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[list=]Na obra Utopia, do escritor Thomas More, é retratada uma sociedade perfeita, na qual o corpo social padroniza-se pela ausência de conflitos e problemas. Ao contrário do cenário perfeito, o contexto brasileiro se encontra em decadência ao observar a não redução da maioridade penal que contribuiria para diminuição da criminalidade no Brasil. Nesse contexto, percebe-se um grave problema de contornos específicos, em virtude da ineficiência estatal e da lacuna educacional.[/list]
[list=]Em primeira análise, é valido ressaltar a ineficiência estatal que cristaliza a não redução da maioridade penal que ajudaria para a diminuição da criminalidade no país. Segundo Zygmunt Bauman, disserta em sua obra "globalização e suas consequências humanas" que a sociedade caminha para uma desordem mundial causada, sobretudo, pela a falta de controle do estado. Hordienamente, muitos jovens praticam crimes com frequência prejudicando a sociedade, uma vez que o governo poderia inibir essas ações criando leis a fim de erradicar a criminalidade.[/list]
[list=]Em segunda análise, cabe destacar a lacuna educacional existente que solidifica a criminalidade presente entre os jovens. De acordo com o filósofo Rosseau a educação deve ser ensinada a partir do nascimento do indivíduo. No contexto atual, que muitos jovens se perdem no crime por causa da ineficácia educacional existente, cabe ao governo proporcionar medidas para que a educação se torne mais acessivel em locais periféricos onde a criminalidade é maior.[/list]
[list=]Portanto, é necessario que o governo promova medidas para solucionar esse problema, já que ele é o responsável pela integração social. Ele deve elaborar leis e cria programas socioeducativos por meio da mídia, com finalidade de erradicar a criminalidade presente entre os jovens, objetivando uma melhora social. Somente dessa forma, uma sociedade racionalizada sobre a redução da maioridade penal será formada.[/list]
Competência 1

Demonstrar domínio da norma da língua escrita.

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Competência 2

Compreender a proposta de redação e aplicar conceitos das várias áreas de conhecimento para desenvolver o tema, dentro dos limites estruturais do texto dissertativo-argumentativo.

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Competência 3

Selecionar, relacionar, organizar e interpretar informações, fatos, opiniões e argumentos em defesa de um ponto de vista.

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Competência 4

Demonstrar conhecimento dos mecanismos linguísticos necessários para a construção da argumentação.

Sua nota nessa competência foi: Redação ainda não pontuada

Competência 5

Elaborar proposta de intervenção para o problema abordado, respeitando os direitos humanos.

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