A Declaração Universal dos Direitos Humanos, em seu artigo nº19, assegura que todo cidadão possui o direito de liberdade de expressão, contudo, sem o uso leviano do mesmo. Muito se vê discussões agressivas no ambiente virtual, os quais violam os direitos humanos. A regulamentação é um bom meio de combater esses crimes, mas deve-se analisar a situação.
Numa primeira análise, vê-se que que a regulamentação da internet poderá contribuir na amenizaçao dos discursos de ódio. Segundo a advogada Cíntia Brunelli, os crimes virtuais vêm aumentando e a internet deve ser monitorada de uma melhor forma. O neurologista Sigmund Freud, afirma que pessoas se agrupam para fortalecer sua opinião, com isso é possível perceber que na internet se torna muito mais fácil promover o ódio, já que existe uma comunicação mais rápida e a longa distância.
No entanto, na opinião pública, esse maior monitoramento nas redes sociais gera um receio. Há um medo de que, com isso, ocorra censura das diferentes opiniões sociais e políticas, debates saudáveis, os quais não propagam o ódio, apenas discutem. O jornalista Boris Casoy, diz que a regulamentação é sim necessária, mas a censura não pode ser permitida. É preciso da regulamentação da internet no período em que vivemos, mas deve-se diferenciar a mesma da censura.
De acordo com o que foi dito, podemos interpretar que o Brasil precisa de um maior monitoramento no meio de comunicação da internet, isso irá gerar benefícios, mas claro, existem outras consequências. Cabe ao Estado, mas principalmente ao povo, ter consciência de suas ações e também votar nos líderes certos e confiáveis, para evitar até mesmo a censura, resultando num melhor âmbito virtual.
Demonstrar domínio da norma da língua escrita.
Sua nota nessa competência foi: 173
Você atingiu aproximadamente 90% da pontuação prevista para a Competência 1, atendendo parcialmente aos critérios definidos a seguir. O participante demonstra excelente domínio da modalidade escrita formal da língua portuguesa e de escolha de registro. Desvios gramaticais ou de convenções da escrita, neste nível, são aceitos somente como excepcionalidade e quando não caracterizam reincidência.
Compreender a proposta de redação e aplicar conceitos das várias áreas de conhecimento para desenvolver o tema, dentro dos limites estruturais do texto dissertativo-argumentativo.
Sua nota nessa competência foi: 173
Você atingiu aproximadamente 90% da pontuação prevista para a Competência 2, atendendo parcialmente aos critérios definidos a seguir. O participante desenvolve o tema por meio de argumentação consistente, a partir de um repertório sociocultural produtivo e apresenta excelente domínio do texto dissertativo-argumentativo, ou seja, em seu texto, o tema é desenvolvido de modo consistente e autoral, por meio do acesso a outras áreas do conhecimento, com progressão fluente e articulada ao projeto do texto.
Selecionar, relacionar, organizar e interpretar informações, fatos, opiniões e argumentos em defesa de um ponto de vista.
Sua nota nessa competência foi: 120
Você atingiu aproximadamente 60% da pontuação prevista para a Competência 3, atendendo aos critérios definidos a seguir. Em defesa de um ponto de vista, o texto apresenta informações, fatos e opiniões relacionados ao tema, mas limitados aos argumentos dos textos motivadores e pouco organizados, ou seja, os argumentos estão pouco articulados, além de relacionados de forma pouco consistente ao ponto de vista defendido.
Demonstrar conhecimento dos mecanismos linguísticos necessários para a construção da argumentação.
Sua nota nessa competência foi: 173
Você atingiu aproximadamente 90% da pontuação prevista para a Competência 4, atendendo parcialmente aos critérios definidos a seguir. O participante articula bem as ideias, os argumentos, as partes do texto e apresenta repertório diversificado de recursos coesivos, sem inadequações.
Elaborar proposta de intervenção para o problema abordado, respeitando os direitos humanos.
Sua nota nessa competência foi: 133
Você atingiu aproximadamente 70% da pontuação prevista para a Competência 5, atendendo parcialmente aos critérios definidos a seguir. O participante elabora bem proposta de intervenção relacionada ao tema, decorrente da discussão desenvolvida no texto, articulada e abrangente, ainda que sem suficiente detalhamento.