Sob essa perspectiva, faz-se necessário frisar que desde os primórdios a sociedade acredita que o gênero feminino tem a obrigatoriedade de cuidar da família e do lar. A canção "Triste, louca ou má", produzida por Francisco el Hombre, narra em seus versos o machismo estrutural e a cultura patriarcal de que a mulher necessita cumprir seu papel: o de zelar pelo marido e filhos e limpar a casa. Dessa forma, compreende-se que tal crença social reforça as disparidades de gênero e amplifica o desequilíbrio na distribuição dos afazeres domésticos no âmbito família. Logo, as chances de que as mulheres consigam emprego e independência tornam-se cada vez mais inimagináveis.
Ademais, deve-se destacar que a desigualdade social gera uma nova problemática, uma vez que as comunidades periféricas ocupam os cargos empregatícios de cuidado mais precarizados de suas regiões. Segundo o sociólogo alemão Karl Marx, antes do nascimento de cada ser, as condições econômicas dos indivíduos já estão pré-estabelecidas, dificultando a ascensão social e a busca por uma melhor qualidade de vida. Sob esse viés, evidencia-se que as mulheres mais carentes não apresentam escolha e são obrigadas a exercerem os trabalhos não remunerados e mal pagos, enfrentando a desvalorização de seus esforços e a persistência dos preconceitos de cor e etnia. Como consequência, a luta pela igualdade de gênero e amparo estatal tornam-se invisíveis perante as massas.
Portanto, é mister que o Estado tome providências que amenizem o quadro atual. Para a conscientização da população perante o problema, urge que o Governo Federal implemente, por meio de subsídios tributários estaduais, órgãos que estabeleçam a criação de um salário destinado a mulher que realiza tarefas domésticas, valorizando os trabalhos exercidos nesta área e detalhando sua importância para a manutenção do país. Além disso, é necessário o cumprimento dos artigos inscritos na Constituição Federal de 1988, assegurando que todas as empregadas do lar possuam seus direitos plenamente cumpridos. Somente assim, o Brasil constituirá uma sociedade igualitária e livre de estigmas sociais.
Demonstrar domínio da norma da língua escrita.
Sua nota nessa competência foi: Redação ainda não pontuada
Compreender a proposta de redação e aplicar conceitos das várias áreas de conhecimento para desenvolver o tema, dentro dos limites estruturais do texto dissertativo-argumentativo.
Sua nota nessa competência foi: Redação ainda não pontuada
Selecionar, relacionar, organizar e interpretar informações, fatos, opiniões e argumentos em defesa de um ponto de vista.
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Demonstrar conhecimento dos mecanismos linguísticos necessários para a construção da argumentação.
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Elaborar proposta de intervenção para o problema abordado, respeitando os direitos humanos.
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