Avatar do usuário
Por Jokah123
Tempo de Registro Quantidade de postagens
#130504
Em sua obra "Utopia", o escritor inglês Thomas More, idealiza uma sociedade na qual o corpo social é caracterizado pela ausência de conflitos e mazelas sociais. No entanto, o que se observa na realidade contemporânea é o oposto do que o autor prega, uma vez que a frequência de catástrofes ecológicas provocadas pela ação humana no Brasil, ainda surge como um complexo caso a ser sanado. Esse cenário lastimável, é impulsionado tanto pela negligência governamental, quanto pela atividade do capitalismo.
Sob esse viés, é notório que a incúria do Poder Público é um grave problema. A produção cinematográfica "Aruanas", do Globoplay, relata a história de três ativistas que ao lutar por causas ambientais, são impedidas e presas por autoridades governamentais. Paralelamente à ficção, observa-se no Brasil hodierno, uma máquina pública pouco ativa no que tange a incidência de desastres ambientais por intervenção humana. Tal inércia, é comprovada pelo silenciamento de ativistas, como também pela ausência de fiscalização das atividades ilegais no meio ambiente brasileiro. Por conseguinte, enquanto não haver uma intervenção favorável do governo, o meio ecológico brasileiro continuará sendo destruído pelos indivíduos.
Ademais, percebe-se que o capitalismo é um fator determinante para a permanência do problema no Brasil. Segundo o filósofo Naomi Klein, "O capitalismo e a preservação do planeta são incompatíveis." Portanto, infere-se que o sistema econômico de produção vigente no território nacional é um dos maiores responsáveis pela destruição da natureza, tendo em vista, por exemplo, às indústrias de automóveis - grandes produtoras de C02 - gás que em desequilíbrio na atmosfera, causa o aumento do efeito estufa, o qual resulta em tragédias "naturais" como, a recente enchente no estado do Rio Grande do Sul e a seca no sertão nordestino. Por isso, a atividade humana em compatibilidade com o sistema de mercado livre, permanecerá agindo com irresponsabilidade e degradando tanto espaços naturais, quanto meios urbanos.
Depreende-se, portanto, a necessidade de combater esses obstáculos. Para isso, o Governo Federal - responsável por garantir o funcionamento pleno social da nação - deve realizar fiscalizações de atividades humanas ilícitas que causam tragédias ambientais e conscientizar à população sobre o uso de combustíveis. Tais ações, deveram ser elaboradas por meio da cessão de verbas governamentais, a fim de diminuir os desastres ecológicos e alertar os cidadãos sobre o risco de suas atividades. Somente assim, o Brasil se tornará uma sociedade semelhante a "Utopia" de Thomas More.
NOTA GERAL (USUÁRIOS)
Sem
nota
Pontuar redação
NOTA AUTOMÁTICA (IA)
Sem
nota
Passe ilimitado
Comentários
Texto não corrigido.
COMPETÊNCIA 1: Demonstrar domínio da norma da língua escrita.
Texto não corrigido.
COMPETÊNCIA 2: Compreender a proposta de redação e aplicar conceitos das várias áreas de conhecimento para desenvolver o tema, dentro dos limites estruturais do texto dissertativo-argumentativo.
Texto não corrigido.
COMPETÊNCIA 3: Selecionar, relacionar, organizar e interpretar informações, fatos, opiniões e argumentos em defesa de um ponto de vista.
Texto não corrigido.
COMPETÊNCIA 4: Demonstrar conhecimento dos mecanismos linguísticos necessários para a construção da argumentação.
Texto não corrigido.
COMPETÊNCIA 5: Elaborar proposta de intervenção para o problema abordado, respeitando os direitos humanos.
Texto não corrigido.
Avatar do usuário
Por Jokah123
Tempo de Registro Quantidade de postagens
#130507
Alguém corrige pfvr?
0
Avatar do usuário
Por Jokah123
Tempo de Registro Quantidade de postagens
#130508
Podem corrigir minha red? :mrgreen:
mention]lais458[/mention]
@angelosuf
@fluttershy
@Deivson123
@d3senheira
@Katsmoking
@Felipe082
@Myllene02
@Mylike
@EuDavila
@JoaoPedro72
@Casey12
@LeighTeabing
@Mary890
@EmillyySilva
@geoca
@Higorvaz
@TiagoCruz7
@Higorvaz
@Joao007
@Hygor
@ManoelSan
@Lyh0610
@DaviHudson
@Caiunao
@Flicker2307
0
Avatar do usuário
Por Marlonnluis
Quantidade de postagens Amigos
#130629
Excelente, na conclusão é bom você colocar o Governo Federal em parceria com tal... aí cita outro órgão, só o Governo acaba ficando meio vago. De resto parabéns ;)
1
Avatar do usuário
Por lais458
Tempo de Registro Quantidade de postagens
#130701
Você desenvolveu bem o tema proposto, abordando a questão das catástrofes ecológicas no Brasil e relacionando-as com a negligência governamental e o capitalismo. A referência à obra "Utopia" de Thomas More foi um bom ponto de partida para contextualizar seu argumento. No entanto, seria interessante incluir mais exemplos concretos ou dados estatísticos para fortalecer ainda mais sua argumentação.
Sugestão: Ao mencionar desastres específicos como as enchentes no Rio Grande do Sul e a seca no sertão nordestino, você poderia citar estudos ou relatórios que quantifiquem os impactos dessas tragédias ambientais. Isso daria maior credibilidade ao seu texto.

