Primeiramente, de acordo com a constituição federal de 1988, é dever da sociedade e do poder público, garantir o bem-estar das crianças e adolescentes. Dessa forma, nem todos têm a garantia da efetivação deste direito, pois uma das maiores causas da criminalidade é a desigualdade social, aonde muitos acabam se envolvendo com com o crime, para conseguir uma renda maior.
Em segundo lugar, o Brasil ocupa o quarto lugar Mundial, com a maior população carcerária, aonde uma grande parte está preso por tráfico, roubo e estelionatário etc. Diante disto , vem se fazendo muitas pesquisas e levantamentos, sobre a opinião dos brasileiros, sobre tal assunto, 35% são a favor, para quê maiores de 16 anos possam ser responsabilizados criminalmente, e 20% disseram que são a favor de qualquer idade responder por seus atos.
Desse modo, é mister que o estado tome providências para melhorar o quadro atual. Para que haja uma maior segurança e um menor índice de criminalidade, em nosso país. Urge que, ministros envistam na reintegração de jovens e também de ex-presidiários, para que possam se reintegrar na nossa sociedade, e que possam servir ir de exemplo para os demais, para que possam deixar a vida do crime e se reintegrar na sociedade, como um bom cidadão. Só assim será possível, diminuir a criminalidade no Brasil.
Demonstrar domínio da norma da língua escrita.
Sua nota nessa competência foi: 80
Você atingiu aproximadamente 40% da pontuação prevista para a Competência 1, atendendo aos critérios definidos a seguir. O participante demonstra domínio insuficiente da modalidade escrita formal da língua portuguesa, com muitos desvios gramaticais, de escolha de registro e de convenções da escrita. Seu texto apresenta estrutura sintática com certa organização, porém com muitos desvios morfossintáticos, de pontuação, de grafia ou de emprego do registro adequado ao tipo textual, que comprometem a compreensão das ideias.
Compreender a proposta de redação e aplicar conceitos das várias áreas de conhecimento para desenvolver o tema, dentro dos limites estruturais do texto dissertativo-argumentativo.
Sua nota nessa competência foi: 160
Você atingiu aproximadamente 80% da pontuação prevista para a Competência 2, atendendo aos critérios definidos a seguir. O participante desenvolve o tema por meio de argumentação consistente e apresenta bom domínio do texto dissertativo-argumentativo, com proposição, argumentação e conclusão. Embora ainda possa apresentar alguns problemas no desenvolvimento das ideias, o tema, em seu texto, é bem desenvolvido, com indícios de autoria e certa distância do senso comum demonstrando bom domínio do tipo textual exigido.
Selecionar, relacionar, organizar e interpretar informações, fatos, opiniões e argumentos em defesa de um ponto de vista.
Sua nota nessa competência foi: 140
Você atingiu aproximadamente 70% da pontuação prevista para a Competência 3, atendendo parcialmente aos critérios definidos a seguir. Em defesa de um ponto de vista, o texto apresenta informações, fatos e opiniões relacionados ao tema, de forma organizada, com indícios de autoria, ou seja, os argumentos, embora ainda possam ser previsíveis, estão organizados e relacionados de forma consistente ao ponto de vista defendido e ao tema proposto, e há indícios de autoria.
Demonstrar conhecimento dos mecanismos linguísticos necessários para a construção da argumentação.
Sua nota nessa competência foi: 150
Você atingiu aproximadamente 80% da pontuação prevista para a Competência 4, atendendo aos critérios definidos a seguir. O participante articula as partes do texto com poucas inadequações e apresenta repertório diversificado de recursos coesivos.
Elaborar proposta de intervenção para o problema abordado, respeitando os direitos humanos.
Sua nota nessa competência foi: 140
Você atingiu aproximadamente 70% da pontuação prevista para a Competência 5, atendendo parcialmente aos critérios definidos a seguir. O participante elabora bem proposta de intervenção relacionada ao tema, decorrente da discussão desenvolvida no texto, articulada e abrangente, ainda que sem suficiente detalhamento.