado no crime comedido pelo individuo. Portanto muitas das vezes esse preconceito é comedido por exemplo, pelo dono de uma empresa, que ao analisar o candidato com antecedentes criminais, nega uma oportunidade de trabalho a ele. Logo essa atitude gera um sentimento de revolta ao ex- criminoso, dessa forma ele é induzido a voltar a cometer atos criminosos por nao ter outra opção
Ademais, nao existe politicas publicas que oriente o individuo após sair da cadeia, de como retornar a sociedade. Além disso, a maioria saem sem saber como recomeçar, restando apenas voltar a viver em áreas aonde a criminalidade é muito alta. Assim muitos veem como uma saída fácil, por exemplo o trafico de drogas, visto que acaba sendo a maneira de ganhar dinheiro pra conseguir viver.
Logo é necessário medidas que resolva essa problemática sejam tomadas. Urge portanto que o estado crie politicas publicas e órgãos que auxiliem o ex-detento a retornar a sociedade de forma segura que nao venha ser necessário o mesmo praticar mais atos criminosos. Assim como, as pessoas devem conceder uma segunda chance para que o individuo prove que mudou de atitude, afim de gerar mais oportunidades e diminuir o índice de criminalidade.
Competência 1

Demonstrar domínio da norma da língua escrita.

Sua nota nessa competência foi: Redação ainda não pontuada

Competência 2

Compreender a proposta de redação e aplicar conceitos das várias áreas de conhecimento para desenvolver o tema, dentro dos limites estruturais do texto dissertativo-argumentativo.

Sua nota nessa competência foi: Redação ainda não pontuada

Competência 3

Selecionar, relacionar, organizar e interpretar informações, fatos, opiniões e argumentos em defesa de um ponto de vista.

Sua nota nessa competência foi: Redação ainda não pontuada

Competência 4

Demonstrar conhecimento dos mecanismos linguísticos necessários para a construção da argumentação.

Sua nota nessa competência foi: Redação ainda não pontuada

Competência 5

Elaborar proposta de intervenção para o problema abordado, respeitando os direitos humanos.

Sua nota nessa competência foi: Redação ainda não pontuada

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