Seu texto segue bem a estrutura dissertativo-argumentativa: introdução com tese clara, desenvolvimento dos argumentos e conclusão com proposta de intervenção. 👏
Dica: Para tornar sua redação ainda mais robusta, certifique-se de que cada parágrafo esteja claramente conectado ao anterior por meio de conectivos coesivos.

Os argumentos são coerentes e relacionados ao tema central da redação. Você fez uso adequado de repertório sociocultural produtivo citando Naomi Klein e mencionando uma produção cinematográfica relevante.
Exemplo: Quando você menciona "Aruanas", é importante explicar brevemente quem são essas ativistas na ficção para que todos os leitores possam entender melhor o contexto sem precisar assistir à série.
Revisado:</u> "A produção cinematográfica 'Aruanas', do Globoplay, relata a história de três ativistas ambientais brasileiras..."


O uso dos recursos coesivos está bom em geral; porém, há alguns pontos onde poderiam ser aprimorados para melhorar a fluidez entre as ideias:
Original:</u> "Por conseguinte, enquanto não haver uma intervenção favorável do governo..." Sugestão:</u> "Portanto, enquanto não houver uma intervenção eficaz por parte do governo..."

Sua proposta contém quase todos os elementos necessários: agente (Governo Federal), ação (realizar fiscalizações), modo/meio (cessão de verbas governamentais) e efeito (diminuir desastres ecológicos). Contudo, faltou detalhar um pouco mais sobre como essa conscientização será feita na prática.
Sugestão: "O Governo Federal deve realizar campanhas educativas nas escolas públicas através da distribuição gratuita de materiais didáticos sobre sustentabilidade ambiental."

Parabéns, cContinue praticando esses aspectos mencionados acima para alcançar ainda melhores resultados nas suas próximas redações!
1
Avatar do usuário
Por lais458
Tempo de Registro Quantidade de postagens
#130702
nota:
c1: 160
c2: 200
c3: 200
c4: 200
c5: 160
1
Similar Topics
Tópicos Estatísticas Última mensagem
3 Respostas 
444 Exibições
por Felipe082
3 Respostas 
124 Exibições
por sarakmd
0 Respostas 
97 Exibições
por wandressaw
0 Respostas 
206 Exibições
por Castru
0 Respostas 
104 Exibições
por Aland
1 Respostas 
99 Exibições
por Zenebra
0 Respostas 
74 Exibições
por dnpitangui
1 Respostas 
146 Exibições
por Anderzsonn
0 Respostas 
99 Exibições
por Paulin123
0 Respostas 
48 Exibições
por thedarkz

No século XX, surgiu a terceira Revolução Industri[…]

Após a pandemia no Brasil houve queda nos índices[…]

A obra "Abaporu", da pintora Tarsila do […]

Corrija seu texto agora mesmo, é de GRAÇA!

Novo aplicativo de correção gratuita para redação ENEM