Avatar do usuário
Por studymalus
Quantidade de postagens
#130485
O filósofo brasileiro Raimundo Teixeira Mendes, em 1889, adaptou o lema “Ordem e Progresso” não só para a Bandeira Nacional, mas também para a nação que, no contexto hodierno, enfrenta significativos estorvos para o seu desenvolvimento. Entre eles, os desastres ambientais decorrentes de ações humanas representam uma antítese ao símbolo pátrio, uma vez que tal problema resulta na desordem e retrocesso do desenvolvimento social. Esse panorama é calcado pela ineficiência legislativa e pela impunidade de tais práticas humanas.

Nesse contexto, é preciso atentar para a ineficiência legislativa presente na questão. Nessa perspectiva, o jornalista brasileiro Gilberto Dimenstein explica que, no Brasil, as leis são inefetivas, o que gera uma falsa sensação de cidadania. Tal inefetividade é nítida nas catástrofes ambientais resultantes da intervenção do homem, visto que há uma negligência na aplicação das questões legais, que estão presentes apenas em teoria pelo poder público, como a Constituição. Nesse viés, isso se associa à negligência do direito ambiental, promovendo assim o aumento de tragédias socioambientais. Ademais, prova disso foi o desastre de Brumadinho, que afetou muitos moradores da região próxima à barragem e ocasionou inúmeras mortes. Logo, a cidadania de papel que o jornalista mencionou precisa ser superada.

Ademais, a impunidade de tais intervenções humanas motiva o problema. Acerca disso, para o filósofo romano Cícero, ‘’o maior estímulo para cometer faltas é a esperança de impunidade’’. Tal estímulo está presente na ocorrência dos desastres por intermédio humano, visto que a maior partes destes acontecimentos derivam de atos tomados por grandes empresas para produzir lucro através dos seus serviços ou produtos. Essas organizações não dão a suma importância que suas ações podem causar ao meio ambiente e aos indivíduos, uma vez que elas não irão ser punidas de forma justa, posto que as leis não são efetivas na nação brasileira. Assim, a esperança de impunidade deve ser substituída pela precaução de uma punição severa.

Portanto, urge que a problemática seja dissolvida. Para isso, o Ministério da Justiça deve um intensivo de julgamentos, por meio de plantões dos juízes, a fim de reverter a impunidade que impera nas tragédias ambientais causadas por ações do homem. Tal ação pode, ainda, ser divulgada nas redes sociais juntamente com o disque-denúncias, para superar esse cenário de injustiça. Somente assim, com a conjuntura de tais ações, os brasileiros verão o progresso referido na Bandeira Nacional Brasileira como uma realidade.
NOTA GERAL (USUÁRIOS)
Sem
nota
Pontuar redação
NOTA AUTOMÁTICA (IA)
Sem
nota
Passe ilimitado
Comentários
Texto não corrigido.
COMPETÊNCIA 1: Demonstrar domínio da norma da língua escrita.
Texto não corrigido.
COMPETÊNCIA 2: Compreender a proposta de redação e aplicar conceitos das várias áreas de conhecimento para desenvolver o tema, dentro dos limites estruturais do texto dissertativo-argumentativo.
Texto não corrigido.
COMPETÊNCIA 3: Selecionar, relacionar, organizar e interpretar informações, fatos, opiniões e argumentos em defesa de um ponto de vista.
Texto não corrigido.
COMPETÊNCIA 4: Demonstrar conhecimento dos mecanismos linguísticos necessários para a construção da argumentação.
Texto não corrigido.
COMPETÊNCIA 5: Elaborar proposta de intervenção para o problema abordado, respeitando os direitos humanos.
Texto não corrigido.
Avatar do usuário
Por Jokah123
Tempo de Registro Quantidade de postagens
#130503
Corrigir porém não sou corretor,dei 960 pelo conhecimento que tenho. Também fiz uma redação com esse mesmo tema se alguém puder corrigir tbm agradeço.
0
Avatar do usuário
Por Felipe082
Tempo de Registro Quantidade de postagens Amigos Colecionador
#130604
Oi, @studymalus. A demanda por correções é muito grande, então eu não consigo atendar a todos os pedidos. Dicas rápidas:

:arrow: Evite escolher dois centrais argumentos tão semelhantes para o D1 e para o D2. Se você tivesse estabelecido uma relação de causa e consequência entre a insuficiência legislativa e a impunidade, estaria tudo bem, mas você as tratou como causas independentes do problema.
:arrow: Atente-se às repetições de operadores argumentativos, como "ademais" e "assim".
:arrow: Procure escrever frases com uma estrutura sintática mais complexa. Às vezes é melhor estabelecer mais relações semânticas dentro da mesma frase do que iniciar uma nova frase com um conectivo (só tome cuidado para não aglutinar períodos).

Qualquer dúvida, estou à disposição ;)
1
Similar Topics
Tópicos Estatísticas Última mensagem
6 Respostas 
357 Exibições
por lais458
3 Respostas 
125 Exibições
por sarakmd
0 Respostas 
97 Exibições
por wandressaw
0 Respostas 
206 Exibições
por Castru
0 Respostas 
104 Exibições
por Aland
1 Respostas 
99 Exibições
por Zenebra
0 Respostas 
74 Exibições
por dnpitangui
1 Respostas 
146 Exibições
por Anderzsonn
0 Respostas 
99 Exibições
por Paulin123
0 Respostas 
48 Exibições
por thedarkz

No século XX, surgiu a terceira Revolução Industri[…]

Após a pandemia no Brasil houve queda nos índices[…]

A obra "Abaporu", da pintora Tarsila do […]

Corrija seu texto agora mesmo, é de GRAÇA!

Novo aplicativo de correção gratuita para redação ENEM